Pular para o conteúdo principal

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS

A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS

A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS
DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO, 
AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR
Enquete
Pesquisa quantitativa composição da amostragem
GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa.
EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR,
EM PESQUISAS FENOMENOLÓGICAS OU DE ORIENTAÇÃO é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus conhecimentos e experiências
Pesquisa etnografica
Entrevistas
Técnicas projetivas
Brianstorm

PESQUISA DE MERCADO TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO capta o fenômeno social no seu ambiente natural com observações transversais e longitudinais

AMOSTRAGEM

Amostragem probabilística (aleatória) - a probabilidade de um elemento da população ser escolhido é conhecida.

Amostragem aleatória simples 

    • Amostragem sistemática 
    • Amostragem estratificada 
    • Amostragem por conglomerados

Para a seleção de uma AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES NÃO é necessário que se disponha de um cadastro fidedigno e atualizado  lista da população e sorteiam-se os elementos que farão parte da amostra.

AMOSTRA SISTEMÁTICA Os elementos da população apresentam-se ordenados e são retirados periodicamente (de cada k elementos, um é escolhido)Vantagem: facilidade • Problema: possibilidade de haver ciclos de variação

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA ESTRATIFICADA Os estratos são feitos Usada quando a população divide-se em sub populações (estratos) razoavelmente homogêneos. • A amostragem estratificada consiste em se especificar quantos itens da amostra serão retirados de cada estrato. • A seleção em cada estrato deve ser aleatória
• Pesquisas eleitorais 
– região; 
– cidades pequenas e grandes; 
– urbano e rural. 
– sexo; 
– faixa etária;
– faixa de renda;

Amostragem aleatória por conglomerado cada indivíduo
Amostragem por estágios múltiplos usa como estratégia
Amostragem por Conglomerados • Usada quando a população pode ser dividida em subpopulações (conglomerados) heterogêneos representativos da população global. • A amostragem é feita sobre os conglomerados, e não mais sobre os indivíduos da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

Algorítimo Os 3 Pilares do Instagram

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O ALGORÍTIMO DO INSTAGRAM? TEMPORALIDADE - até 2016 os posts aparececiam em ordem cronológica. Agora, além de aparecer os conteúdos mais recentes, eles aparecem conforme a experiência do usuário. O instagram mostra os posts mais relevantes para cada tipo de público. Entrega para o usuário o que ele tem mais interesse.  RELACIONAMENTO - Mais curtidas, comentários e compartilhamento. Incentive seus seguidores através dos 3 pontinhos, no alto à direita do aplicativo, para receber notificações dos seguidores ENGAJAMENTO HASTAGS. Coloque hastags. Até 6 por post. Observe quais hastags sao mais interessantes para você e seu público e as utilize