Pular para o conteúdo principal

ESCOLA FRANCESA Edgard morim MAFFESOLII


ESCOLA FRANCESA

EDGARD MORIM E A CULTURA DE MASSA

A CULTURA, A ARTE E AS EXPRESSÕES CULTURAIS  VIRIAM TRAZER SEUS SÍMBOLOS E APRESENTAÇÕES QUE APRESENTARIAM UM MUNDO POSSÍVEL A TODOS

A comunicação deve ajudar a produzir o consenso necessário a coesão social

MORIM  - OCUPA-SE DO IMAGINÁRIO SOCIAL.

                  Sempre há resistência, conformismo, inconformismo

BAUDRILLARD – OCUPA-SE DAS TEORIAS FICCIONAIS

                  Circulação viral de signos para preencher o vácuo 

                   das verdades efêmeras

Também acha que a mídia saiu do acontecimento para o culto a personalidade

                                O jornalismo é um produto do mercado contemporâneo

MAFFESOLII  Ocupa-se da imagem.

PARA OS 3 ACIMA
A DESCRENÇA NO MITO DO PROGRESSO LINEAR IMPULSIONADO PELO RACIONALISMO. Os três diminuem o lugar da mídia na construção da sociedade.

 ESCOLA CONTEMPORÂNEA FRANCESA

OS FRANCESES PENSAM A COMUNICAÇÃO COMO INTELECTUAIS

                         PENSAMENTO POLISSÉMICO – TORRE DE BABEL

TUDO É COMUNICAÇÃO – VERTIGEM DO SIGNO –

CIRCULAÇÃO PERMANETE,

AVALANCHE TUDO DEVORA, PERMEIA, CONTAMIA PREGNA E DEVASTA

TEMPOS DOS DISPOSITIVOS CAPILARES DE CONTROLE
          

   A COMUNICAÇÃO É AO MESMO TEMPO

FENÔMENO EXTREMO, VÍNCULO E CIMENTO SOCIAL,
IMAGEM, FATOR DE ISOLAMENTO, PRODUTORA DE TAUTISMO, ESPETACULARIZAÇÃO DO JORNALISMO E DO MUNDO, CRISTALIZAÇÃO DA TÉCNICA QUE ACELERA A EXISTÊNCIA E SUPRIME O TEMPO E O ESPAÇO, FATOR DE INTERATIVIDADE, NOVA UTOPIA, VELHA MANIPULAÇÃO, MEIO E MENSAGEM, SUPORTE E VERTIGEM DE SIGNOS VAZIOS

VIRÍLIO

LUGAR TOTAL ESPAÇO-TEMPO
CENTRAL É A TÉCNICA, NÃO A MÍDIA

 
SFEZ - OCUPA-SE DAS TECNOLOGIAS DO ESPÍRITO

A MÍDIA MERGULHOU NO TAUTISMO
EMISSOR-RECEPTOR –INTERLOCUTOR
O indivíduo ira da recepção passiva à interlocução crítica passando pela emissão vazia ou criativa

DEBRAY  - OCUPA-SE DO MEDIUM

PIERRE  BOURDEAU - Práticas da mídia -

A INFLUÊNCIA QUE OS MECANISMOS DO CAMPO JORNALÍSTICO, SUJEITOS AOS INTERESSES DO MERCADO ( LEITORES E ANUNCIANTES) EXERCEM SOBRE OS JORNALISTAS E SOBRE OS DIFERENTE CAMPOS DE PRODUÇÃO CULTURAL, JURÍDICO, LITERÁRIO, ARTÍSTICO E CIENTÍFICO
Análise do campo jornalístico
Torna os jornalistas coniventes com o fenômeno midiático NO PROCESSO DE DOMINAÇÃO
CONTRA A ESTRATÉGIA DE ESPETACULARIZAÇÃO DA MÍDIA PELOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
OS JORNALISTAS SÃO, SABEM QUE SÃO, MAS NÃO ACEITAM QUE SEJA DITO.
A MÍDIA FALA DELA MESMA. PAUTA OS VEÍCULOS
A MÍDIA SAIU DO ACONTECIMENTO PARA O CULTO A PERSONALIDADE
O jornalismo é um produto do mercado contemporâneo.
O ESPETÁCULO PRETENDE A TUDO REESCREVER:
Curto, fácil, divertido superficial e sedutor.

SÉRGE MALINI - Práticas da mídia

JAQUES DERIDA – A IMPOSSIBILIDADE REAL DA COMUNICAÇÃO

                                   o mal entendido da comunicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre ...

Estudo dos Efeitos de Longo Prazo GATEKEEPER NEWSMAKING - ESCOLA AMERICANA Teoria da Comunicação

 Estudo dos Efeitos de Longo Prazo De que forma os indivíduos se organizam e convivem no ambiente social Kut lewin   Gatekeeper e newsmaking psicológicos Gatekeeper - GUARDIÕES DO PORTÃO – FORMADOR DE OPINIÃO   mesmo que informal poder de decisão de uma matéria chegará ou não ao seu destino Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para se divulgar ou não uma notícia. Isso porque estes profissionais atuariam como guardiões que permitem ou não que a informação "passe pelo portão", ou melhor, seja veiculada na mídia. Os estudos concluem que a decisão depende principalmente dos acertos e pareceres entre os profissionais , que estão subordinados a uma cultura de trabalho que não raro exclui o contato com o público. GATEKEEPER PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO DAS NOTÍCIAS Controle sobre a seleção de conteúdo exercido pela mídia ...