Pular para o conteúdo principal

NEWSMAKING KURT LEWIN

Ligada à sociologia das profissões – “estudo dos emissores do ponto
de vista das suas características sociológicas, culturais, do padrão de
carreira seguido por eles, dos processos de socialização sofridos, e assim
por diante” (Wolf, p.183).
Assim, convivem sob o aspecto profissional da divisão de tarefas
repórteres, fotógrafos, pauteiros, editores, anunciantes, prazos... tudo
que faz parte da rotina produtiva das redações.
repórteres, fotógrafos, pauteiros, editores, anunciantes, prazos... tudo
que faz parte da rotina produtiva das redações.

“(...) a criação das notícias é sempre uma interação de repórter,
editor, diretor, constrangimentos da sala de redação, necessidade de
manter a fonte, desejos de audiência, as poderosas convenções
culturais e literárias dentro das quais os jornalistas frequentemente
operam se as pensar”

“Ligada à lógica dos processos de produção da comunicação de
massa e à organização do trabalho de construção das mensagens.
Assim, observa-se a presença de uma cultura profissional, a qual Hohlfeldt
caracteriza como “emaranhado de retóricas, táticas, estereótipos e símbolos
dos meios de comunicação de massa que criam e mantêm paradigmas
profissionais e de auto-imagem.”
A noticiabilidade é composta por inúmeros valores-notícia – elementos pelo
quais serão avaliados os acontecimentos pelos meios de comunicação de
massa e seus profissionais, verificando seu potencial de ser notícia.
Galtung e Rude foram os pioneiros (1965) na identificação dos valores-notícia
quando afirmaram que um acontecimentos será mais noticiável quanto maior
número de valores possuir, mesmo que isto não seja uma regra absoluta.
Hohlfeldt aponta cinco categorias de valores-notícia (que podem se multiplicar
ao infinito):

A noticiabilidade é composta por inúmeros valores-notícia – elementos pelo quais serão avaliados os acontecimentos pelos meios de comunicação de
massa e seus profissionais, verificando seu potencial de ser notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

ESCOLA DE PALO ALTO - ESTRUTURA CIRCULAR - Bateson, Hall, Goffman e Watzlawick, Norbert Wienner

ESCOLA DE PALO ALTO 1942 = CIRCULAR Modelo circular r etroativo da COMUNICAÇÃO Bateson, Hall, Goffman e Watzlawick, Norbert Wienner A comunicação como processo social permanente de forma circular. OS indivíduos estão se comunicando o tempo todo A comunicação deve ser estudada pelas ciências humanas Processos   relacionais e interacionais ·          ESCOLA DE PALO ALTO 1942 ·          Modelo circular retroativo ·          A comunicação acontece na relação como outro e por meio da relação entre ambos; ·          TODA COMUNICAÇÃO (verbal ou não verbal) tem valor, ou seja, gera possibilidade comunicativa; ·          A comunicação como processo social permanente, de forma circular; ·          O comportamentohumano é in...

8 CLIPPING Monitoramento e análise de notícias

CLIPPING monitoramento e análise de notícias coleção de material impress de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa, ou marca NAS CRISES O CLIPPING É utilizado para a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia. O CLIPPIN VERIFICA O DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA E IDENTIFICA A POLÍTICA EDITORIAL DOS JORNAIS DE MANEIRA A qualificar, ampliar e melhorar a cobertura Título da matéria Data da matéria Nome do veículo Estado do veículo Assunto ou tema CLASSIFICADO SEGUNDO LISTA DE PALAVRAS-CHAVES Gênero jornalístico de cada matéria (NOTÍCIA, EDITORIAL, REPORTAGEM, ENTREVISTA, ARTIGO, NOTA DE OPINIÃO, NOTA INFORMATIVA, CARTA DO LEITOR, CRÔNICA) Fonte mencionada na matéria - (DIRIGENTE CHEFE – empregados, técnica, não citada Tipo e qualidade da presença da organização na matéria   (capa,1ª pagina manchete de página, título, destaque no texto (lead), citação, rodap...