IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS
A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS
A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.
IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS
DO
PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,
AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR
AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR
Enquete
Pesquisa quantitativa composição da amostragem
GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar
percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um
determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de
acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa.
EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO
É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR,
EM PESQUISAS FENOMENOLÓGICAS OU DE
ORIENTAÇÃO é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus
conhecimentos e experiências
Pesquisa etnografica
Entrevistas
Técnicas projetivas
Brianstorm
PESQUISA DE MERCADO TÉCNICA
DE OBSERVAÇÃO capta o fenômeno social no seu ambiente natural com observações
transversais e longitudinais
AMOSTRAGEM
Amostragem probabilística (aleatória) - a probabilidade de um elemento da população ser escolhido é conhecida.
Amostragem aleatória simples
• Amostragem sistemática
• Amostragem estratificada
• Amostragem por conglomerados
Para a seleção de uma AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES NÃO é necessário
que se disponha de um cadastro fidedigno e atualizado lista da população e
sorteiam-se os elementos que farão
parte da amostra.
AMOSTRA SISTEMÁTICA
AMOSTRAGEM ALEATÓRIA ESTRATIFICADA Os estratos são feitos Usada quando a população divide-se em sub
populações (estratos) razoavelmente
homogêneos.
• A amostragem estratificada consiste em se
especificar quantos itens da amostra serão
retirados de cada estrato.
• A seleção em cada estrato deve ser aleatória
• Pesquisas eleitorais
– região;
– cidades pequenas e grandes;
– urbano e rural.
– sexo;
– faixa etária;
– faixa de renda;
Amostragem aleatória por conglomerado cada indivíduo
Amostragem por estágios múltiplos usa como estratégia
Amostragem por
Conglomerados
• Usada quando a população pode ser dividida
em subpopulações (conglomerados) heterogêneos
representativos da população global.
• A amostragem é feita sobre os conglomerados, e
não mais sobre os indivíduos da população.
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