Pular para o conteúdo principal

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE


Estruturalismo BARTHES, Saussure, Pierce

SAUSSURE - LINGUÍSTICA

FALA – som produzido

LINGUA – signos convencionais

LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados

BARTHES 1964 PIER

LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as  regras
SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo;
SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido;
DENOTAÇÃO dito de forma explícita  E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita.
Barthes diz que a IDEOLOGIA  DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR

 Charles Pierce

O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE

Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática

O signo, significação parcial do objeto

SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO E O INTERPRETANTE o objeto representado e o intérprete = significação

COMO OS FENÔMENOS CHEGAM A NOSSA CONSCIÊNCIA

PRIMEIRIDADE SIGNO SENSAÇÃO o sentimento imediato, consciência imediata tal como ela é

SECUNDIDADE QUALIDADE EXISTE DE FORMA MATERIALIZADA um fenômeno primeiro se relaciona a um segundo fenômeno.

TERCEIRIDADE relação de um fenômeno segundo com um terceiro É a aprocimação do primeiro com o segundo

CLASSIFICAÇÃO DO SIGNO EM RELAÇÃO AO OBJETO

Ícone analogia, semelhança

índice  vestígios, indícios

símbolo: convencionalidade 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -