Pular para o conteúdo principal

NEWSMAKING KURT LEWIN

Ligada à sociologia das profissões – “estudo dos emissores do ponto
de vista das suas características sociológicas, culturais, do padrão de
carreira seguido por eles, dos processos de socialização sofridos, e assim
por diante” (Wolf, p.183).
Assim, convivem sob o aspecto profissional da divisão de tarefas
repórteres, fotógrafos, pauteiros, editores, anunciantes, prazos... tudo
que faz parte da rotina produtiva das redações.
repórteres, fotógrafos, pauteiros, editores, anunciantes, prazos... tudo
que faz parte da rotina produtiva das redações.

“(...) a criação das notícias é sempre uma interação de repórter,
editor, diretor, constrangimentos da sala de redação, necessidade de
manter a fonte, desejos de audiência, as poderosas convenções
culturais e literárias dentro das quais os jornalistas frequentemente
operam se as pensar”

“Ligada à lógica dos processos de produção da comunicação de
massa e à organização do trabalho de construção das mensagens.
Assim, observa-se a presença de uma cultura profissional, a qual Hohlfeldt
caracteriza como “emaranhado de retóricas, táticas, estereótipos e símbolos
dos meios de comunicação de massa que criam e mantêm paradigmas
profissionais e de auto-imagem.”
A noticiabilidade é composta por inúmeros valores-notícia – elementos pelo
quais serão avaliados os acontecimentos pelos meios de comunicação de
massa e seus profissionais, verificando seu potencial de ser notícia.
Galtung e Rude foram os pioneiros (1965) na identificação dos valores-notícia
quando afirmaram que um acontecimentos será mais noticiável quanto maior
número de valores possuir, mesmo que isto não seja uma regra absoluta.
Hohlfeldt aponta cinco categorias de valores-notícia (que podem se multiplicar
ao infinito):

A noticiabilidade é composta por inúmeros valores-notícia – elementos pelo quais serão avaliados os acontecimentos pelos meios de comunicação de
massa e seus profissionais, verificando seu potencial de ser notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre ...

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

LIGHTROOM 8 - REVELAÇÃO

Pode-se copiar e colar o ajuste da foto SINCRONIZAR AS FOTOS pode selecionar várias fotos e clicar em sincronizar a baixo, à esquerda BOTÃO DIREITO/CONFIGURAÇÕES/COPIAR OU COLAR CONFIGURAÇÕES  CONFIGURAÇÃO NOVA: salvar em nova configuração. Pode-se selecionar a 1ª e a última selecionando entre elas com control ZOOM CONTROL + OU CLIKAR DA REFINAR FOTOS 1 - REDIMENSIONAR O cadeado mexe nas proporções: com ou sem proporções pode-se virar os ÂNGULOS fazer um seta horizontal para arrumar o horizonte 16:9 sensação de filme ALINHAMENTO DE FOTO O íconezinho aà esquerda abaixo do ângulo serve para alinhar a foto. TECLA A = OUTRAS DIRETRIZES SHIFT O = Proporcional de ouro aumentar o contraste sombras negativo realce um pouco positivo 2 - CORRETOR DE MANCHAS tratamento de pele - CLARIDADE NEGATIVA        - 50 - 100? depende da pele pode mudar o tamanho opacidade 3 - REDUTOR DE OLHOS VERMELHO 4 - LIMITE RADIAL A OPÇÃO MARCADOR D...