Pular para o conteúdo principal

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - O que vem por aí?


A destruição criativa é o fato essencial do capitalismo” Joseph Schumpeter
Desafios CEO & CIO tudo passa por pessoas

O empreendedor, independentemente do porte da organização em que atua, é o agente da inovação e da destruição criativa, maneira como os produtos e métodos inovadores estão constantemente tomando o lugar dos antigos. Isso coloca quase todos os negócios em risco, e muitos acabam falindo por não serem capazes de inovar.

ORGANIZAÇÕES PRECISAM ABRAÇAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Essa foi a mensagem de Peter Sondergaard , vice - presidente executivo e chefe de pesquisa global da Gartner, Inc. no Symposium Gartner de outubro de 2017. As organizações precisam adotar a transformação digital imediatamente, pois os disruptores digitais estão emergindo em praticamente todas as indústrias.

NÃO IMPORTA O SETOR, 20% É O PONTO DE NÃO RETORNO
Segundo Sondergaard, uma vez que as receitas digitais de um setor atingem 20% da receita total, as organizações tradicionais que compõem o segmento devem lutar para sobreviver. Este é o ponto onde o banho de sangue digital começa.

DISRUPTORES DIGITAIS
Os disruptores digitais estão fazendo duas coisas: encontrando novas oportunidades e atacando a fraqueza dos fornecedores estabelecidos. Os disruptores digitais buscam atender demandas não atendidas de clientes. Eles encontram maneiras de usar o excesso de capacidade da cadeia de suprimentos, exploram novas plataformas de conscientização e marketing e também capitalizam novos canais de distribuição. O segmento digital também expõe as fraquezas dos fornecedores estabelecidos

UNICÓRNIOS 2017
O termo unicórnio é muito familiar para quem é do ramo de startups. O termo se refere àquelas startups com um valuation* igual ou acima de um bilhão de dólares. Hoje são +200 e juntas somam quase US$1TRI

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EXIGE CRIAÇÃO DE VALOR EM ESCALA
Não importa onde você esteja em sua jornada, para criação de valor digital em escala, será necessária um combinação essencial de 3 aceleradores de escala:
DESTREZA DIGITAL, TECNOLOGIAS DE EFEITO DE REDE E PLATAFORMA DIGITAL INDUSTRIALIZADA

DESTREZA DIGITAL
Destreza digital é um novo design organizacional e uma nova mistura de talentos para um novo ambiente de trabalho digital de alto desempenho. As organizações devem mudar internamente para mudar externamente.

TECNOLOGIAS DE EFEITO DE REDE
As principais tecnologias de efeitos de rede em 2018 serão: IoT, APIs e AI.* Elas ajudam na transição do CIO para a tomada de decisões táticas de tecnologia isoladas para construir uma plataforma de negócios digital estratégica integrada.
*IoT – Internet of Things ou Internet das Coisas
  APIs – Application Programming Interface ou Interfaces de Programação de Aplicativos
  AI – Artificial Intelligence ou Inteligência Artificial (IA)

PLATAFORMA DIGITAL INDUSTRIALIZADA
Significa criar uma plataforma digital integrada e coordenada que permita adicionar ou interromper dinamicamente os jogadores ou mudar a relação entre eles. Ela desencadeia a destreza digital de sua força de trabalho e desbloqueia o potencial da tecnologia de efeito de rede.

A plataforma digital permite que se crie valor em todas as direções: para cima, para dentro e para fora. A criação de valor costumava ser unidirecional – da organização para os clientes, agora, pode escalar em todas as direções, de qualquer pessoa, em qualquer lugar e para qualquer um.

A LIDERANÇA DESSE PROCESSO PASSA PELA ÁREA DE NEGÓCIOS,
MAS O MAESTRO AINDA É O CIO
PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
O tema já faz parte da pauta dos CEOs, que estão convencidos da importância de desencadear um processo de transformação digital, porém quase metade deles não tem ideia de como iniciar. A liderança desse processo passa pela área de negócios, mas o maestro ainda é o CIO, por isso os CEOs estão cada vez mais abertos para propostas que venham da área TI . Implementar um projeto desta natureza requer, acima de tudo, uma predisposição para assumir riscos. Sendo assim, é importante uma valorização das lideranças e da cultura da organização, pois somente desse modo será possível estabelecer prioridades, pontos críticos e ter clareza de onde quer chegar e porquê.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

Algorítimo Os 3 Pilares do Instagram

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O ALGORÍTIMO DO INSTAGRAM? TEMPORALIDADE - até 2016 os posts aparececiam em ordem cronológica. Agora, além de aparecer os conteúdos mais recentes, eles aparecem conforme a experiência do usuário. O instagram mostra os posts mais relevantes para cada tipo de público. Entrega para o usuário o que ele tem mais interesse.  RELACIONAMENTO - Mais curtidas, comentários e compartilhamento. Incentive seus seguidores através dos 3 pontinhos, no alto à direita do aplicativo, para receber notificações dos seguidores ENGAJAMENTO HASTAGS. Coloque hastags. Até 6 por post. Observe quais hastags sao mais interessantes para você e seu público e as utilize

ESCOLA DE PALO ALTO - ESTRUTURA CIRCULAR - Bateson, Hall, Goffman e Watzlawick, Norbert Wienner

ESCOLA DE PALO ALTO 1942 = CIRCULAR Modelo circular r etroativo da COMUNICAÇÃO Bateson, Hall, Goffman e Watzlawick, Norbert Wienner A comunicação como processo social permanente de forma circular. OS indivíduos estão se comunicando o tempo todo A comunicação deve ser estudada pelas ciências humanas Processos   relacionais e interacionais ·          ESCOLA DE PALO ALTO 1942 ·          Modelo circular retroativo ·          A comunicação acontece na relação como outro e por meio da relação entre ambos; ·          TODA COMUNICAÇÃO (verbal ou não verbal) tem valor, ou seja, gera possibilidade comunicativa; ·          A comunicação como processo social permanente, de forma circular; ·          O comportamentohumano é in...