Pular para o conteúdo principal

ESCOLA AMERICANA FUNCIONALISMO

funcionalismo

Os sistemas sociais são as formas pelas quais as pessoas controlam o seu comportamentoe conseguem interagir e se relacionar com os outros, a fim de resolver os problemas sociais e manter um equilíbrio

Como os MC influenciam a vida dos indivíduos e qual o papel da mídia na sociedade.

A comunicação é uma atividade intencionl, por meio da qual as pessoas influenciam no comportamento das outrasa partir da disseminação de suas mensagens.

O ser humano tem evidente capacidade de aprender, criar, transmitir e entender
 
FUNCIONALISTA

1 – Laswell                  2- Wright         3 - Lazarsfeld 4 – Merton.

 A - VIGILÂNCIA

INFORMATIVA          INFORMATICA       STATUS           STATUS                 

B – RELACIONAMENTO 

E INTERAÇÃO entre as pessoas      INTEGRAÇÃO  INTEGRAÇÃO                                          NORMATIZAÇÃO

C – HERANÇA social (patrimônio cultural)

  EDUCATIVA            EDUCATIVA                            

                                  D – DIVERSÃO                         

                                  RECREATIVA         

                                                          DISFUNÇÃOefeitonarcotizante

Funções exercidas pela comunicação de massa na sociedade.

Relações entre os indivíduos, a sociedade e os meios de comunicação de massa.

Preocupação: o equilíbrio da sociedade, na perspectiva do funcionamento do sistema social no seu conjunto e de seus componentes.

Campo de interesse: dinâmica do sistema social.

ESTRUTURAL – FUNCIONALISMO toma como organismo do ser vivo, composto de partes e na qual cada parte cumpre seu papel e gera o todo, funcional ou não.

Efeitos provocados pelas mensagens, ou pelos meios de comunicação.

1 - LASWELL sociologia funcionalista da mídia
Quem? Diz o que? Em que canal? Para quem?
Com que efeito?
FUNÇÕES:
INFORMATIVA Função de alarme - vigilância,
INTEGRAÇÃO correlação das partes na sociedade
EDUCATIVA: transmissão da herança cultural.
Questão – programa para descrever um ato da comunicação
Quem ? Diz o que? Em que canal? Para quem? Comque efeito?
Análise de conteúdo. Estudos sobre os efeitos

2 – WRIGHT – RECREATIVA - FUNCIONALISTA

FUNÇÕES e disfunções do meio – incluiu a função recreativa
Latentes ou manifestadas
INFORMATIVA Função de alarme - vigilância,
INTEGRAÇÃO correlação das partes na sociedade
EDUCATIVA: transmissão da herança cultural.
RECREATIVA - WriGht

 3 – 4 LAZARSFELD E MERTON.    Funcionalistas

FUNÇÕES: RECREATIVA
STATUS - Estabilizar e dar coesão à hierarquia da sociedade.
NORMATIZAÇÃO Execução de normas sociais
DISFUNÇÃO - Efeito narcotizante

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -