Pular para o conteúdo principal

19 RÁDIO E TV TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DIREÇÃO DE RÁDIO E TV

Técnicas de produção e de direção de rádio e TV.

A linguagem radiofônica não é uma linguagem exclusivamente oral. A música, o ruído, o silêncio e os efeitos especiais são parte substancial da linguagem radiofônica, que perdem sua unidade conceitual ao fundir-se no sistema de transmissão que é a linguagem radiofônica.

AUTORAÇÃO É O PROCESSO PELO QUAL SE CRIA A ESTRUTURA DE UM DVD com os capítulos, opções de legenda, imagem, etc.

Contra-luz DESTACA O APRESENTADOR DE UM TELEJORNAL
QUANTO MAIOR FOR A ÁREA DE SUPERFÍCIE QUE EMITE LUZ, MAIS SUAVES SERÃO AS SOMBRAS


 CHAMADA
Apresenta informações sobre uma matéria interna;

Convida o leitor à leitura da notícia completa;
Incentiva o leitor a comprar a publicação

Valoriza o conteúdo editorial da publicação
 
Corte é o ATO DE COMUTAR A IMAGEM DE UMA FONTE GERADORA PARA OUTRA NO SWITER OU NA REDAÇÃO
 
DIREÇÃO DE RÁDIO E TV
 
A informação com o nome das pessoas num evento sempre deve ser citado citada

DIRETOR TÉCNICO – diretor de TV


ESPELHO é o roteiro para gravação do telejornal
A ORDEM DE ENTRADA DAS MATÉRIAS, DA DIVISÃO DE BLOCOS, DAS CHAMADAS E DO ENCERRAMENTO.

 

ENG (Eletronic News Gathering) REFERE-SE AO USO DE CÂMERA PORTÁTIL, LUZ E MICROFONE;

EDIÇÃO NÃO –LINEAR
Edição digital realizado em computador permite a montagem e a mixagem de quaisquer do áudio ou vídeo gravado, independente de sua sequência linear, com acesso imediato e instantâneo aqualquer um de seus pontos. Economia de custo e tempotanto para decupagem das imagens e sons, quanto para sua montagem.

Os suplementos com uma diretoria especial  que fidelizam muitos de seus leitores são viabiliazados fundamentalmente pelo potencial econômico que gera receita publicitária suficiente para sustenta-los

ENG CÂMERA PORTÁTIL, LUZ E MICROFONE PARA GRAVAÇÕES EXTERNAS

EQUPE DE EXTERNA: op. De câmera, diretor, produtor, assistente técnico

FLARE é causado pela incidência de raios de luz diretamente na lente de uma câmera

NOTA COBERTA é a nota que possui imagens com OFF, isto é , com uma narração, que pode ser do repórter ou do apresentado.

PAUTA relação dos assuntos  a serem cobertas pela REPORTAGEM

PLANO É A INDICAÇÃO DE UM TRECHO CONTÍNUO DE UM FILME CONTIDO ENTRE 2 CORTES CONSECUTIVOS
 
PROFUNDIDADE DE CAMPO É INVERSAMENTE PROPORCIONAL A ABERTURA DO DIAFRAGMA e PARA SE CONSEGUIRMAIOR PROFUNDIDADE DE CAMPO É NECESSÁRIO AUMENTAR A QUANTIDADE DE LUZ
Imagens cinematográficas aceleradas:  FILMA-SE EM 12 e projeta-se em 24 quadros por segundo





PRE-ROLL ocorre ANTES DA EDIÇÃO em um sistema LINEAR antes da captura num sistema não –linear
 
RENDERIZAÇÃO PODE OCORRER QUANDO SÃO INDICADAS FUSÕES E CARACTERES durante uma edição não – linear
A reverberação dos sons captados durante uma entrevista em ambiente fechado pode ser reduzida APROXIMANDO O MICROFONE DA BOCA DO ENTREVISTADO.
  
RADIOJORNALISMO
Linguagem coloquial, Ordem direta, Escrever os números por extenso
Entonação da voz

RADIOESCUTA faz a audição das emissoras concorrentes daquela em que ele trabalha

SINAL DE VÍDEO TEM 60 campos por segundo
 
– 1HORA DE CAPTURA DE VÍDEO 13gb 
 15m de captura em DV 3,25 –


SCRIPT PARA ORIENTAÇÃO DOS TÉCNICOS DA TV, JORNALISTAS, APRESENTADORES E DEMAIS MEMBROS DA EQUIPE PARA TRANSMISSÃO DO PROGRAMA AO VIVO. Nas emissoras ele tem um formato semelhante 3 colunas

Travelling ponto de vista de um personagem em caminhada
Para se manter a continuidade de uma ação, pode-se

Utilizar uma câmera subjetic; utilizar planos sequência, girar a câmera mais de 180° em seu eixo girar a câmera mais de 90° em seu eixo

LAUDA RADIOFÔNICA  - LINHAS COM 65 TOQUES
1 - 12345678901234567890123456789012345678901234567890123456789012345
2 –
3 –
4 –
5 -
1 MINUTO 12 a 15 linhas

 


VÍDEO
Indicações
INDICAÇÕES DAS FONTES SONORAS
Locutor
off
VT
INFORMAÇÕES DE AUDIO
TELEJORNAL

TELEJORNAL na transmissão ao vivo
 
 
Decisões editoriais – editor chefe
 

TIMECODE MARCA COM PRECISÃO A SEQUência de imagens gravadas

A MAGEM EM MOVIMENTO QUE ASSUME O PONTO DE VISTA DE UM


PARA SE EDITAR UMA MATÉRIA QUE JÁ POSSUI TEXTO EM OFF, EDITA-SE AS IMAGENS SOBRE A TRILHA JÁ EDITADA DO ÁUDIO

 
Problemas técnicos e erros de planejamento que ocorram durante a gravação de um programa podem ser reparados na fase de finalização por meio dos recursos de EDIÇÃO DE IMAGEM;
O PÚBLICO ALVO E A PERIODICIDADE DE UM PROGRAMA DE TV DEVEM SER DEFINIDOS PELO PRODUTOR EXECUTIVO DURANTE A ETAPA DE GRAVAÇÃO;
BONS EQUIPAMENTOS, EQUIPE EXPERIENTE E CONHECIMENTO TÉCNICO CONSTITUEM ELEMENTOS RELEVANTES A SEREM CONSIDERADOS NA EXECUÇÃO DA ETAPA DE PRODUÇÃO DE PROGRAMAS PARA MÍDIAS DIGITAIS
A produção de um documentário se organiza com a seguinte sequência DE FASES:
1 – pesquisa, pré-produção, produção, decupagem, edição.
Roteiro de ficção
Análise técnica, orçamento, pré-produção e produção

NUMA ENTEVISTA EM EXTERNA, em que se utiliza microfone de lapela, boom e câmera com apenas duas entradas de áudio O operador de som deve garantir a gravação de som da voz em um canal e dos sons ambientes 


Lauda 20 a 25 linhas 65 TOQUES POR LINHA
 
 

Ordem crescente de CABOS de vídeo RF, COMPOSTO Y/C COMPONENTE































































































































































































 




 
 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -