Pular para o conteúdo principal

2 RELAÇÕES PÚBLICAS teorias e conceitos

RELAÇÕES PÚBLICAS são O esforço deliberado, planificado e contínuo para ESTABELECER E MANTER A COMPRESSÃO MÚTUA ENTRE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA E OS GRUPOS OU PESSOAS A QUE ESTEJAM DIRETA OU INDIRETAMENTE LIGADA.

Opinião pública, segundo prof. Cândido Teobaldo, 
UMA DAS CARACTERÍSTICAS É ESTAR EM CONTÍNUO PROCESSO DE FORMAÇÃO E EM DIREÇÃO A UM CONSENSO COMPLETO, SEM NUNCA ALCANÇÁ-LO .

As relações públicas são gerenciadoras da comunicação nas organizações

I – RP é parte integrante da macro área da comunicação organizacional ao lado do jornalismo, da publicidade, da propaganda e da editoração entre outras subáreas possíveis que devem interagis com vistas a construção do conceito institucional para a organização.

II AS RP são vinculadas à administração, atribuindo-lhes a peculiaridade do uso de técnicas de comunicação no desenvolvimento de sua missão
RP atua de forma independente do RH ADMINISTRATIVO E OPERACIONAL DE UMA ORGANIZAÇÃO


Wilson da Costa Bueno: “Comunicação integrada é o conjunto articulado de esforços ações, estratégias e produtos de comunicação planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor a sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou a sociedade como um todo”.

A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA É FORMADA POR UM MIX de:

1 – (COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL)relações públicas  objetivando conquistar a simpatia credibilidade e confiança realizando como meta finalística a influência – político social

2 - COMUNICAÇÃO INTERNA, (OU ADMINISTRATIVA) setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a INTERAÇÃO possível entre a ORGANIZAÇÃO seus empregados.

3 - COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA MARKETING 


REDES FORMAL E INFORMAL

FLUXOS ASCENDENTES, DESCENDENTES, HORIZONTAIS, TRANSVERSAIS, CIRCULAR

ANÁLISE INTRA NTER   SETORIAL DEPARTAMENTO  ORGANIZACIONAL INTERORGANIZACIONAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre ...

Estudo dos Efeitos de Longo Prazo GATEKEEPER NEWSMAKING - ESCOLA AMERICANA Teoria da Comunicação

 Estudo dos Efeitos de Longo Prazo De que forma os indivíduos se organizam e convivem no ambiente social Kut lewin   Gatekeeper e newsmaking psicológicos Gatekeeper - GUARDIÕES DO PORTÃO – FORMADOR DE OPINIÃO   mesmo que informal poder de decisão de uma matéria chegará ou não ao seu destino Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para se divulgar ou não uma notícia. Isso porque estes profissionais atuariam como guardiões que permitem ou não que a informação "passe pelo portão", ou melhor, seja veiculada na mídia. Os estudos concluem que a decisão depende principalmente dos acertos e pareceres entre os profissionais , que estão subordinados a uma cultura de trabalho que não raro exclui o contato com o público. GATEKEEPER PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO DAS NOTÍCIAS Controle sobre a seleção de conteúdo exercido pela mídia ...