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ESCOLA FRANCESA Edgard morim MAFFESOLII


ESCOLA FRANCESA

EDGARD MORIM E A CULTURA DE MASSA

A CULTURA, A ARTE E AS EXPRESSÕES CULTURAIS  VIRIAM TRAZER SEUS SÍMBOLOS E APRESENTAÇÕES QUE APRESENTARIAM UM MUNDO POSSÍVEL A TODOS

A comunicação deve ajudar a produzir o consenso necessário a coesão social

MORIM  - OCUPA-SE DO IMAGINÁRIO SOCIAL.

                  Sempre há resistência, conformismo, inconformismo

BAUDRILLARD – OCUPA-SE DAS TEORIAS FICCIONAIS

                  Circulação viral de signos para preencher o vácuo 

                   das verdades efêmeras

Também acha que a mídia saiu do acontecimento para o culto a personalidade

                                O jornalismo é um produto do mercado contemporâneo

MAFFESOLII  Ocupa-se da imagem.

PARA OS 3 ACIMA
A DESCRENÇA NO MITO DO PROGRESSO LINEAR IMPULSIONADO PELO RACIONALISMO. Os três diminuem o lugar da mídia na construção da sociedade.

 ESCOLA CONTEMPORÂNEA FRANCESA

OS FRANCESES PENSAM A COMUNICAÇÃO COMO INTELECTUAIS

                         PENSAMENTO POLISSÉMICO – TORRE DE BABEL

TUDO É COMUNICAÇÃO – VERTIGEM DO SIGNO –

CIRCULAÇÃO PERMANETE,

AVALANCHE TUDO DEVORA, PERMEIA, CONTAMIA PREGNA E DEVASTA

TEMPOS DOS DISPOSITIVOS CAPILARES DE CONTROLE
          

   A COMUNICAÇÃO É AO MESMO TEMPO

FENÔMENO EXTREMO, VÍNCULO E CIMENTO SOCIAL,
IMAGEM, FATOR DE ISOLAMENTO, PRODUTORA DE TAUTISMO, ESPETACULARIZAÇÃO DO JORNALISMO E DO MUNDO, CRISTALIZAÇÃO DA TÉCNICA QUE ACELERA A EXISTÊNCIA E SUPRIME O TEMPO E O ESPAÇO, FATOR DE INTERATIVIDADE, NOVA UTOPIA, VELHA MANIPULAÇÃO, MEIO E MENSAGEM, SUPORTE E VERTIGEM DE SIGNOS VAZIOS

VIRÍLIO

LUGAR TOTAL ESPAÇO-TEMPO
CENTRAL É A TÉCNICA, NÃO A MÍDIA

 
SFEZ - OCUPA-SE DAS TECNOLOGIAS DO ESPÍRITO

A MÍDIA MERGULHOU NO TAUTISMO
EMISSOR-RECEPTOR –INTERLOCUTOR
O indivíduo ira da recepção passiva à interlocução crítica passando pela emissão vazia ou criativa

DEBRAY  - OCUPA-SE DO MEDIUM

PIERRE  BOURDEAU - Práticas da mídia -

A INFLUÊNCIA QUE OS MECANISMOS DO CAMPO JORNALÍSTICO, SUJEITOS AOS INTERESSES DO MERCADO ( LEITORES E ANUNCIANTES) EXERCEM SOBRE OS JORNALISTAS E SOBRE OS DIFERENTE CAMPOS DE PRODUÇÃO CULTURAL, JURÍDICO, LITERÁRIO, ARTÍSTICO E CIENTÍFICO
Análise do campo jornalístico
Torna os jornalistas coniventes com o fenômeno midiático NO PROCESSO DE DOMINAÇÃO
CONTRA A ESTRATÉGIA DE ESPETACULARIZAÇÃO DA MÍDIA PELOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
OS JORNALISTAS SÃO, SABEM QUE SÃO, MAS NÃO ACEITAM QUE SEJA DITO.
A MÍDIA FALA DELA MESMA. PAUTA OS VEÍCULOS
A MÍDIA SAIU DO ACONTECIMENTO PARA O CULTO A PERSONALIDADE
O jornalismo é um produto do mercado contemporâneo.
O ESPETÁCULO PRETENDE A TUDO REESCREVER:
Curto, fácil, divertido superficial e sedutor.

SÉRGE MALINI - Práticas da mídia

JAQUES DERIDA – A IMPOSSIBILIDADE REAL DA COMUNICAÇÃO

                                   o mal entendido da comunicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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