Pular para o conteúdo principal

16.1 CONCEITOS DE JORNALISMO

Manchete título principal de uma edição. O assunto principal

Cenas várias fotos em sequência
 
SUITE – REPORTAGEM QUE EXPLORA O DESDOBRAMENTO DE NOTÍCIA
PUBLICADA NA EDIÇÃO ANTERIOR Matéria que atualiza um assunto já divulgado por um veículo
 
SIDE – lado TEXTO DE APOIO
Texto secundário que pode desenvolver aspectos específicos do tema abordado no texto principal. Rememorar fatos, acrescentar dados, analisar, interpretar, comentar, ou até polemizar com o texto principal.
 
RETRANCA
Termo genérico para designar cada unidade de texto em jornal.            Mais especificamente designa o código (em letras e números em que se localiza um texto no diagrama de qualquer página de uma edição

BARRIGA = grave erro na informação

BIGODE – fio que separa textos títulos e fotos

COZINHAR= reescrever texto publicado em outro veículo


FAITS DIVERS –     inusitado PITORESCO ou bizarro FATOS E NOTÍCIAS COM 
                                ALTO POTENCIAL DE  ATRAÇÃO
                               Morte casamento de celebridade,  
                               Crime de família de classe média alta Geralmente são acontecimentos trágicos, tais como crimes e acidentes, delitos descritos em poucas 

FEATURE – TEXTOS MAIS LEVES E SABOROSOS QUE NÃO PRECISAM TER RELAÇÃO IMEDIATA COM A DESCRIÇÃO DE UM ACONTECIMENTO
VAI ALÉM DO CARÁTER FACTUAL DA NOTÍCIA APROFUNDAMENTO DO ASSUNTO
NÃO SE USA ALGARISMO NO INÍCIO DE FRASES
Não usar a palavra ontem


SUÍTE Matéria que atualiza um assunto já divulgado por um veículo.
 
MAIUSCULA
NOMES PRÓPRIOS E COMEÇOS DE FRASE
CONCEITOS POLÍTICOS IMPORTANTES
CITAÇÃO DIRETA
INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E UNIDADES ADMINISTRATIVAS
NOME DE DATAS, FERIADOS E EVENTOS HISTÓRICOS
TÍTULO DE OBRAS
REGIÃO GEOGRÁFICA CONSAGRADA
OCIDENTE E ORIENTE
PERÍODO HISTÓRICO CONSAGRADO
LEIS E NORMAS COM NOMES PRÓPRIOS: Lei Sarney
Apelidos de personagens históricos 
Prêmios e distinções
Palavras com hífen: Grã-Bretanha Vice-Presidente
LEIS COM número, usa MINÚSCULA

Menor de idade usa só as iniciais com ponto e sem espaço: R.M.B

MÍNUSCULAS
rua, avenida, praça
                                         CARGOS PROFISSÕES: doutor, papa
meses e dias
da semana

PORÉM É MAIS FORTE DO QUE MAS
PLEONASMO - REDUNDÂNCIA
A MÍDIA IMPRESSA TEM MAIS INFLUÊNCIA DO QUE A ELETRÔNICA
Temas mais específicos chamam mais atenção
Usar a  frase:  SEGUNDO O XXXXXXXXXX, o objetivo é
 

ARTIGO – opinativo

texto de um especialista ou escritor, jornalista, ou não, sobre um tema da atualidade.
 
 
FOLOW UP instrumento para certificar que o material enviado foi recebido pelo pauteiro


JORNALISMO NA WEB TEM 4 CARACTERÍSTICAS
INTERATIVIDADE,

CUSTOMIZAÇÃO DE CONTEÚDO,
HIPERTEXTUALIDADE

MULTIMIDIALIDADE

 WEBJORNALISMO  texto fotos, gráficos áudios, vídeos, animações, informações de e-mails FAZEM COM QUE O JORNALISMO DIGITAL NÃO SEJA DEFINITIVO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

8 CLIPPING Monitoramento e análise de notícias

CLIPPING monitoramento e análise de notícias coleção de material impress de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa, ou marca NAS CRISES O CLIPPING É utilizado para a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia. O CLIPPIN VERIFICA O DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA E IDENTIFICA A POLÍTICA EDITORIAL DOS JORNAIS DE MANEIRA A qualificar, ampliar e melhorar a cobertura Título da matéria Data da matéria Nome do veículo Estado do veículo Assunto ou tema CLASSIFICADO SEGUNDO LISTA DE PALAVRAS-CHAVES Gênero jornalístico de cada matéria (NOTÍCIA, EDITORIAL, REPORTAGEM, ENTREVISTA, ARTIGO, NOTA DE OPINIÃO, NOTA INFORMATIVA, CARTA DO LEITOR, CRÔNICA) Fonte mencionada na matéria - (DIRIGENTE CHEFE – empregados, técnica, não citada Tipo e qualidade da presença da organização na matéria   (capa,1ª pagina manchete de página, título, destaque no texto (lead), citação, rodap...