Pular para o conteúdo principal

KLAPER - LEON FESTINGER - MICHEL FOCAULT - HUMBERTO ECO - DOMINIQUE VOLTON

Klapper
Os MEIOS de comunicação não são causa única dos efeitos, mas acham-se envolvido no meio de muitos outros fatores. A vivência das pessoas, a rede de relações interpessoais em que cada indivíduo se vê envolvido.

 Leon Festinger - Dissonância Cognitiva
Teoria da dissonância cognitiva, acerca da natureza do comportamento humano e suas motivações em relação ao mundo que é experimentado por cada indivíduo.


Michel Focault – PANÓPTICO – SOCIEDADE DE CONTROLE
Vigia os indivíduos e busca impor comportamentos

VIGIAR E PUNIR COMUNICAÇÃO – PODER
PROPÕE UMA CONCEPÇÃO DE PODER “RELACIONAL” ONDE AS PESSOAS DOMINADAS PARTICIPAM DE SUA DOMINAÇÃO
NEM TODOS PODEM DIZER TUDO O QUE PENSAM

criou um sistema social de vigilância decorrente do processo de instituição de normas ao ser humano moderno. Foram criados diversos modos de difusão de padrões e normas, tais como escolas e meios de comunicação.                  Por se sentir observado e também por observar, O CIDADÃO BUSCA UM COMPORTAMENTO SOCIALMENTE ACEITÁVEL  DENTRO DOS PADRÕES QUE EMANAM DA TORRE DE OBSERVAÇÃO” no ponto mais central do sistema

JEAN FRANÇOIS LEOTARD
O DISSENSO É INEVITÁVEL E ESSENCIAL

A TV A CABO APARECEU COMO ANTÍDOTO CONTRA O LIXO DAS EMISSORAS ABERTAS E GENERALISTAS.

Para alguns a comunicação (sociedade da imagem) reproduz os valores dominantes em benefício dos donos do poder
ALAN SOKAL publicou um artigo DENOMINADO: transgredindo as fronteiras, para criticar os defensores dos estudos culturais IMPOSTURAS INTELECTUAIS 

HUMBERTO ECO

APOCALÍPTOS CULTURA DE MASSA É A RUÍNA DOS “ALTOS” VALORES ARTÍSTICOS MAX HORCKHEIMERE THEODOR ADORNO

INTEGRADO INTEGRAÇÃO DEMOCRÁTICA DAS MASSAS NA SOCIEDADE  MARSHALL MCLUHAN

A pós modernidade se apresenta como um movimento que DESTA todas as amarras da rigidez que foi imposta ao homem moderno. Ela deve ser entendida em linhas gerais, como o MOVIMENTO DE PENSAMENTO CONTEMPORÂNEOQUE REJEITA AS TOTALIDADES, VALORES UNIVERSAIS E GRANDES NARRATIVAS HISTÓRICAS


DOMINIQUE VOLTON

A TV A CABO É UM GUETO, A TV ABERTA COMO ÚLTIMO REDUTO DA COMUICAÇÃO DE MASSA E DOS VALORES REPUBLICANOS

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

Algorítimo Os 3 Pilares do Instagram

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O ALGORÍTIMO DO INSTAGRAM? TEMPORALIDADE - até 2016 os posts aparececiam em ordem cronológica. Agora, além de aparecer os conteúdos mais recentes, eles aparecem conforme a experiência do usuário. O instagram mostra os posts mais relevantes para cada tipo de público. Entrega para o usuário o que ele tem mais interesse.  RELACIONAMENTO - Mais curtidas, comentários e compartilhamento. Incentive seus seguidores através dos 3 pontinhos, no alto à direita do aplicativo, para receber notificações dos seguidores ENGAJAMENTO HASTAGS. Coloque hastags. Até 6 por post. Observe quais hastags sao mais interessantes para você e seu público e as utilize