Hoje, a comunicação sofreu uma brutal revolução, que não se restringe ao universo digital e sim ao universo mental da sociedade que anseia e depende, cada vez mais, do entretenimento e da identificação de contato, para conquistar completa adesão e engajamento.
O conceito hoje, mundialmente explorado, define-se como "transmedia storytelling". A arte de produzir dramas, conflitos e heróis avançou para a exploração complementar de todas as mídias, envolvendo toda a sociedade, gerando, inclusive, interesse por parte da grande mídia (na busca do que se classifica como mídia espontânea). Um dos subsídios para a produção dessas histórias cativantes encontra-se nas técnicas sofisticadas de gameficação (recompensas pelo engajamento).
Para concluir, deixo um comentário de Patrícia Weiss, chairman e fundadora do "Branded Content Marketing Association", sobre o que é Transmedia Storytelling e sua importância para o marketing do século XXI:
"Essa revolução foi extremamente sentida e acentuada em 2013, e pode mudar o nome e o significado do marketing para sempre. Marketing agora se chama storytelling (...) Um fato tem 20 vezes mais chance de ser lembrado, se estiver ancorado em uma história. A arte de contar histórias é presente na vida do ser humano desde o seu nascimento. Histórias têm o poder de capturar e reter a nossa atenção, transmitindo conhecimento, valores e conceitos desde o berço, literalmente. Somos naturalmente acostumados e ávidos por histórias. Em todo o mundo é assim. Sempre foi e será porque é cientificamente comprovado. Storytelling, a arte de contar histórias, pertence somente ao universo humano."
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