Pular para o conteúdo principal

ESCOLA AMERICANA - Hipodérmica

A) MASS COMUNICATION RESEARTH – 1927

pesquisas com medidas quantitativas

lE flAUER ROKEACH, LE BON, WATSON, ORTEGA, IAN PAVLOV

ESTÍMULO RESPOSTA

4 Características:

1 - Orientação empirista dos estudos com enfoque que privilegiam a quantitativa.

2 - Orientação pragmática mais política, como origens nas demandas do Estado e das forças armadas, ou dos grandes monopólios das áreas de comunicação.

3 – O objeto de estudo é a comunicação mediática.


Temas:

Efeitos da comunicação de massa (cinema) nas crianças.

Lassewell: Propaganda Tecnics in the world war.

MÍDIA FERRAMENTA DE CIRCULAÇÃO EFICAZ DE SÍMBOLOS

A Teoria Hipodérmica Teoria da bala mágica  Teoria da correia de transmissão  LASSWELL

TEORIA HIPODÉRMICA OS CONTEÚDOS EXIBIDOS NA MÍDIA ATINGIEM OS INDIVÍDUOS DE MANEIRA UNIGFORME FAZENDO-OS RESPONDER DE MANEIRA SIMILAR AOS ESTÍMULOS SEM QUESTIONAR

Ancoradas na teorias psicológica da sociedade de massa. (Lê Bom, Ortega e Gasset) não existem relações interpessoais ou nas Teorias behavioristas(Watson) que entendiam as ações humanas como resposta a um estímulo externo.

Efeito da agulha junto aos indivíduos

Wolf 1986  “massa é um grupo homogêneo de pessoas aparentemente igual mas que provém de ambientes e grupos sociais diferentes”.

Materllat 1999

DeFleur  Ball–Rockeach

1              ISOLAMENTO PISCOLÓGICO

2              IMPESSOALIDADE NO TRATO COM OUTROS INDIVÍDUOS

3              AS PESSOAS ESTÃO LIVRES DE SUAS OBRIGAÇÕE PESSOAIS INFORMAIS

Um processo que se inicia nos meios de comunicação (onipotentes) para provocar determinados efeitos, diretos.                            Os homens são passivos sujeitos a estímulos vindos dos meios.

“As mensagens violentas ligadas a atitudes violentas do público”

ANOS 40 – Escola Americana de Efeitos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre ...

Estudo dos Efeitos de Longo Prazo GATEKEEPER NEWSMAKING - ESCOLA AMERICANA Teoria da Comunicação

 Estudo dos Efeitos de Longo Prazo De que forma os indivíduos se organizam e convivem no ambiente social Kut lewin   Gatekeeper e newsmaking psicológicos Gatekeeper - GUARDIÕES DO PORTÃO – FORMADOR DE OPINIÃO   mesmo que informal poder de decisão de uma matéria chegará ou não ao seu destino Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para se divulgar ou não uma notícia. Isso porque estes profissionais atuariam como guardiões que permitem ou não que a informação "passe pelo portão", ou melhor, seja veiculada na mídia. Os estudos concluem que a decisão depende principalmente dos acertos e pareceres entre os profissionais , que estão subordinados a uma cultura de trabalho que não raro exclui o contato com o público. GATEKEEPER PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO DAS NOTÍCIAS Controle sobre a seleção de conteúdo exercido pela mídia ...