Pular para o conteúdo principal

OS 8P DO MARKETING DIGITAL

1. Pesquisa

Pesquisar sobre seu público-alvo é essencial para saber onde estão as melhores oportunidades de divulgação e que tipo de conteúdo vai gerar mais resultados para você.
Algumas ferramentas gratuitas, como o Google Analytics e o Google AdWords podem revelar tanto dados demográficos e o comportamento de quem visita seu site, como que tipo de informações seu público pesquisa no Google.

2. Planejamento

Como você já deve ter percebido, uma estratégia de Marketing Digital pode ter diversas estratégias e ações diferentes.
Por exemplo, sua estratégia pode contar, ao mesmo tempo, com marketing em redes sociais, mídias pagas como o AdWords e estratégias de SEO.
Para que você não se perca em meio a tantas vertentes, precisa apostar no planejamento de marketing.
Ter um plano de ação é essencial para que sua estratégia de Marketing Digital tenha coesão e para que você possa medir os resultados e otimizar a promoção da sua marca.

3. Produção de conteúdo 

As melhores estratégias de Marketing Digital são voltadas para a produção de conteúdo.
Independente de que canais você utilizar para promover sua marca online, é essencial entregar conteúdos que sejam úteis e relevantes para o seu público.
Sejam eles em texto, vídeo ou áudio, os materiais produzidos pela sua marca irão aumentar sua visibilidade online e entregar valor para seus consumidores ou possíveis clientes.

4. Publicação

Uma vez que você tenha conteúdos relevantes, é preciso publicá-los nos canais mais relevantes.
Se você produzir artigos, por exemplo, publique-os em seu blog. Se for apostar em vídeos, publique em plataformas como YouTube ou Vimeo.
Pode parecer algo extremamente simples, mas a publicação dos conteúdos envolve mais do que copiar e colar um texto, por exemplo.
Sempre que for publicar algo na Internet, lembre-se de otimizar seu conteúdo para SEO.
Isto vai garantir que seus conteúdos sejam encontrados em motores de busca, como o Google, e consequentemente aumentar a visibilidade da sua marca.

5. Promoção

Após publicar seus conteúdos, é necessário promovê-los para que eles sejam acessados pelo maior número de pessoas possível.
Neste momento, é necessário utilizar as informações que você coletou durante a fase de pesquisa para evitar que você desperdice seu tempo e recursos promovendo seus conteúdos em lugares que seu público não acessa.
Nunca se esqueça de promover seus conteúdos, caso contrário todo seu trabalho será desperdiçado.

6. Propagação

Uma das principais características do Marketing Digital é a interação entre empresas e consumidores.
Quando você promove sua marca online, está criando uma oportunidade de se relacionar com sua audiência.
O maior benefício deste relacionamento é que se você entregar valor para seus consumidores, eles podem se tornar um mecanismo gratuito de promoção da sua marca.
Portanto, crie conteúdos que irão estimular sua audiência a compartilhar e comentar sobre sua marca.

7. Personalização

No ambiente da Internet, é possível acompanhar o comportamento de cada usuário que visita sites, blogs, redes sociais e outras plataformas.
O benefício disso para quem pratica Marketing Digital é a possibilidade de personalizar mensagens de acordo com o perfil do seu público.
Desta maneira, você pode criar estratégias diferentes para diferentes tipos de consumidores da sua marca.
Isto assegura que seus conteúdos serão relevantes, bem recebidos e que você estará otimizando seus resultados.

8. Precisão

Como mencionamos acima, é possível medir vários comportamentos do seu público na Internet.
Quem ignora estes dados acaba desperdiçando tempo e recursos em estratégias que não são eficazes.
Portanto, acompanhe os dados de todas as suas ações de Marketing Digital para ter certeza de que elas estão gerando os resultados que você espera.
Utilize estes aprendizados para suas estratégias futuras e você estará otimizando a presença online da sua marca cada vez mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 Imagem Institucional e Interpretação de Pesquisas

IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS A IMAGEM INSTITUCIONAL É A FORMA COMO DIFERENTES PÚBLICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO A PERCEBEM, ASSIM COMO SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. IMAGEM INSTITUCIONAL E INTERPRETAÇÃO DE PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO,  AS PESQUISAS PRIMORDIALMENTE SERVEM PARA CORRIGIR CAMINHOS E VERIFICAR SE O PROJETO EDITORIAL TEM FUTURO COM O PÚBLICO LEITOR Enquete Pesquisa quantitativa composição da amostragem GRUPOS FOCAIS FINALIDADE Identificar percepções, sentimentos, atitudes, e ideias dos participantes, a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a ABORDAGEM DA pesquisa. EM PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SEUS PROÓPOSITO É GERAR NOVAS IDEIAS OU HIPÓTESE E ESTIMULAR O PENSAMENTO DO PESQUISADOR, ...

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre ...

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...