Pular para o conteúdo principal

5 ASSESSORIA DE IMPRENSA


Release, press kit e organização de entrevistas coletivas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA Faz o elo entre o assessorado e o veículo de comunicação

AS FONTES CONTRATAM JORNALISTAS PARA APERFEIÇOAR O RELACIONAMENTO COM A MÍDIA

REALIZA VISITAS PESSOAIS E CONTATOS TELEFÔNICOS;
CUIDA DA ORGANIZAÇÃO E CONVOCAÇÃO DE ENTREVISTAS COLETIVAS QUE FOREM NECESSÁRIAS AO ASSESSORADO;

SUGERE TEMAS PARA A ELABORAÇÃO DE ARTIGOS OU MATÉRIAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DA IMPRENSA

SÚMULA INSTRUMENTO UTILIZADO PARA DIRECIONADO PARA O JORNALISTA E NÃO PARA O VEÍCULO, QUE TRAZ, GERALMENTE, AS FORMAS DE CONTATO COM UMA FONTE 
Facilita o acesso de grupos externos às realizações de uma INSTITUIÇÃO ou empresa, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação;
ENVIO DE RELEASES, AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS E SERVIÇOS DE CLIPPING
DEVEM ESTAR APARTADAS DAS POLÍTICAS DE AÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES;
Faz parte da AI, UMA EDUCAÇÃO INTERNA DESTINADO A SENSIBILIZAR OS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE RELAÇÕES TRANSPARENTES E HONESTAS COM SEUS DIVERSOS PÚBLICOS
A AI REALIZA VISITAS PESSOAIS E CONTATOS TELEFÔNICOS COM OSVÁRIOSVEÍCULOS DE IMPRENSA
CUIDA DA ORGANIZAÇÃO E CONVOCAÇÃO DAS ENTREVISTAS COLETIVAS QUE FOREM NECESSÁRIAS AO ASSESSORADOSUGERE TEMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS OU MATÉRIASD QUE DESPERTEM O INTERESSE DA IMPRENSA.

MEDIA TRAINING, DEVE SER FEITO POR MEMBROS DO CORPO DIRIGENTE, E STAFF DE RECEPÇÃO fundamental nos períodos de crise, indica que seja feito assim que se inicia um NOVO trabalho de assessoria de comunicação. O MEDIA TRAINNING deve ser feito.

GERENCIAMENTO DE CRISES DEVE-se ATUAR PARA DAR AS RESPOSTAS IMPOSTAS PELA SITUAÇÃO
CAUSAS:
CONCENTRAÇÃO DE MERCADO COM A FUSÃO DE DUAS EMPRESAS
VAZAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS EM UM RIO DE UMA CIDADE PEQUENA
A ADULTERAÇÃO DE PRODUTOS PRODUZIDOS PELA EMPRESA
POÍTICA DE PREÇOS MAIS ALTOS QUE OS DA CONCORRÊNCIA

PRESS RELEASE
objetivo principal é servir de apoio a pauta, usando critérios essencialmente jornalísticos
texto com informações para a imprensa
BOLETINS de eventos devem ser divulgados periodicamente, de acordo com a necessidade

PRESS – KIT conjunto de informações, textos, ilustrações fotografias, e até amostras de produtos entregues À imprensa

ENTREVISTAS COLETIVAS os profissionais de rádio e TV devem receber tratamento diferente pois preparam o conteúdo da entrevista INLOCO

NOTAS OFICIAIS
Comunicado por escrito que empresas ou governo enviam as publicações quando só querem se pronunciar uma vez sobre determinado assunto Geralmente é usada em situação de crise

CLIPPING monitoramento e análise de notícias
coleção de material impress de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa, ou marca
NAS CRISES O CLIPPING É utilizado para a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia.
O CLIPPIN VERIFICA O DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA E IDENTIFICA A POLÍTICA EDITORIAL DOS JORNAIS DE MANEIRA A qualificar, ampliar e melhorar a cobertura
Título da matéria
Data da matéria
Nome do veículo
Estado do veículo
Assunto ou tema CLASSIFICADO SEGUNDO LISTA DE PALAVRAS-CHAVES
Gênero jornalístico de cada matéria
(NOTÍCIA, EDITORIAL, REPORTAGEM, ENTREVISTA, ARTIGO, NOTA DE OPINIÃO, NOTA INFORMATIVA, CARTA DO LEITOR, CRÔNICA)
Fonte mencionada na matéria - (DIRIGENTE CHEFE – empregados, técnica, não citada
Tipo e qualidade da presença da organização na matéria  (capa,1ª pagina manchete de página, título, destaque no texto (lead), citação, rodapé, legenda
Número de elementos presentes (1 texto, texto e foto; texto, foto e ilustração; texto, foto/ilustração e box
PALAVRAS – CHAVE DA MATÉRIA

MAIING LIST  deve ser o mais completo e abrangente possível contendo todos os veículos e nomes de jornalistas que atuem na área a ser trabalhada. Deve haver uma constante atualização, pois é grande a rotatividade das redações
PlUBLIEDITORIAL – EXPRESSÃO QUE DESIGNA ANÚNCIOS FEITOS NA FORMA DE MATERIAS EDITORIAIS EM QUALQUER MÍDIA
FOLOW UP instrumento para certificar que o material enviado foi recebido pelo pauteiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

Algorítimo Os 3 Pilares do Instagram

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O ALGORÍTIMO DO INSTAGRAM? TEMPORALIDADE - até 2016 os posts aparececiam em ordem cronológica. Agora, além de aparecer os conteúdos mais recentes, eles aparecem conforme a experiência do usuário. O instagram mostra os posts mais relevantes para cada tipo de público. Entrega para o usuário o que ele tem mais interesse.  RELACIONAMENTO - Mais curtidas, comentários e compartilhamento. Incentive seus seguidores através dos 3 pontinhos, no alto à direita do aplicativo, para receber notificações dos seguidores ENGAJAMENTO HASTAGS. Coloque hastags. Até 6 por post. Observe quais hastags sao mais interessantes para você e seu público e as utilize