Pular para o conteúdo principal

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS

A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS

A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS
DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO, 
AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR
Enquete
Pesquisa quantitativa composição da amostragem
GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa.
EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR,
EM PESQUISAS FENOMENOLÓGICAS OU DE ORIENTAÇÃO é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus conhecimentos e experiências
Pesquisa etnografica
Entrevistas
Técnicas projetivas
Brianstorm

PESQUISA DE MERCADO TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO capta o fenômeno social no seu ambiente natural com observações transversais e longitudinais

AMOSTRAGEM

Amostragem probabilística (aleatória) - a probabilidade de um elemento da população ser escolhido é conhecida.

Amostragem aleatória simples 

    • Amostragem sistemática 
    • Amostragem estratificada 
    • Amostragem por conglomerados

Para a seleção de uma AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES NÃO é necessário que se disponha de um cadastro fidedigno e atualizado  lista da população e sorteiam-se os elementos que farão parte da amostra.

AMOSTRA SISTEMÁTICA Os elementos da população apresentam-se ordenados e são retirados periodicamente (de cada k elementos, um é escolhido)Vantagem: facilidade • Problema: possibilidade de haver ciclos de variação

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA ESTRATIFICADA Os estratos são feitos Usada quando a população divide-se em sub populações (estratos) razoavelmente homogêneos. • A amostragem estratificada consiste em se especificar quantos itens da amostra serão retirados de cada estrato. • A seleção em cada estrato deve ser aleatória
• Pesquisas eleitorais 
– região; 
– cidades pequenas e grandes; 
– urbano e rural. 
– sexo; 
– faixa etária;
– faixa de renda;

Amostragem aleatória por conglomerado cada indivíduo
Amostragem por estágios múltiplos usa como estratégia
Amostragem por Conglomerados • Usada quando a população pode ser dividida em subpopulações (conglomerados) heterogêneos representativos da população global. • A amostragem é feita sobre os conglomerados, e não mais sobre os indivíduos da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -