Pular para o conteúdo principal

ESCOLA AMERICANA - Hipodérmica

A) MASS COMUNICATION RESEARTH – 1927

pesquisas com medidas quantitativas

lE flAUER ROKEACH, LE BON, WATSON, ORTEGA, IAN PAVLOV

ESTÍMULO RESPOSTA

4 Características:

1 - Orientação empirista dos estudos com enfoque que privilegiam a quantitativa.

2 - Orientação pragmática mais política, como origens nas demandas do Estado e das forças armadas, ou dos grandes monopólios das áreas de comunicação.

3 – O objeto de estudo é a comunicação mediática.


Temas:

Efeitos da comunicação de massa (cinema) nas crianças.

Lassewell: Propaganda Tecnics in the world war.

MÍDIA FERRAMENTA DE CIRCULAÇÃO EFICAZ DE SÍMBOLOS

A Teoria Hipodérmica Teoria da bala mágica  Teoria da correia de transmissão  LASSWELL

TEORIA HIPODÉRMICA OS CONTEÚDOS EXIBIDOS NA MÍDIA ATINGIEM OS INDIVÍDUOS DE MANEIRA UNIGFORME FAZENDO-OS RESPONDER DE MANEIRA SIMILAR AOS ESTÍMULOS SEM QUESTIONAR

Ancoradas na teorias psicológica da sociedade de massa. (Lê Bom, Ortega e Gasset) não existem relações interpessoais ou nas Teorias behavioristas(Watson) que entendiam as ações humanas como resposta a um estímulo externo.

Efeito da agulha junto aos indivíduos

Wolf 1986  “massa é um grupo homogêneo de pessoas aparentemente igual mas que provém de ambientes e grupos sociais diferentes”.

Materllat 1999

DeFleur  Ball–Rockeach

1              ISOLAMENTO PISCOLÓGICO

2              IMPESSOALIDADE NO TRATO COM OUTROS INDIVÍDUOS

3              AS PESSOAS ESTÃO LIVRES DE SUAS OBRIGAÇÕE PESSOAIS INFORMAIS

Um processo que se inicia nos meios de comunicação (onipotentes) para provocar determinados efeitos, diretos.                            Os homens são passivos sujeitos a estímulos vindos dos meios.

“As mensagens violentas ligadas a atitudes violentas do público”

ANOS 40 – Escola Americana de Efeitos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

Algorítimo Os 3 Pilares do Instagram

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O ALGORÍTIMO DO INSTAGRAM? TEMPORALIDADE - até 2016 os posts aparececiam em ordem cronológica. Agora, além de aparecer os conteúdos mais recentes, eles aparecem conforme a experiência do usuário. O instagram mostra os posts mais relevantes para cada tipo de público. Entrega para o usuário o que ele tem mais interesse.  RELACIONAMENTO - Mais curtidas, comentários e compartilhamento. Incentive seus seguidores através dos 3 pontinhos, no alto à direita do aplicativo, para receber notificações dos seguidores ENGAJAMENTO HASTAGS. Coloque hastags. Até 6 por post. Observe quais hastags sao mais interessantes para você e seu público e as utilize