Pular para o conteúdo principal

18 PRODUÇÃO GRÁFICA

Produção GRÁFICA CRIAÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA

COREL VENTURA, QUARK EXPRESS, SCRIBUS, INDESIGN, ADOBE PAGEMAKER

RETÍCULAS são instrumentos indispensáveis para transformar imagens de tom contínuo em MEIO TOM. ESSA OPERAÇÃO CORRESPONDE A TRANSFORMAÇÃO DO ORIGINAL EM PONTOS QUE VARIAM DE ACORDO COM O SISTEMA DE IMPRESSÃO, SUPORTE E FINALIDADE DO PRODUTO GRÁFICO.
82g/m², deve-se usar sempre retículas finas de 150 LPI
 150 LPI Outdoor = papel monolúcio 82g, retículas finas,
 700 LPI Offset rica em detalhes
   120 LPI  TIPOGRAFIA ou OFFSET em papel COUCHÉ 
    65 LPI  TIPOGRAFIA EM PAPEL JORNAL,
       LPI  TIPOGRAFIA EM PAPEL SUFITE qualquer trabalho terá uma boa QUALIDADE.

BENDAY  Película que permite efeitos lisa ou com desenhos, com percentagens de 5% a 95%.  impressão de uma textura ou criação de tonalidades de cinza ou cor podem ser obtidas pela aplicação de uma retícula de fundo ou em partes de um trabalho gráfico. Também pode-se usar SOBRE letras ou ilustrações para dar o mesmo efeito (de cinza ou colorido).

QUADRICROMIA usa retículas com inclinações diferentes.
0°     AMARELO     CIANO                    MAGENTA      45° PRETO         
105°  CIANO         90° AMARELO    75° MAGENTA      45° preto


PAPEL BB 66cm X   96cm
PAPEL AA 76cm  x 112cm



Matéria 11/12 (CORPO DO TIPO 11 Pontos e o  DA LINHA 12 PONTOS)

Colofão: indicação no final do livro ou folheto do nome do impressos. Local e data da impressão e outras características tipográficas

Epígrafe texto em que o autor apresenta uma citação seguida de indicação de autoria relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho

Posfácio Matéria informativa ou explicativa posterior à conclusão do texto que de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.

Apêndice

anexo

TIPOGRAFIA

OFF SET

FLEXOGRAFIA

ROTOGRAVURA – IMPRESSÃO DIRETA MATRIZ IMPRESSA EM FORMA DE CILINDRO; IMAGENS GRAVADAS EM BAIXO RELEVO, NO SENTIDO INVERSO DE LEITURA.
TAMPOGRAFIA

SERIGRAFIA

PROPORÇÃO ÁUREA: J r/s = 0,1618 SÉRIE FIBONACCI 0:1 1:2 3:5:8:13:21:34

Cromalim

MOCKUP

OVERLAY – papel transparente colocado sobre a arte para protege-la contra sujeiraou estrago
Original a traço: namquim, desenho

STORYBOARD

Linguagem compatível com a do receptor


Para esconder algum elemento gráfico que não se quer que seja notado, deve-se posicioná-lo perto do pé da página

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

8 CLIPPING Monitoramento e análise de notícias

CLIPPING monitoramento e análise de notícias coleção de material impress de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa, ou marca NAS CRISES O CLIPPING É utilizado para a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia. O CLIPPIN VERIFICA O DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA E IDENTIFICA A POLÍTICA EDITORIAL DOS JORNAIS DE MANEIRA A qualificar, ampliar e melhorar a cobertura Título da matéria Data da matéria Nome do veículo Estado do veículo Assunto ou tema CLASSIFICADO SEGUNDO LISTA DE PALAVRAS-CHAVES Gênero jornalístico de cada matéria (NOTÍCIA, EDITORIAL, REPORTAGEM, ENTREVISTA, ARTIGO, NOTA DE OPINIÃO, NOTA INFORMATIVA, CARTA DO LEITOR, CRÔNICA) Fonte mencionada na matéria - (DIRIGENTE CHEFE – empregados, técnica, não citada Tipo e qualidade da presença da organização na matéria   (capa,1ª pagina manchete de página, título, destaque no texto (lead), citação, rodap...