Pular para o conteúdo principal

16.1 CONCEITOS DE JORNALISMO

Manchete título principal de uma edição. O assunto principal

Cenas várias fotos em sequência
 
SUITE – REPORTAGEM QUE EXPLORA O DESDOBRAMENTO DE NOTÍCIA
PUBLICADA NA EDIÇÃO ANTERIOR Matéria que atualiza um assunto já divulgado por um veículo
 
SIDE – lado TEXTO DE APOIO
Texto secundário que pode desenvolver aspectos específicos do tema abordado no texto principal. Rememorar fatos, acrescentar dados, analisar, interpretar, comentar, ou até polemizar com o texto principal.
 
RETRANCA
Termo genérico para designar cada unidade de texto em jornal.            Mais especificamente designa o código (em letras e números em que se localiza um texto no diagrama de qualquer página de uma edição

BARRIGA = grave erro na informação

BIGODE – fio que separa textos títulos e fotos

COZINHAR= reescrever texto publicado em outro veículo


FAITS DIVERS –     inusitado PITORESCO ou bizarro FATOS E NOTÍCIAS COM 
                                ALTO POTENCIAL DE  ATRAÇÃO
                               Morte casamento de celebridade,  
                               Crime de família de classe média alta Geralmente são acontecimentos trágicos, tais como crimes e acidentes, delitos descritos em poucas 

FEATURE – TEXTOS MAIS LEVES E SABOROSOS QUE NÃO PRECISAM TER RELAÇÃO IMEDIATA COM A DESCRIÇÃO DE UM ACONTECIMENTO
VAI ALÉM DO CARÁTER FACTUAL DA NOTÍCIA APROFUNDAMENTO DO ASSUNTO
NÃO SE USA ALGARISMO NO INÍCIO DE FRASES
Não usar a palavra ontem


SUÍTE Matéria que atualiza um assunto já divulgado por um veículo.
 
MAIUSCULA
NOMES PRÓPRIOS E COMEÇOS DE FRASE
CONCEITOS POLÍTICOS IMPORTANTES
CITAÇÃO DIRETA
INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E UNIDADES ADMINISTRATIVAS
NOME DE DATAS, FERIADOS E EVENTOS HISTÓRICOS
TÍTULO DE OBRAS
REGIÃO GEOGRÁFICA CONSAGRADA
OCIDENTE E ORIENTE
PERÍODO HISTÓRICO CONSAGRADO
LEIS E NORMAS COM NOMES PRÓPRIOS: Lei Sarney
Apelidos de personagens históricos 
Prêmios e distinções
Palavras com hífen: Grã-Bretanha Vice-Presidente
LEIS COM número, usa MINÚSCULA

Menor de idade usa só as iniciais com ponto e sem espaço: R.M.B

MÍNUSCULAS
rua, avenida, praça
                                         CARGOS PROFISSÕES: doutor, papa
meses e dias
da semana

PORÉM É MAIS FORTE DO QUE MAS
PLEONASMO - REDUNDÂNCIA
A MÍDIA IMPRESSA TEM MAIS INFLUÊNCIA DO QUE A ELETRÔNICA
Temas mais específicos chamam mais atenção
Usar a  frase:  SEGUNDO O XXXXXXXXXX, o objetivo é
 

ARTIGO – opinativo

texto de um especialista ou escritor, jornalista, ou não, sobre um tema da atualidade.
 
 
FOLOW UP instrumento para certificar que o material enviado foi recebido pelo pauteiro


JORNALISMO NA WEB TEM 4 CARACTERÍSTICAS
INTERATIVIDADE,

CUSTOMIZAÇÃO DE CONTEÚDO,
HIPERTEXTUALIDADE

MULTIMIDIALIDADE

 WEBJORNALISMO  texto fotos, gráficos áudios, vídeos, animações, informações de e-mails FAZEM COM QUE O JORNALISMO DIGITAL NÃO SEJA DEFINITIVO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -