Release, press
kit e organização de entrevistas coletivas.
ASSESSORIA DE IMPRENSA Faz o elo entre o assessorado e o veículo de comunicação
ASSESSORIA DE IMPRENSA Faz o elo entre o assessorado e o veículo de comunicação
AS
FONTES CONTRATAM JORNALISTAS PARA APERFEIÇOAR O RELACIONAMENTO COM A MÍDIA
REALIZA VISITAS PESSOAIS E CONTATOS
TELEFÔNICOS;
CUIDA DA ORGANIZAÇÃO E CONVOCAÇÃO DE
ENTREVISTAS COLETIVAS QUE FOREM NECESSÁRIAS AO ASSESSORADO;
SUGERE TEMAS PARA A ELABORAÇÃO DE
ARTIGOS OU MATÉRIAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DA IMPRENSA
SÚMULA INSTRUMENTO
UTILIZADO PARA DIRECIONADO PARA O JORNALISTA E NÃO PARA O VEÍCULO, QUE TRAZ,
GERALMENTE, AS FORMAS DE CONTATO COM UMA FONTE
Facilita
o acesso de grupos externos às realizações de uma INSTITUIÇÃO ou empresa, por
meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação;
ENVIO
DE RELEASES, AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS E SERVIÇOS DE CLIPPING
DEVEM
ESTAR APARTADAS DAS POLÍTICAS DE AÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES;
Faz
parte da AI, UMA EDUCAÇÃO INTERNA DESTINADO A SENSIBILIZAR OS MEMBROS DA
ORGANIZAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE RELAÇÕES TRANSPARENTES E HONESTAS COM SEUS
DIVERSOS PÚBLICOS
A
AI REALIZA VISITAS PESSOAIS E CONTATOS TELEFÔNICOS COM OSVÁRIOSVEÍCULOS DE
IMPRENSA
CUIDA
DA ORGANIZAÇÃO E CONVOCAÇÃO DAS ENTREVISTAS COLETIVAS QUE FOREM NECESSÁRIAS AO
ASSESSORADOSUGERE TEMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS OU MATÉRIASD QUE DESPERTEM O
INTERESSE DA IMPRENSA.
MEDIA TRAINING, DEVE
SER FEITO POR MEMBROS DO CORPO DIRIGENTE, E STAFF DE RECEPÇÃO fundamental nos
períodos de crise, indica que seja feito assim que se inicia um NOVO trabalho
de assessoria de comunicação. O MEDIA TRAINNING deve ser feito.
GERENCIAMENTO DE CRISES DEVE-se
ATUAR PARA DAR AS RESPOSTAS IMPOSTAS PELA SITUAÇÃO
CAUSAS:
CONCENTRAÇÃO DE
MERCADO COM A FUSÃO DE DUAS EMPRESAS
VAZAMENTO DE
PRODUTOS QUÍMICOS EM UM RIO DE UMA CIDADE PEQUENA
A ADULTERAÇÃO DE
PRODUTOS PRODUZIDOS PELA EMPRESA
POÍTICA DE
PREÇOS MAIS ALTOS QUE OS DA CONCORRÊNCIA
PRESS RELEASE
objetivo principal é servir de apoio a pauta, usando
critérios essencialmente jornalísticos
texto com informações para a imprensa
BOLETINS de eventos devem ser divulgados
periodicamente, de acordo com a necessidade
PRESS
– KIT conjunto
de informações, textos, ilustrações fotografias, e até
amostras de produtos entregues À imprensa
ENTREVISTAS COLETIVAS os
profissionais de rádio e TV devem receber tratamento diferente pois preparam o
conteúdo da entrevista INLOCO
NOTAS OFICIAIS
Comunicado por escrito que empresas ou governo enviam as
publicações quando só querem se pronunciar uma vez sobre determinado assunto
Geralmente é usada em situação de crise
CLIPPING monitoramento e análise de notícias
coleção de material impress de rádio ou
TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa, ou marca
NAS CRISES O CLIPPING É utilizado para a tomada rápida de decisões,
evitando a repercussão negativa de uma notícia.
O CLIPPIN VERIFICA O DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA E
IDENTIFICA A POLÍTICA EDITORIAL DOS JORNAIS DE MANEIRA A qualificar, ampliar e
melhorar a cobertura
Título da matéria
Data da matéria
Nome do veículo
Estado do veículo
Assunto ou tema
CLASSIFICADO SEGUNDO LISTA DE PALAVRAS-CHAVES
Gênero jornalístico de cada
matéria
(NOTÍCIA,
EDITORIAL, REPORTAGEM, ENTREVISTA, ARTIGO, NOTA DE OPINIÃO, NOTA INFORMATIVA,
CARTA DO LEITOR, CRÔNICA)
Fonte mencionada na
matéria - (DIRIGENTE CHEFE – empregados, técnica, não citada
Tipo e qualidade da presença da
organização na matéria
(capa,1ª pagina manchete de página, título, destaque no texto (lead),
citação, rodapé, legenda
Número de elementos presentes (1
texto, texto e foto; texto, foto e ilustração; texto, foto/ilustração e box
PALAVRAS – CHAVE
DA MATÉRIA
MAIING
LIST deve
ser o mais completo e abrangente possível contendo todos os veículos e nomes de
jornalistas que atuem na área a ser trabalhada. Deve haver uma constante
atualização, pois é grande a rotatividade das redações
PlUBLIEDITORIAL – EXPRESSÃO
QUE DESIGNA ANÚNCIOS FEITOS NA FORMA DE MATERIAS EDITORIAIS EM QUALQUER MÍDIA
FOLOW UP instrumento para certificar que o
material enviado foi recebido pelo pauteiro
Comentários