Pular para o conteúdo principal

16.1 REDAÇÃO JORNALÍSTICA TERMOS DE JORNALISMO



Notícia sem fundamento, boato.


Matéria falsa ou errada, publicada com o estardalhaço de uma grande novidade.. O oposto de "furo"



Reescrever texto já publicado em outro veículo. Geralmente, quando utilizam esse recurso, um jornal ou uma revista citam a publicação de origem.


Gravar trechos da entrevista focando o repórter, para fazer cortes na edição da matéria. Geralmente o contraplano é gravado após o término da entrevista.

Comentário É sempre assinado Pequeno artigo.


Seleção e recorte de notícias sobre a empresa, ou sua área de atuação, a partir da leitura e acompanhamento dos jornais diários, revistas semanais e de publicações especializadas


Espaço fixo usado por jornalista contratado especialmente. Pode ser analítica ou de notas


O que é Declaração?
Texto ou opinião oficial expressa verbalmente por entrevistado 


ESQUENTAR

O que significa esquentar uma matéria?
Publicar matéria velha, porém dando uma nova roupagem. Mesmo sendo antigo, o texto terá o
mesmo tratamento de uma grande novidade. Uma matéria é esquentada quando surgem novas informações, muitas vezes falsas. Usa-se pejorativamente: "esquentar matéria" ou "requentar matéria".



O que é um editorial?
Texto com a opinião da publicação ou da empresa. Os mais comuns são: editorial de jornal, editorial de revista e editorial online. Porém, todos os tipos de veículos jornalísticos podem ter um editorial.

Como escrever um editorial?
Para escrever um editorial é preciso conhecer a opinião da empresa em que se trabalha. Geralmente é escolhido um assunto que será tratado e interpretado de acordo com esta opinião. Trata-se então de um texto
dissertativo em que se defende uma tese.

Fórmula básica do editorial:
tese + argumentação + conclusão

Inicia-se o editorial com a apresentação
da tese. Em seguida, é preciso cercar o tema de argumentações que encaminhem para a conclusão, parte final do editorial. Na grande imprensa os assuntos abordados nos editoriais são questões políticas. Lendo o texto atentamente é possível identificar a posição política da empresa, embora a maioria delas negue tal posicionamento em nome da fictícia imparcialidade.

FEATURES edições de fim de semana


Matéria fria é aquela que não requer publicação imediata. Usa-se também a expressão "a matéria esfriou" para pautas que perderam o tempo ideal de publicação por conta do assunto tratado não estar mais em voga.


O que é flash em jornalismo?
Síntese de cinco linhas de uma matéria. Geralmente é usada em chamadas de rádio. Usa-se a expressão "passar um flash".


O que são features no jornalismo?

Reportagens construídas a partir de um fato, para abordar situações mais abrangentes. Geralmente são matérias especiais, que requerem mais tempo para serem apuradas e integram as edições de fim de semana, quando os veículos dispõem de mais espaço editorial.
Feature nunca significa o conteúdo em si, mas sua exteriorização, o making, a forma, a aparência, sobre o aspecto facial do humano ou o fashion, até a persuasão especial dos jornais e do rádio. Significa a forma da coisa, não a coisa em si mesma, apesar de que (...) às vezes forma e conteúdo podem ser idênticos.16 


O que é uma foto-legenda?
Pequena matéria, de no máximo
20 linhas, usada para explicar ou destacar foto.


O que é gancho jornalístico?
Trata-se de um modo de contextualizar a matéria. O gancho pode ligar o assunto da pauta à realidade do leitor. Por exemplo, a Rede Globo costuma aproveitar os assuntos tratados em uma novela como um gancho para a produção de matérias nos telejornais. Ou um jornalista aproveita uma situação pontual em um bairro como gancho para tratar o assunto de uma maneira mais ampla.



O que é intertítulo?
Título curto usado para destacar determinado tema dentro da matéria sem retirá-lo do corpo principal do texto. Também é usado para dar movimento e leveza à diagramação


Quanto vale uma lauda?
O termo é antigo, da época da máquina de TV. Algumas redações utilizam a contagem de caractere como forma mais precisa de calcular o tamanho de um texto, mas a lauda ainda é bastante utilizada. A lauda jornalística, para efeito de cálculo‚ contém um número
máximo 25 linhas com um máximo 65 toques por linha (caracteres contando espaço) ou um total de 1.400 toques por lauda.

