Pular para o conteúdo principal

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA


Teoria da ação comunicativa – HABERMAS

Razão comunicativa e

comunidade ideal de comunicão

auxilia a reconstrução da vida social

MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública

A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII

A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO.


A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento.

DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL

TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA

IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA

Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns.

A expansão do aparelho do estado e do poder econômico rompeu com o frágil rompeu com o equilíbrio em que se sustentava esta forma de sociabilidade transformando o poder da mídia em sua base tecnológica.

Os meios de comunicação alcançaram uma extensão e eficácia gigantes e a esfera pública se expandiu. Por outro lado eles foram desalojados desta esfera e reinseridos na esfera do intercâmbio de mercadorias. Quanto maior sua eficácia jornalística – publicitária, mais vulneráveis eles se tornam à pressão dos interesses de segmentos privados, sejam individuais, sejam coletivos.  {Habermas {1962}, 1984. P. 221.

A esfera pública passa a ser colonizada pelo consumismo provido pelos interesses mercantis e pela propaganda manipuladora dos partidos políticos e dos estados pós – liberais (nazifacismo) e dos regimes democráticos de massas (EUA).  













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 CLIPPING Monitoramento e análise de notícias

CLIPPING monitoramento e análise de notícias coleção de material impress de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa, ou marca NAS CRISES O CLIPPING É utilizado para a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia. O CLIPPIN VERIFICA O DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA E IDENTIFICA A POLÍTICA EDITORIAL DOS JORNAIS DE MANEIRA A qualificar, ampliar e melhorar a cobertura Título da matéria Data da matéria Nome do veículo Estado do veículo Assunto ou tema CLASSIFICADO SEGUNDO LISTA DE PALAVRAS-CHAVES Gênero jornalístico de cada matéria (NOTÍCIA, EDITORIAL, REPORTAGEM, ENTREVISTA, ARTIGO, NOTA DE OPINIÃO, NOTA INFORMATIVA, CARTA DO LEITOR, CRÔNICA) Fonte mencionada na matéria - (DIRIGENTE CHEFE – empregados, técnica, não citada Tipo e qualidade da presença da organização na matéria   (capa,1ª pagina manchete de página, título, destaque no texto (lead), citação, rodap...

Algorítimo Os 3 Pilares do Instagram

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O ALGORÍTIMO DO INSTAGRAM? TEMPORALIDADE - até 2016 os posts aparececiam em ordem cronológica. Agora, além de aparecer os conteúdos mais recentes, eles aparecem conforme a experiência do usuário. O instagram mostra os posts mais relevantes para cada tipo de público. Entrega para o usuário o que ele tem mais interesse.  RELACIONAMENTO - Mais curtidas, comentários e compartilhamento. Incentive seus seguidores através dos 3 pontinhos, no alto à direita do aplicativo, para receber notificações dos seguidores ENGAJAMENTO HASTAGS. Coloque hastags. Até 6 por post. Observe quais hastags sao mais interessantes para você e seu público e as utilize