Pular para o conteúdo principal

5 ASSESSORIA DE IMPRENSA


Release, press kit e organização de entrevistas coletivas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA Faz o elo entre o assessorado e o veículo de comunicação

AS FONTES CONTRATAM JORNALISTAS PARA APERFEIÇOAR O RELACIONAMENTO COM A MÍDIA

REALIZA VISITAS PESSOAIS E CONTATOS TELEFÔNICOS;
CUIDA DA ORGANIZAÇÃO E CONVOCAÇÃO DE ENTREVISTAS COLETIVAS QUE FOREM NECESSÁRIAS AO ASSESSORADO;

SUGERE TEMAS PARA A ELABORAÇÃO DE ARTIGOS OU MATÉRIAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DA IMPRENSA

SÚMULA INSTRUMENTO UTILIZADO PARA DIRECIONADO PARA O JORNALISTA E NÃO PARA O VEÍCULO, QUE TRAZ, GERALMENTE, AS FORMAS DE CONTATO COM UMA FONTE 
Facilita o acesso de grupos externos às realizações de uma INSTITUIÇÃO ou empresa, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação;
ENVIO DE RELEASES, AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS E SERVIÇOS DE CLIPPING
DEVEM ESTAR APARTADAS DAS POLÍTICAS DE AÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES;
Faz parte da AI, UMA EDUCAÇÃO INTERNA DESTINADO A SENSIBILIZAR OS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE RELAÇÕES TRANSPARENTES E HONESTAS COM SEUS DIVERSOS PÚBLICOS
A AI REALIZA VISITAS PESSOAIS E CONTATOS TELEFÔNICOS COM OSVÁRIOSVEÍCULOS DE IMPRENSA
CUIDA DA ORGANIZAÇÃO E CONVOCAÇÃO DAS ENTREVISTAS COLETIVAS QUE FOREM NECESSÁRIAS AO ASSESSORADOSUGERE TEMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS OU MATÉRIASD QUE DESPERTEM O INTERESSE DA IMPRENSA.

MEDIA TRAINING, DEVE SER FEITO POR MEMBROS DO CORPO DIRIGENTE, E STAFF DE RECEPÇÃO fundamental nos períodos de crise, indica que seja feito assim que se inicia um NOVO trabalho de assessoria de comunicação. O MEDIA TRAINNING deve ser feito.

GERENCIAMENTO DE CRISES DEVE-se ATUAR PARA DAR AS RESPOSTAS IMPOSTAS PELA SITUAÇÃO
CAUSAS:
CONCENTRAÇÃO DE MERCADO COM A FUSÃO DE DUAS EMPRESAS
VAZAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS EM UM RIO DE UMA CIDADE PEQUENA
A ADULTERAÇÃO DE PRODUTOS PRODUZIDOS PELA EMPRESA
POÍTICA DE PREÇOS MAIS ALTOS QUE OS DA CONCORRÊNCIA

PRESS RELEASE
objetivo principal é servir de apoio a pauta, usando critérios essencialmente jornalísticos
texto com informações para a imprensa
BOLETINS de eventos devem ser divulgados periodicamente, de acordo com a necessidade

PRESS – KIT conjunto de informações, textos, ilustrações fotografias, e até amostras de produtos entregues À imprensa

ENTREVISTAS COLETIVAS os profissionais de rádio e TV devem receber tratamento diferente pois preparam o conteúdo da entrevista INLOCO

NOTAS OFICIAIS
Comunicado por escrito que empresas ou governo enviam as publicações quando só querem se pronunciar uma vez sobre determinado assunto Geralmente é usada em situação de crise

CLIPPING monitoramento e análise de notícias
coleção de material impress de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa, ou marca
NAS CRISES O CLIPPING É utilizado para a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia.
O CLIPPIN VERIFICA O DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA E IDENTIFICA A POLÍTICA EDITORIAL DOS JORNAIS DE MANEIRA A qualificar, ampliar e melhorar a cobertura
Título da matéria
Data da matéria
Nome do veículo
Estado do veículo
Assunto ou tema CLASSIFICADO SEGUNDO LISTA DE PALAVRAS-CHAVES
Gênero jornalístico de cada matéria
(NOTÍCIA, EDITORIAL, REPORTAGEM, ENTREVISTA, ARTIGO, NOTA DE OPINIÃO, NOTA INFORMATIVA, CARTA DO LEITOR, CRÔNICA)
Fonte mencionada na matéria - (DIRIGENTE CHEFE – empregados, técnica, não citada
Tipo e qualidade da presença da organização na matéria  (capa,1ª pagina manchete de página, título, destaque no texto (lead), citação, rodapé, legenda
Número de elementos presentes (1 texto, texto e foto; texto, foto e ilustração; texto, foto/ilustração e box
PALAVRAS – CHAVE DA MATÉRIA

MAIING LIST  deve ser o mais completo e abrangente possível contendo todos os veículos e nomes de jornalistas que atuem na área a ser trabalhada. Deve haver uma constante atualização, pois é grande a rotatividade das redações
PlUBLIEDITORIAL – EXPRESSÃO QUE DESIGNA ANÚNCIOS FEITOS NA FORMA DE MATERIAS EDITORIAIS EM QUALQUER MÍDIA
FOLOW UP instrumento para certificar que o material enviado foi recebido pelo pauteiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -