Pular para o conteúdo principal

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS

A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS

A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS
DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO, 
AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR
Enquete
Pesquisa quantitativa composição da amostragem
GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa.
EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR,
EM PESQUISAS FENOMENOLÓGICAS OU DE ORIENTAÇÃO é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus conhecimentos e experiências
Pesquisa etnografica
Entrevistas
Técnicas projetivas
Brianstorm

PESQUISA DE MERCADO TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO capta o fenômeno social no seu ambiente natural com observações transversais e longitudinais

AMOSTRAGEM

Amostragem probabilística (aleatória) - a probabilidade de um elemento da população ser escolhido é conhecida.

Amostragem aleatória simples 

    • Amostragem sistemática 
    • Amostragem estratificada 
    • Amostragem por conglomerados

Para a seleção de uma AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES NÃO é necessário que se disponha de um cadastro fidedigno e atualizado  lista da população e sorteiam-se os elementos que farão parte da amostra.

AMOSTRA SISTEMÁTICA Os elementos da população apresentam-se ordenados e são retirados periodicamente (de cada k elementos, um é escolhido)Vantagem: facilidade • Problema: possibilidade de haver ciclos de variação

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA ESTRATIFICADA Os estratos são feitos Usada quando a população divide-se em sub populações (estratos) razoavelmente homogêneos. • A amostragem estratificada consiste em se especificar quantos itens da amostra serão retirados de cada estrato. • A seleção em cada estrato deve ser aleatória
• Pesquisas eleitorais 
– região; 
– cidades pequenas e grandes; 
– urbano e rural. 
– sexo; 
– faixa etária;
– faixa de renda;

Amostragem aleatória por conglomerado cada indivíduo
Amostragem por estágios múltiplos usa como estratégia
Amostragem por Conglomerados • Usada quando a população pode ser dividida em subpopulações (conglomerados) heterogêneos representativos da população global. • A amostragem é feita sobre os conglomerados, e não mais sobre os indivíduos da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre ...

Estudo dos Efeitos de Longo Prazo GATEKEEPER NEWSMAKING - ESCOLA AMERICANA Teoria da Comunicação

 Estudo dos Efeitos de Longo Prazo De que forma os indivíduos se organizam e convivem no ambiente social Kut lewin   Gatekeeper e newsmaking psicológicos Gatekeeper - GUARDIÕES DO PORTÃO – FORMADOR DE OPINIÃO   mesmo que informal poder de decisão de uma matéria chegará ou não ao seu destino Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para se divulgar ou não uma notícia. Isso porque estes profissionais atuariam como guardiões que permitem ou não que a informação "passe pelo portão", ou melhor, seja veiculada na mídia. Os estudos concluem que a decisão depende principalmente dos acertos e pareceres entre os profissionais , que estão subordinados a uma cultura de trabalho que não raro exclui o contato com o público. GATEKEEPER PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO DAS NOTÍCIAS Controle sobre a seleção de conteúdo exercido pela mídia ...