Pular para o conteúdo principal

Estudo dos Efeitos de Longo Prazo GATEKEEPER NEWSMAKING - ESCOLA AMERICANA Teoria da Comunicação

 Estudo dos Efeitos de Longo Prazo
De que forma os indivíduos se organizam e convivem no ambiente social

Kut lewin  Gatekeeper e newsmaking psicológicos
Gatekeeper- GUARDIÕES DO PORTÃO – FORMADOR DE OPINIÃO  mesmo que informal poder de decisão de uma matéria chegará ou não ao seu destino

Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para se divulgar ou não uma notícia. Isso porque estes profissionais atuariam como guardiões que permitem ou não que a informação "passe pelo portão", ou melhor, seja veiculada na mídia. Os estudos concluem que a decisão depende principalmente dos acertos e pareceres entre os profissionais, que estão subordinados a uma cultura de trabalho que não raro exclui o contato com o público.

GATEKEEPER PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO DAS NOTÍCIAS

Controle sobre a seleção de conteúdo exercido pela mídia

Atividade que abrange todas as formas de controle das informações desde as definições de codificação, seleção e formação de mensagem sua veiculação, programação e exclusão parcial ou total



GATEKEEPER ESTUDAM AS CARACTERÍSTICAS QUE LEVAM UMA MENSAGEM A SER OU NÃO DIVULGADA PELA MÍDIA DEPENDENDO DE CADA VEÍCULO E DE SEUS PRESSUPOSTOS PARTICULARES COMO RELEVÂNCIA INFLU~ENCIA, ETC.



Kurt Lewin – Relação, comportamentos e atitudes de membros
Relações de indivíduos dentro de grupos e seus processos de decisão, nos efeitos das pressões, normas e atribuições do grupo no comportamento e atitude de seus membros.

Gatekeeper = controlador do fluxo de informação

Kurt Lewin  Relação, comportamentos e atitudes de membros:
Relações de indivíduos dentro de grupos e seus processos de decisão, nos efeitos das pressões, normas e atribuições do grupo no comportamento e atitude de seus membros.

Gatekeeper = controlador do fluxo de informação.
NEWSMAKING – VALORES DE UMA INFORMAÇÃO Aperfeiçoando as investigações do Gatekeeper,
o Newsmaking investiga com maior detalhe a cultura de trabalho dos profissionais de mídia. Estudam assim o processo de industrialização das informações fornecidas pela realidade, processo este utilizado pelos profissionais da mídia para avaliar o valor de uma informação como notícia.

GALTUNG E RUGE VALORES- NOTÍCIA
Critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sema eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma MENSAGEM passar pelos vários GATES numa organização NOTICIOSA.

IMPORTÂNCIA DE UMA NOTÍCIA
2          elementos do newsmaking

Industrialização das informações,  verificando o valor das notícias
foca na produção da informação
entre a fonte e o emissor
captação tratamento e edição

a cultura profissional do jornalista
a organização do trabalho e dos processos de produção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -