Pular para o conteúdo principal

IDENTIDADE X IMAGEM ou

Resumo do artigo: Identidade e Imagem: dá mais "pano pra manga"!
Varda Kendler
vkendler@hotmail.com


IMAGEM segundo Bueno (2009, p.199): “uma organização não tem apenas uma imagem, mas imagens, em função das leituras que distintos públicos de interesse fazem dela”;
Já Almeida, Paula e Bastos (2009, p.86) a conceitua como “uma representação da organização em determinado contexto, uma fotografia de como os diversos interlocutores enxergam a organização, uma impressão transitória que se modifica a partir do momento em que as relações entre organização e interlocutores vão se alterando”.

 A Identidade organizacional, na sociedade atual, dificilmente deve ser concebida como única. Hall (1997) analisa a crescente multiplicidade das identidades e identificações individuais e coletivas. O autor refere-se a “identidades com múltiplos níveis”, cada vez com mais camadas articuladas com diversas estruturas em mudança. Ele considera irreal conceber identidade como algo totalmente unificado e coerente. Straubhaar (2013) também aponta a identidade como híbrida, em multiníveis, em constantes mudanças.

Segundo Almeida, Paula e Bastos (2009), para conhecer a identidade de alguém, é preciso responder a algumas questões básicas, como “quais são seus valores essenciais, o que objetiva, como pretende ser percebido, que traços de personalidade gostaria de projetar”. Na ótica organizacional acontece o mesmo processo: a empresa empenha-se para construir sua identidade (como ela quer ser vista, percebida etc.), mas nem sempre há relação direta entre a sua identidade e a sua imagem (ou imagens) e reputação (BUENO, 2009).

Referências
ALMEIDA, A. L. de C.; PAULA, C. F. C. de; BASTOS, F. de O. S. Identidade, imagem e reputação: processo de construção de sentido no contexto das organizações. In: OLIVEIRA, I. de L. e LIMA, F.P. Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional (orgs.). São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2012.
BUENO, W. da C. Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.
HALL, S. Old and new identities, old and new ethnicities. Culture, globalization and the world-system: contemporary conditions for the representation of identity. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.
STRAUBHAAR. J. Sedimentada, híbrida e múltipla? A nova geografia cultural das identidades. Matrizes. São Paulo, ano 7, n.1, p. 59-9, jan./jun. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -