Pular para o conteúdo principal

16.1 REDAÇÃO JORNALÍSTICA TÍTULO DE REDAÇÃO

O título deve ter de 24 à 32 TOQUES incluindo tudo sem pontuação interna; não use                                                                                                                                       formas negativas; maiúscula só a 1ª palavra e nomes: ARTIGOS Conjunções e preposições ficam em minúsculas) Evitar nome da instituição, CONDICIONAL – FUTURO DO PRETÉRITO; ABREVIATURAS; PRONOMES OBLÍQUOS; SIGLAS NÃO CONHECIDAS


ênfase no O QUE,
o QUEM aparece quando for FAMOSO e ser a coisa mais importante do fato.
SÍNTESE PRECISA DA INFORMAÇÃO MAIS IMPORTANTE DO TEXTO.                 DEVE SER ATRAENTE, INFORMATIVO E ESPECÍFICO
É PRODUZIDO A PARTIR DO LIDE.
VERBOS NO PRESENTE E NA VOZ ATIVA
(exceto em fatos distantes no passado ou no futuro)
não use já, pode ser abreviadoSUGESTÃO: 24 A 32 TOQUES incluindo tudo
PODE-SE USAR SIGLAS CONHECIDAS: BNDS
MAIÚSCULAS no início da frase e quando a norma exigir – NOMES Próprios de pessoas ou coisas.

NÃO USE MAIÚSCULAS EM TODO O TÍTULO
QUEBRA DE SÍLABAS OU PALAVRAS
SEM PONTUAÇÃO FINAL – EXCLAMAÇÃO OU INTERNA
NÃO SE USA PONTO DE EXCLAMAÇÃO  OU INTERROGAÇÃO.
Evitar nome da instituição
NÃO USE Verbos no passado ou na passiva
NÃO USE GERÚNDIO OU PARTICÍPIO
NÃO USE FORMAS NEGATIVAS
O CONDICIONAL – FUTURO DO PRETÉRITO
ABREVIATURAS
PRONOMES OBLÍQUOS
SIGLAS NÃO CONHECIDAS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre ...

Estudo dos Efeitos de Longo Prazo GATEKEEPER NEWSMAKING - ESCOLA AMERICANA Teoria da Comunicação

 Estudo dos Efeitos de Longo Prazo De que forma os indivíduos se organizam e convivem no ambiente social Kut lewin   Gatekeeper e newsmaking psicológicos Gatekeeper - GUARDIÕES DO PORTÃO – FORMADOR DE OPINIÃO   mesmo que informal poder de decisão de uma matéria chegará ou não ao seu destino Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para se divulgar ou não uma notícia. Isso porque estes profissionais atuariam como guardiões que permitem ou não que a informação "passe pelo portão", ou melhor, seja veiculada na mídia. Os estudos concluem que a decisão depende principalmente dos acertos e pareceres entre os profissionais , que estão subordinados a uma cultura de trabalho que não raro exclui o contato com o público. GATEKEEPER PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO DAS NOTÍCIAS Controle sobre a seleção de conteúdo exercido pela mídia ...