Pular para o conteúdo principal

ESCOLA FRANCESA Edgard morim MAFFESOLII


ESCOLA FRANCESA

EDGARD MORIM E A CULTURA DE MASSA

A CULTURA, A ARTE E AS EXPRESSÕES CULTURAIS  VIRIAM TRAZER SEUS SÍMBOLOS E APRESENTAÇÕES QUE APRESENTARIAM UM MUNDO POSSÍVEL A TODOS

A comunicação deve ajudar a produzir o consenso necessário a coesão social

MORIM  - OCUPA-SE DO IMAGINÁRIO SOCIAL.

                  Sempre há resistência, conformismo, inconformismo

BAUDRILLARD – OCUPA-SE DAS TEORIAS FICCIONAIS

                  Circulação viral de signos para preencher o vácuo 

                   das verdades efêmeras

Também acha que a mídia saiu do acontecimento para o culto a personalidade

                                O jornalismo é um produto do mercado contemporâneo

MAFFESOLII  Ocupa-se da imagem.

PARA OS 3 ACIMA
A DESCRENÇA NO MITO DO PROGRESSO LINEAR IMPULSIONADO PELO RACIONALISMO. Os três diminuem o lugar da mídia na construção da sociedade.

 ESCOLA CONTEMPORÂNEA FRANCESA

OS FRANCESES PENSAM A COMUNICAÇÃO COMO INTELECTUAIS

                         PENSAMENTO POLISSÉMICO – TORRE DE BABEL

TUDO É COMUNICAÇÃO – VERTIGEM DO SIGNO –

CIRCULAÇÃO PERMANETE,

AVALANCHE TUDO DEVORA, PERMEIA, CONTAMIA PREGNA E DEVASTA

TEMPOS DOS DISPOSITIVOS CAPILARES DE CONTROLE
          

   A COMUNICAÇÃO É AO MESMO TEMPO

FENÔMENO EXTREMO, VÍNCULO E CIMENTO SOCIAL,
IMAGEM, FATOR DE ISOLAMENTO, PRODUTORA DE TAUTISMO, ESPETACULARIZAÇÃO DO JORNALISMO E DO MUNDO, CRISTALIZAÇÃO DA TÉCNICA QUE ACELERA A EXISTÊNCIA E SUPRIME O TEMPO E O ESPAÇO, FATOR DE INTERATIVIDADE, NOVA UTOPIA, VELHA MANIPULAÇÃO, MEIO E MENSAGEM, SUPORTE E VERTIGEM DE SIGNOS VAZIOS

VIRÍLIO

LUGAR TOTAL ESPAÇO-TEMPO
CENTRAL É A TÉCNICA, NÃO A MÍDIA

 
SFEZ - OCUPA-SE DAS TECNOLOGIAS DO ESPÍRITO

A MÍDIA MERGULHOU NO TAUTISMO
EMISSOR-RECEPTOR –INTERLOCUTOR
O indivíduo ira da recepção passiva à interlocução crítica passando pela emissão vazia ou criativa

DEBRAY  - OCUPA-SE DO MEDIUM

PIERRE  BOURDEAU - Práticas da mídia -

A INFLUÊNCIA QUE OS MECANISMOS DO CAMPO JORNALÍSTICO, SUJEITOS AOS INTERESSES DO MERCADO ( LEITORES E ANUNCIANTES) EXERCEM SOBRE OS JORNALISTAS E SOBRE OS DIFERENTE CAMPOS DE PRODUÇÃO CULTURAL, JURÍDICO, LITERÁRIO, ARTÍSTICO E CIENTÍFICO
Análise do campo jornalístico
Torna os jornalistas coniventes com o fenômeno midiático NO PROCESSO DE DOMINAÇÃO
CONTRA A ESTRATÉGIA DE ESPETACULARIZAÇÃO DA MÍDIA PELOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
OS JORNALISTAS SÃO, SABEM QUE SÃO, MAS NÃO ACEITAM QUE SEJA DITO.
A MÍDIA FALA DELA MESMA. PAUTA OS VEÍCULOS
A MÍDIA SAIU DO ACONTECIMENTO PARA O CULTO A PERSONALIDADE
O jornalismo é um produto do mercado contemporâneo.
O ESPETÁCULO PRETENDE A TUDO REESCREVER:
Curto, fácil, divertido superficial e sedutor.

SÉRGE MALINI - Práticas da mídia

JAQUES DERIDA – A IMPOSSIBILIDADE REAL DA COMUNICAÇÃO

                                   o mal entendido da comunicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -