Pular para o conteúdo principal

14 Comunicação Pública




LEI DE ACESSO A INFORMAÇÕES PÚBLICAS, sancionada pela DILMA em 18 de novembro de 2011 determina que É DEVER DO ESTADO GARANTIR ACESSO A INFORMAÇÃO, MEDIANTE PROCEDIMENTOS OBJETIVOS E ÁGEIS DE FORMA TRANSPARENTE, CLARA E EM LINGUAGEM DE FÁCIL COMPREENSÃO
 
A comunicação pública parte do princípio que vivem numa democracia que respeita uma constituição cidadã, diálogo entre o ente público e os diversos outros atores do meio social, seja uma empresa, um político, o terceiro setor ou o cidadão que deve ser informado e participar da construção social de forma efetiva.



COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Em todas as áreas da comunicação a distribuição da informação deve garantir o esclarecimento do público
Comunicação pública É a comunicação formal que realiza a troca e o compartilhamento de informações de utilidade pública colabora na manutenção do lugar social e cuja responsabilidade é das instituições públicas
- ESTABELECE UMA FORMA DE DIÁLOGO DE FORMA A PERMITIR QUE O SERVIÇO PÚBLICO ATENDA ÀS NECESSIDADES DO CIDADÃO DE MANEIRA MAIS PRECISA
- APRESENTA E PROMOVE CADA UM DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
- TORNA CONHECIDA AS INSTITUIÇÕES INTERNA E EXTERNAMENTE;
 - DESENVOLVE CAMPANHAS DE INFORMAÇÃO E AÇÕES DE COMUNICAÇÃO DE INTERESSE GERAL

COMUNICAÇÃO PÚBLICA se refere ao fluxo de informações e de interações entre AGENTES PÚBLICOS E ATORES SOCIAIS. OCORRENDO EM UM COMPOSTO ENTRE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, PRIVADAS, DO TERCEIRO SETOR, REPRESENTATIVAS, IMPRENSA E O CIDADÃO.
AS INFORMAÇÕES COMO REGISTRO DE COMPETÊNCIAS E ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TELEFONES E ENDEREÇOS DAS RESPECTIVAS UNIDADES E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO REGISTROS DE QUALQUER REPASSES DAS DESPESAS, PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS, EDITAIS RESULTADOS, DADOS GERIAS PARA O ACOMPANHAMENTO DE PROGRAMAS  DE ÓRGÃOS E ENTIDADES; RESPOSTAS AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE INDEPENDEM DE REQUERIMENTO EM LOCAL DE FÁCIL ACESSO
Canal da cidadania é o canal da cidade. Espaço para as comunidades. Dar transparência ao cidadão.
CANAL DA GOVERNANÇA ELETRÔNICA os serviços públicos podem ser prestados utilizando a interatividade para por exemplo, marcar consultas médicas pelo SUS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

8 CLIPPING Monitoramento e análise de notícias

CLIPPING monitoramento e análise de notícias coleção de material impress de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa, ou marca NAS CRISES O CLIPPING É utilizado para a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia. O CLIPPIN VERIFICA O DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA E IDENTIFICA A POLÍTICA EDITORIAL DOS JORNAIS DE MANEIRA A qualificar, ampliar e melhorar a cobertura Título da matéria Data da matéria Nome do veículo Estado do veículo Assunto ou tema CLASSIFICADO SEGUNDO LISTA DE PALAVRAS-CHAVES Gênero jornalístico de cada matéria (NOTÍCIA, EDITORIAL, REPORTAGEM, ENTREVISTA, ARTIGO, NOTA DE OPINIÃO, NOTA INFORMATIVA, CARTA DO LEITOR, CRÔNICA) Fonte mencionada na matéria - (DIRIGENTE CHEFE – empregados, técnica, não citada Tipo e qualidade da presença da organização na matéria   (capa,1ª pagina manchete de página, título, destaque no texto (lead), citação, rodap...