Pular para o conteúdo principal

1 TEORIA DA COMUNICAÇÃO

1 - Bala da Agulha Barrravorista
TEORIA HIPODÉRMICA OS CONTEÚDOS EXIBIDOS NA MÍDIA ATINGEM OS INDIVÍDUOS DE MANEIRA UNIFORME FAZENDO-OS RESPONDER DE MANEIRA SIMILAR AOS ESTÍMULOS SEM QUESTIONAR

Funcionalista
Lasswell

2 - PERSUASÃO

4 - TEORIA ABORDAGEM EMPÍRICA DE CAMPO explica a existência de Líderes de Opinião
Teoria dos usos e gratificações O SER HUMANO TENDE A INTERESSAR-SE PELA INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA QUE LHE PROPORCIONA ALGUM PROVEITO. AS NOTÍCIAS NECESSITAM SEDUZIR PARA, NUM AMBIENTE DE CONCORRÊNCIA, FUNCIONAREM COMO MAIS-VALIA PARA UM DETERMINADO ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 
Assim, a relação evento-notícia será pelo menos em parte, baseada em UMA LÓGICA COMERCIAL

4 - Teoria Crítica

Adorno

WALTER BENJAMIN A obra de arte na era de sua reprodutividade técnica “O POLÍTICO PROFISSIONAL REPRESENTA SEUS DICURSOS PARA DIRECIONAR COMO SERÁ COMPREENDIDO COMO INDIVÍDUO.
O RÁDIO E A TV MODIFICAM A FUNÇÃO DO INTÉRPRETE PROFISSIONAL E A FUNÇÃO DE QUEM SE REPRESENTA A SI MESMO DIANTE DESSES VEÍCULOS. COM O OBJETIVO DE TORNAR MOSTRáVEIS DETERMINADAS AÇÕES DE MODO QUE TODOS POSSAM CONTROLÁ-LAS E COMPREENDÊ-LAS, como o esporte fez antes”

Harbermas - Espaço Público e


Edgard Morin


5 - ESTUDOS CULTURAIS 
análise das ações das mídias sobre as estruturas SOCIAIS E OS CONTEXTO HISTÓRICO como fatores essenciais para a compreensão da ação desses meios:  
O DESLOCAMENTO DO SENTIDO DA CULTURA PARA A CULTURA LIGADA A TRADIÇÃO ELITISTA PERDE IMPORTÂNCIA PARA AS PRÁTICAS COTIDIANAS

ALAN SOKAL publicou um artigo DENOMINADO: transgredindo as fronteiras, para criticar os defensores dos estudos culturais IMPOSTURAS INTELECTUAIS 
HIPÓTESE DA AGENDA SETTING - MAXUEL MC COMBS E DONALD SHAW  estudaram O Papel dos mídia na formação e na mudança de cognições Segundo a AGENDA SETTING a pauta das notícias interpessoais é sugerida pelos jornais, TV rádio e internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados. MUITA OPINIÃO PÚBLICA É CONSTRUÍDA PELOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO NA SELEÇÃO E VEICULAÇÃO DAS NOTÍCIAS
As pessoas definem seus assuntos de interesse em função do que os meios de comunicação veiculam

Shadow&Wever


TEORIA DA MODELAGEM MELVIN L D Fleur  Segundo ele ”tanto as crianças quanto adultos adquirem atitudes, respostas emocionais e novos estilos de conduta por intermédio da mídia, especialmente do cinema e da TV”.


Michel focault criou um sistema social de vigilância decorrente do processo de instituição de normas ao ser humano moderno. Foram criados diversos modos de difusão de padrões e normas, tais como escolas e meios de comunicação. Por se sentir observado e também por observar,  O CIDADÃO BUSCA UM COMPORTAMENTO SOCIALMENTE ACEITÁVEL DENTRO DOS PADRÕES QUE EMANAM DA TORRE DE OBSERVAÇÃO” no ponto mais central do sistema



NOELLE NEWMAN – ELISABETH 1973 – TEORIA DO ESPIRAL DO SILÊNCIO AFIRMA QUE os Meios de comunicação tendem a DAR MAIS ESPAÇO ÀS OPINIÕES que parecem dominantes e originárias de uma MINORIA ATIVA E COM FACILIDADE DE ACESSO A ELES, fazendo com que as suas opiniões sejam PERCEBIDAS COMO NÃO DE UM GRUPO MINORITÁRIO DA SOCIEDADE, MAS DA MAIORIA SILENCIOSA.

GATEKEEPER PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO DAS NOTÍCIAS
Atividade que abrange todas as formas de controle das informações desde as definições de codificação, seleção e formação de mensagem sua veiculação, programação e exclusão parcial ou total
GALTUNG E RUGE       VALORES- NOTÍCIA
Critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma MENSAGEM passar pelos vários GATES numa organização NOTICIOSA.
IMPORTÂNCIA DE UMA NOTÍCIA


Pierce

Saussure

PIERRE LEVY teórico do Ciberespaço O que é virtual. Equipara o hipertexto e a web como um conjunto de hipertextos À ideia de INTELIGÊNCIA COLETIVA


MC LUHAN Todos os veículos de comunicação são uma extensão de uma faculdade humana- FÍSICA OU PSIQUICA – Foi Prof. Da Universidade de Toronto, morreu em 1980, estudo dos efeitos de comunicação.

MEIOS QUENTES – prolonga um único de nossos sentidos, permitindo menos participação
MEIOS FRIOS – telefone e TV

APOCALÍPTOS MAX HORCKHEIMERE THEODOR ADORNO
INTEGRADO MARSHALL MCLUHAN


A pós modernidade se apresenta como um movimento que DESTA todas as amarras da rigidez que foi imposta ao homem moderno. Ela deve ser entendida em linhas gerais, como o MOVIMENTO DE PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO QUE REJEITA AS TOTALIDADES, VALORES UNIVERSAIS E GRANDES NARRATIVAS HISTÓRICAS








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -