CORRENTE DA AGENDA
SETTING OU TEORIA DOS EFEITOS DE
LONGO PRAZO
KURT E GLADS
LANG
MCOMBS E SHAW
MCOMBS E SHAW
HIPÓTESE
The agenda – setting function of mass media.
The agenda – setting function of mass media.
Ordem do dia- HIERARQUIA DOS ASSUNTOS
não determina extatamnete o que dizer
influência `A médio e longo PRAZO nos temas que a opinião pública falará
O público acata a pauta proposta: se preocupa, reproduz intensamente e no seu meio.
quando o tema é abordado por múltiplos enfoques, o efeito da agenda tende a crescer.
A mídia influencia mas não há certeza que a isso irá acontecer e nem como isso se dará
não determina extatamnete o que dizer
influência `A médio e longo PRAZO nos temas que a opinião pública falará
O público acata a pauta proposta: se preocupa, reproduz intensamente e no seu meio.
quando o tema é abordado por múltiplos enfoques, o efeito da agenda tende a crescer.
A mídia influencia mas não há certeza que a isso irá acontecer e nem como isso se dará
EFEITO ENCICLOPÉDIA - acúmulo de informações das mais diversas naturezas
COOK , TYLER, GOETZ, GORDON
A ação
dos meios não como formadores de opinião, causadores de efeitos diretos, mas como alteradores da estrutura cognitiva das
pessoas.
É o modo de cada pessoa conhecer o
mundo que é modificado a partir dos meios de comunicação de massa. O “agendamento”.
Os efeitos se espalham num período maior de tempo.
Teoria do Agendamento AGENDA SETTING (hipótese)
A Teoria do
Agendamento estuda o poder de agenda dos meios de comunicação, ou seja, a
capacidade que estes possuem para evidenciar um determinado assunto. Para isso, investiga a importância da
mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra
distante. O Agenda Setting é referido como uma "hipótese" devido às
dificuldades metodológicas impostas por suas premissas
e conclusões.
HIPÓTESE DA AGENDA SETTING - MAXUEL MC COMBS E
DONALD SHAW estudaram O Papel dos mídia na formação e na
mudança de cognições Segundo a AGENDA SETTING a pauta das notícias
interpessoais é sugerida pelos jornais, TV rádio e internet, propiciando aos
receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados. MUITA OPINIÃO PÚBLICA É CONSTRUÍDA PELOS VEÍCULOS DE
COMUNICAÇÃO NA SELEÇÃO E VEICULAÇÃO DAS NOTÍCIAS
As pessoas definem seus assuntos de
interesse em função do que os meios
Comentários