Pular para o conteúdo principal

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA


Teoria da ação comunicativa – HABERMAS

Razão comunicativa e

comunidade ideal de comunicão

auxilia a reconstrução da vida social

MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública

A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII

A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO.


A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento.

DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL

TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA

IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA

Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns.

A expansão do aparelho do estado e do poder econômico rompeu com o frágil rompeu com o equilíbrio em que se sustentava esta forma de sociabilidade transformando o poder da mídia em sua base tecnológica.

Os meios de comunicação alcançaram uma extensão e eficácia gigantes e a esfera pública se expandiu. Por outro lado eles foram desalojados desta esfera e reinseridos na esfera do intercâmbio de mercadorias. Quanto maior sua eficácia jornalística – publicitária, mais vulneráveis eles se tornam à pressão dos interesses de segmentos privados, sejam individuais, sejam coletivos.  {Habermas {1962}, 1984. P. 221.

A esfera pública passa a ser colonizada pelo consumismo provido pelos interesses mercantis e pela propaganda manipuladora dos partidos políticos e dos estados pós – liberais (nazifacismo) e dos regimes democráticos de massas (EUA).  













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -