Pular para o conteúdo principal

ESCOLA CANADENSE MC LUHAN


ESCOLA CANADENSE MC LUHAN
IMPACTO DAS TECNOLOGIAS SOBRE A COMUNICAÇÃO MASSIFICADA COMO ELEMENTO DE ACELERAÇÃO DE MUDANÇAS SOCIAIS E COMPORTAMENTAIS

UM MEIO SERVE PARA LIGAR UM HOMEM A OUTRO HOMEM: PROLONGA SEUS SENTIDOS olhar, ouvidos, mãos e sistema nervoso) E PODEM MODIFICAR A MENSAGEM
O MEIO SÃO EXTENSÕES DO HOMEM - O MEIO É A ENSAGEM
rádio ouvido
tv olhar

os meios são organismos vivos
MEIO FRIO  baixa definição   MAIOR PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO ( ENVOLVE TODOS OS SENTIDOS) TORNA MAIS RACIONAIS E MENOS EMOCIONAIS os indivíduOs TELEFONE TV

QUENTE NÃO DEIXA LACUNAS A SEREM COMPLETADAS MENOS PARTICIPAÇÃO ( prolonga um único sentido) FOTOGRAFIA RÁDIO torna mais emocionais os indivíduos e a sociedade
alta definição ALTA SATURAÇÃO DE DADOS
 rádio Todos os veículos de comunicação são uma extensão de uma faculdade humana- FÍSICA OU PSIQUICA – Foi Prof. Da Universidade de Toronto, morreu em 1980, estudo dos efeitos de comunicação.
MEIOS QUENTES – prolonga um único de nossos sentidos, permitindo menos participação - fotografia
MEIOS FRIOS – telefone e TV

  
impacto das mídias eletrônicas sobre a sociedade

ALDEIA GLOBAL
MUNDO LIGADO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICOS
ORALIDADE, VISÃO LÓGICA NÃO LINEAR



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre ...

Estudo dos Efeitos de Longo Prazo GATEKEEPER NEWSMAKING - ESCOLA AMERICANA Teoria da Comunicação

 Estudo dos Efeitos de Longo Prazo De que forma os indivíduos se organizam e convivem no ambiente social Kut lewin   Gatekeeper e newsmaking psicológicos Gatekeeper - GUARDIÕES DO PORTÃO – FORMADOR DE OPINIÃO   mesmo que informal poder de decisão de uma matéria chegará ou não ao seu destino Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para se divulgar ou não uma notícia. Isso porque estes profissionais atuariam como guardiões que permitem ou não que a informação "passe pelo portão", ou melhor, seja veiculada na mídia. Os estudos concluem que a decisão depende principalmente dos acertos e pareceres entre os profissionais , que estão subordinados a uma cultura de trabalho que não raro exclui o contato com o público. GATEKEEPER PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO DAS NOTÍCIAS Controle sobre a seleção de conteúdo exercido pela mídia ...