12345678901234567890123456789012345678901234567890123456789012345.

12345678901234567890123456789012345678901234567890123456789012345

12345678901234567890123456789012345678901234567890123456789012345

12345678901234567890123456789012345678901234567890123456789012345

12345678901234567890123456789012345678901234567890123456789012345

Lead oposto nariz de cera

marcarrão

O macarrão no jornalismo significa a inserção de duas páginas para ampliar um caderno.

Nariz de cera É o oposto do lead e totalmente desnecessário.
ABERTURA DE MATÉRIA CARACTERIZADA PELA PROLIXIDADE: ENROLAR PARA ENTRAR NO ASSUNTO contrário de LIDE
Parágrafo introdutório em um texto que retarda a abordagem do assunto enfocado e tende à prolixidade. É o oposto do lead e totalmente desnecessário.


Comunicado por escrito que empresas ou Governo enviam às publicações, quando só querem se pronunciar uma vez sobre algum assunto. Geralmente, é usada em situações de crise.


Declaração que o entrevistado dá com a condição de não tê-la atribuída a si (sentido mais comum). Usa-se muito a expressão "informação em off'.


Olho Box que destaca determinado assunto da matéria



Final do texto. Cortar pelo pé significa retirar os últimos parágrafos sem se preocupar com a qualidade da informação contida no texto


Sinônimo de coluna. “Descer em duas pernas”, matéria em duas colunas


Reportagem biográfica que mistura declarações de uma pessoa, dados biográficos e comentários sobre o personagem em foco.


Instrumento que muitas empresas utilizam para oficializar. internamente sua posição em relação a determinado assunto e/ou cirscunstância. Geralmente, seu uso é restrito ao público interno e tem por objetivo padronizar o discurso dos executivos em relação a temas polêmicos.


Qualificação para uma boa informação e/ou fonte. Usa-se a expressão "informação quente" é/ou 'fonte quente".


Prosseguir num assunto do próprio jornal ou de outro. Veja suite  


Matéria com grande centimetragem, cobrindo integralmente determinado assunto


Malha gráfica aplicada sobre texto ou foto para aliviar tonalidade e facilitar impressão


Palavra ou pequena frase usada sobre o título para apresentar o tema da matéria


Resumo e crítica de um ou vários livros sobre um mesmo assunto

Sutiã pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título

No jornalismo, o termo sutiã refere-se a uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações da matéria. Atualmente, usa-se o termo linha fina.

SUITE SEQUÊNCIA



Sinônimo de editoria ou coluna de opinião ou nota


Pequeno texto usado no pé da matéria contendo endereço, página web ou telefone de algo citado na matéria


Matéria coordenada com a principal da página; título informal usado pelo sub-editor


Parte da tiragem do jornal que contém correções %u alterações na edição, realizadas pela Redação depois do fechamento.


Texto que complementa texto principal.


Parágrafo que dá sequência ao lead. Complementa as informações contidas na abertura da matéria.


Entrevista no jargão dos telejornais. Usa-se a expressão "gravar uma sonora".


Outra denominação para box. Texto que está associado ao texto principal.


Tamanho padrão das páginas de um jornal.

Suite Desdobramentos de uma notícia. REPORTAGEM



Gráficos numéricos dispostos ordenadamente


Informação contida em roteiros


Coluna imprensada por anúncio ou anúncios de grande tamanho

Teaser isca - nota publicada em coluna.

Informação que funciona como "isca" para suscitar o interesse da imprensa. Geralmente se traduz por uma nota publicada em coluna.

No noticiário de televisão, o termo é usado para definira imagem de maior impacto de uma notícia e que é usada
como chamada
para o noticiário que irá ao ar mais tarde.

O termo também é usado em publicidade, para definir peças de anúncios colocados para chamar a atenção do público para uma campanha veiculada logo depois.


Texto curto e sempre editado com uma foto.


Divulgar para a imprensa uma informação sigilosa. Usa-se a expressão "a informação vazou"'.


Texto claro colocado sobre fundo escuro


Sugerir um assunto para ser apurado como notícia. Usa-se muito "vender uma pauta".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -