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TEORIA DOS USOS E GRATIFICAÇÕES LÍDER DE OPINIÃO Blumer e Katz




HIPÓTESE DOS USOS E GRATIFICAÇÕES

Entretenimento, Relacionamento pessoal, Identificação projetiva, Vigilância e fiscalização

CORRENTE DOS USOS E GRATIFICAÇÕES
mENSAGEM ADAPTADA A REALIDADE DO RECEPTOR  DE ACORDO COM SUAS MOTIVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS

KATZ  BLUMER ELLIOT

Teoria dos usos e gratificações O SER HUMANO TENDE A INTERESSAR-SE PELA INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA QUE LHE PROPORCIONA ALGUM PROVEITO. AS NOTÍCIAS NECESSITAM SEDUZIR PARA, NUM AMBIENTE DE CONCORRÊNCIA, FUNCIONAREM COMO MAIS-VALIA PARA UM DETERMINADO ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Assim, a relação evento-notícia será pelo menos em parte, baseada em UMA LÓGICA COMERCIAL

 O USO QUE AS PESSOAS FAZEM DOS MEIOS LEITURA NEGOCIADA
Atividade de apropriação promovida pelos receptores das mensagens mediáticas.
O receptor como sujeito agente capaz de praticar processos de interpretação e satisfação de necessidades.  Até 1990.

Tamar Liebes The exporto f Meanig.

Opinião
OS Efeitos psicológicos quebram a linearidade dos processos.

A Teoria Empírica de Campo baseia suas pesquisas na sociologia,

concluindo que        a mídia cumpre papel limitado

no jogo de influência das relações comunitárias.

OPINIÃO PÚBLICA

Em outras palavras, a mídia é apenas mais um instrumento de persuasão na vida social, uma vez que é apenas parte desta.

Dessa forma, a Abordagem Empírica de Campo abandona a relação direta de causa e efeito entre a mensagem e o comportamento do indivíduo.

A ABORDAGEM EMPÍRICA DE CAMPO enfatiza a influência indireta que a mídia exerce sobre o público tal como faria qualquer outra força social (Igreja, família, partido político, etc – daí o termo "efeitos limitados").            O alcance das mensagens midiáticas depende do contexto social em que estão inseridas, ficando sujeitos aos demais processos comunicativos que se encontram presentes na vida social. Neste caso, os filtros individuais pelos quais são filtradas as mensagens seriam de origem muito mais social do que psicológica.

1             – pesquisa sobre os mcm:

Análise do conteúdo

Estudo das gratificações:

O que determinado programa de “rádio” significa as pessoas ?

Como a audiência é estratificada                 Lazarsfield

O ouvinte médio não é capaz de uma boa introspecção.

Pesquisa do tipo de consumo do público em relação às comunicações de massa.

EFEITOS PRÉ - SELETIVOS: O rádio seleciona o público e depois exerce influência sobre ele.

O CONTEXTO SOCIAL E OS EFEITOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL –   A influência dos MCM deriva mais das características do sistema social  a eles circunstante, do que do conteúdo que difundem.

AS DINÂMICAS SOCIAIS SE CRUZAM COM OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO. 

EXEMPLO: OS MCM, junto com os Discursos, eventos, documentos escritos, as discussões, todo o material de propaganda.

EFEITOS LIMITADOS DOS MCM

Efeito de ativação - Tendências latentes em comportamentos efetivos de voto.

Efeito de reforço - Preserva as decisões tomadas evitando mudanças de opiniões.

Efeito de conversão LIMITADO PORÉM (porque as pessoas mais expostas e atentas à campanhas eleitorais são as que possuem opiniões de voto bem articuladas e solidificadas). DEVE-SE REDEFINIR OS PROBLEMAS SOBRE AS QUAIS AS PESSOAS POSSAM ASSUMIR UM NOVO RELEVO, AO SEREM COLOCADAS EM EVIDÊNCIA PELA PROPAGANDA.

·       A RELAÇÃO INTERPESSOAL INFLUENCIA MAIS DO QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.

·        É MAIS IMPORTANTE O CAMPO SOCIAL DO QUE O LÍDER DE OPINIÃO.

 ABORDAGEM EMPÍRICA DE CAMPO explica a existência de Líderes de opinião

Paul Lazarsfeld – influência do líder de opinião

HOJE A FUNÇÃO DOS LÍDERES DE OPINIÃO PARA FILTRAREM A INFORMAÇÃO FICOU PREJUDICADA PELO USO MASSIVO DOS MCM.

Influência das relações interpessoais na configuração dos efeitos
Descoberta do Líder de opinião

·         EFEITOS SOCIOLÓGICOS

Paul Lazerfield As reações imediatas das audiências nos conteúdos da comunicação de massa.

Estudou os fatores de mediação existentes entre os indivíduos e os meios de comunicação de massa.

The people’s choice e Personal influence: The part played by people in the flow



LAZARSFIELD – KATZ - BERELSON - GAUDET 1944 –


THE PEOPLE’S CHOICE


DUPLO FLUXO


TWO STEP FLOW  MODELO DA INFLUÊNCIA INTERPESSOAL


A OPINIÃO DOS INDIVÍDUOS É INFLUENCIADA NÃO SÓ POR CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS QUE DETERMINAM A PERCEPÇÃO, MAS TAMBÉM PELA QUALIDADE DOS VÍNCULOS, QUE SE FORMAM NO INTERIOR DOS GRUPOS.


A INFLUÊNCIA DO CAMPO = EM QUAL CONTEXTO SOCIAL ESTÁ INSERIDO VARIÁVEIS ECONÔMICAS SOCIOLÓGICAS E PSICOLÓGICAS

O papel do status socioeconômico, da religião, faixa etária e outros fatores sociológicos

AS SITUAÇÕES SOCIAIS REQUEREM CONSTANTEMENTE A ELABORAÇÃO DE AÇÕES OU OPINIÕES E OS MEMBROS DE UM GRUPO FAZEM INTERAÇÕES RECÍPROCAS QUE REFORÇAM AS OPINIÕES INDETERMINADAS DE CADA PESSOA.

Líder de comunicação local - POLIFÓRMICO = INFLUENCIA EM DIVERSAS ESFERAS TEMÁTICAS EM GERAL – é o que conhece bem e mais pessoas, o seu lado humano – MERTON

Líder de comunicação cosmopolita: MONOMÓRFICO = ESPECÍFICO  qualitativo e seletivo na rede de suas relações pessoais. É dotado de competências específicas de autoridade,

FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA = Líderes de opinião, MCM, e as REDE DE INTERAÇÕES QUE UNE AS PESSOAS, UMAS AS OUTRAS.

KATZ e LAZERFIELD


TWO STEP FLOW – MEDIAÇÃO


1º Dos MCM aos LÍDERES DE OPINIÃO (mediadores)


 2º DOS LÍDERES ao PÚBLICO


Os líderes de opinião são mediadores


entre os MCM


O GRAU MÁXIMO DE INTERESSE É PERCEBIDO


POR ALGUNS INDIVÍDUOS QUE SABEM MAIS SOBRE O ASSUNTO


OU ESTÃO MUITO ENVOLVIDOS COM ELE


Paul Lazarsfeld –

influência do líder de opinião:
           Preocupação imediata das audiências dos conteúdos da comunicação de massa.

Abordagem empírica do campo. Fatores de mediação existentes entre os meios de comunicação de massa.

The people’s choice 1944               

Personal Influence,  1955

Líder de opinião: indivíduo que no meio da malha social, influência outros indivíduos na tomada de decisão.

A comunicação é um processo que se dá em 2 níveis:

Dos meios aos líderes e dos líderes as demais pessoas.

Incluiu-se o contexto social em que vivem os indivíduos.

Influência das relações interpessoais na configuração dos efeitos da comunicação.


GATE KEEPER indivíduo que na massa influência

os outros na tomada de decisão.

2 níveis de comunicação
Do meio para o líder
Do líder para os outros

 Enfoque fenomênico Os meios de comunicação

não são causa única dos efeitos.
Há fatores extra media nos estudos

 KURT LEWIN Interação dos indivíduos dentro dos grupos, processos de decisão.


Influência de diversos outros fatores:
Características psicológicas dos receptores
As formas de organização das mensagens
As redes de relacionamentos interpessoais em que os indivíduos se inserem.
Elementos extramidia que atua, de forma concominante nos meios de comunicação
Os usos que as pessoas fazem destes meios.
A natureza das ações do meio na sociedade.

            Preocupação imediata das audiências dos conteúdos da comunicação de massa. Abordagem empírica do campo. Fatores de mediação existentes entre os meios de comunicação de massa.

The people’s choice 1944                            Personal Influence, 1955

Líder de opinião: indivíduo que no meio da malha social, influência outros indivíduos na tomada de decisão.

A comunicação é um processo que se dá em 2 níveis:

Dos meios aos líderes e dos líderes as demais pessoas.

Incluiu-se o contexto social em que vivem os indivíduos.

Influência das relações interpessoais na configuração dos efeitos da comunicação. 

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