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19 RÁDIO E TV TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DIREÇÃO DE RÁDIO E TV

Técnicas de produção e de direção de rádio e TV.

A linguagem radiofônica não é uma linguagem exclusivamente oral. A música, o ruído, o silêncio e os efeitos especiais são parte substancial da linguagem radiofônica, que perdem sua unidade conceitual ao fundir-se no sistema de transmissão que é a linguagem radiofônica.

AUTORAÇÃO É O PROCESSO PELO QUAL SE CRIA A ESTRUTURA DE UM DVD com os capítulos, opções de legenda, imagem, etc.

Contra-luz DESTACA O APRESENTADOR DE UM TELEJORNAL
QUANTO MAIOR FOR A ÁREA DE SUPERFÍCIE QUE EMITE LUZ, MAIS SUAVES SERÃO AS SOMBRAS


 CHAMADA
Apresenta informações sobre uma matéria interna;

Convida o leitor à leitura da notícia completa;
Incentiva o leitor a comprar a publicação

Valoriza o conteúdo editorial da publicação
 
Corte é o ATO DE COMUTAR A IMAGEM DE UMA FONTE GERADORA PARA OUTRA NO SWITER OU NA REDAÇÃO
 
DIREÇÃO DE RÁDIO E TV
 
A informação com o nome das pessoas num evento sempre deve ser citado citada

DIRETOR TÉCNICO – diretor de TV


ESPELHO é o roteiro para gravação do telejornal
A ORDEM DE ENTRADA DAS MATÉRIAS, DA DIVISÃO DE BLOCOS, DAS CHAMADAS E DO ENCERRAMENTO.

 

ENG (Eletronic News Gathering) REFERE-SE AO USO DE CÂMERA PORTÁTIL, LUZ E MICROFONE;

EDIÇÃO NÃO –LINEAR
Edição digital realizado em computador permite a montagem e a mixagem de quaisquer do áudio ou vídeo gravado, independente de sua sequência linear, com acesso imediato e instantâneo aqualquer um de seus pontos. Economia de custo e tempotanto para decupagem das imagens e sons, quanto para sua montagem.

Os suplementos com uma diretoria especial  que fidelizam muitos de seus leitores são viabiliazados fundamentalmente pelo potencial econômico que gera receita publicitária suficiente para sustenta-los

ENG CÂMERA PORTÁTIL, LUZ E MICROFONE PARA GRAVAÇÕES EXTERNAS

EQUPE DE EXTERNA: op. De câmera, diretor, produtor, assistente técnico

FLARE é causado pela incidência de raios de luz diretamente na lente de uma câmera

NOTA COBERTA é a nota que possui imagens com OFF, isto é , com uma narração, que pode ser do repórter ou do apresentado.

PAUTA relação dos assuntos  a serem cobertas pela REPORTAGEM

PLANO É A INDICAÇÃO DE UM TRECHO CONTÍNUO DE UM FILME CONTIDO ENTRE 2 CORTES CONSECUTIVOS
 
PROFUNDIDADE DE CAMPO É INVERSAMENTE PROPORCIONAL A ABERTURA DO DIAFRAGMA e PARA SE CONSEGUIRMAIOR PROFUNDIDADE DE CAMPO É NECESSÁRIO AUMENTAR A QUANTIDADE DE LUZ
Imagens cinematográficas aceleradas:  FILMA-SE EM 12 e projeta-se em 24 quadros por segundo





PRE-ROLL ocorre ANTES DA EDIÇÃO em um sistema LINEAR antes da captura num sistema não –linear
 
RENDERIZAÇÃO PODE OCORRER QUANDO SÃO INDICADAS FUSÕES E CARACTERES durante uma edição não – linear
A reverberação dos sons captados durante uma entrevista em ambiente fechado pode ser reduzida APROXIMANDO O MICROFONE DA BOCA DO ENTREVISTADO.
  
RADIOJORNALISMO
Linguagem coloquial, Ordem direta, Escrever os números por extenso
Entonação da voz

RADIOESCUTA faz a audição das emissoras concorrentes daquela em que ele trabalha

SINAL DE VÍDEO TEM 60 campos por segundo
 
– 1HORA DE CAPTURA DE VÍDEO 13gb 
 15m de captura em DV 3,25 –


SCRIPT PARA ORIENTAÇÃO DOS TÉCNICOS DA TV, JORNALISTAS, APRESENTADORES E DEMAIS MEMBROS DA EQUIPE PARA TRANSMISSÃO DO PROGRAMA AO VIVO. Nas emissoras ele tem um formato semelhante 3 colunas

Travelling ponto de vista de um personagem em caminhada
Para se manter a continuidade de uma ação, pode-se

Utilizar uma câmera subjetic; utilizar planos sequência, girar a câmera mais de 180° em seu eixo girar a câmera mais de 90° em seu eixo

LAUDA RADIOFÔNICA  - LINHAS COM 65 TOQUES
1 - 12345678901234567890123456789012345678901234567890123456789012345
2 –
3 –
4 –
5 -
1 MINUTO 12 a 15 linhas

 


VÍDEO
Indicações
INDICAÇÕES DAS FONTES SONORAS
Locutor
off
VT
INFORMAÇÕES DE AUDIO
TELEJORNAL

TELEJORNAL na transmissão ao vivo
 
 
Decisões editoriais – editor chefe
 

TIMECODE MARCA COM PRECISÃO A SEQUência de imagens gravadas

A MAGEM EM MOVIMENTO QUE ASSUME O PONTO DE VISTA DE UM


PARA SE EDITAR UMA MATÉRIA QUE JÁ POSSUI TEXTO EM OFF, EDITA-SE AS IMAGENS SOBRE A TRILHA JÁ EDITADA DO ÁUDIO

 
Problemas técnicos e erros de planejamento que ocorram durante a gravação de um programa podem ser reparados na fase de finalização por meio dos recursos de EDIÇÃO DE IMAGEM;
O PÚBLICO ALVO E A PERIODICIDADE DE UM PROGRAMA DE TV DEVEM SER DEFINIDOS PELO PRODUTOR EXECUTIVO DURANTE A ETAPA DE GRAVAÇÃO;
BONS EQUIPAMENTOS, EQUIPE EXPERIENTE E CONHECIMENTO TÉCNICO CONSTITUEM ELEMENTOS RELEVANTES A SEREM CONSIDERADOS NA EXECUÇÃO DA ETAPA DE PRODUÇÃO DE PROGRAMAS PARA MÍDIAS DIGITAIS
A produção de um documentário se organiza com a seguinte sequência DE FASES:
1 – pesquisa, pré-produção, produção, decupagem, edição.
Roteiro de ficção
Análise técnica, orçamento, pré-produção e produção

NUMA ENTEVISTA EM EXTERNA, em que se utiliza microfone de lapela, boom e câmera com apenas duas entradas de áudio O operador de som deve garantir a gravação de som da voz em um canal e dos sons ambientes 


Lauda 20 a 25 linhas 65 TOQUES POR LINHA
 
 

Ordem crescente de CABOS de vídeo RF, COMPOSTO Y/C COMPONENTE































































































































































































 




 
 




 

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