Pular para o conteúdo principal

16.1 REDAÇÃO JORNALÍSTICA TÍTULO DE REDAÇÃO

O título deve ter de 24 à 32 TOQUES incluindo tudo sem pontuação interna; não use                                                                                                                                       formas negativas; maiúscula só a 1ª palavra e nomes: ARTIGOS Conjunções e preposições ficam em minúsculas) Evitar nome da instituição, CONDICIONAL – FUTURO DO PRETÉRITO; ABREVIATURAS; PRONOMES OBLÍQUOS; SIGLAS NÃO CONHECIDAS


ênfase no O QUE,
o QUEM aparece quando for FAMOSO e ser a coisa mais importante do fato.
SÍNTESE PRECISA DA INFORMAÇÃO MAIS IMPORTANTE DO TEXTO.                 DEVE SER ATRAENTE, INFORMATIVO E ESPECÍFICO
É PRODUZIDO A PARTIR DO LIDE.
VERBOS NO PRESENTE E NA VOZ ATIVA
(exceto em fatos distantes no passado ou no futuro)
não use já, pode ser abreviadoSUGESTÃO: 24 A 32 TOQUES incluindo tudo
PODE-SE USAR SIGLAS CONHECIDAS: BNDS
MAIÚSCULAS no início da frase e quando a norma exigir – NOMES Próprios de pessoas ou coisas.

NÃO USE MAIÚSCULAS EM TODO O TÍTULO
QUEBRA DE SÍLABAS OU PALAVRAS
SEM PONTUAÇÃO FINAL – EXCLAMAÇÃO OU INTERNA
NÃO SE USA PONTO DE EXCLAMAÇÃO  OU INTERROGAÇÃO.
Evitar nome da instituição
NÃO USE Verbos no passado ou na passiva
NÃO USE GERÚNDIO OU PARTICÍPIO
NÃO USE FORMAS NEGATIVAS
O CONDICIONAL – FUTURO DO PRETÉRITO
ABREVIATURAS
PRONOMES OBLÍQUOS
SIGLAS NÃO CONHECIDAS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

Algorítimo Os 3 Pilares do Instagram

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O ALGORÍTIMO DO INSTAGRAM? TEMPORALIDADE - até 2016 os posts aparececiam em ordem cronológica. Agora, além de aparecer os conteúdos mais recentes, eles aparecem conforme a experiência do usuário. O instagram mostra os posts mais relevantes para cada tipo de público. Entrega para o usuário o que ele tem mais interesse.  RELACIONAMENTO - Mais curtidas, comentários e compartilhamento. Incentive seus seguidores através dos 3 pontinhos, no alto à direita do aplicativo, para receber notificações dos seguidores ENGAJAMENTO HASTAGS. Coloque hastags. Até 6 por post. Observe quais hastags sao mais interessantes para você e seu público e as utilize