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Principais métricas do Marketing Digital

Gerenciar sua estratégia de marketing digital é essencial para garantir seu sucesso. Além de definir táticas e objetivos da sua estratégia, você não pode esquecer de medir os resultados.

A quantidade de dados disponíveis sobre o comportamento dos usuários na Internet é maior do que podemos acompanhar.
Por isso, saber o que medir é o primeiro passo para o gerenciamento da sua estratégia.
Entender as principais métricas  do marketing digital vai te ajudar a compreender sua audiência e se colocar à frente dos seus competidores.

Engajamento

Para cada canal de marketing digital, existem dados diferentes a serem acompanhados.
Se você quer garantir que seu público está interagindo com sua marca online, precisa entender o comportamento dos usuários em cada situação.
Nas redes sociais, fique atento ao número de comentários, compartilhamentos e reações (como curtidas) nas suas postagens.
Se você estiver fazendo uma estratégia de email marketing, acompanhe as taxas de abertura e as taxas de cliques dos seus emails, pois elas indicarão se você está enviando conteúdos relevantes para sua base de contatos.
Já se estiver apostando em marketing em vídeos, o número de visualizações e tempo de visualização dos seus vídeos irá indicar se eles estão sendo efetivos ou não.
O engajamento da sua audiência também pode ser medido  no seu blog ou site.
Utilizando o Google Analytics, você pode avaliar o tempo de permanência dos usuários e quantas vezes eles retornam para o seu site.

Custo de Aquisição de Clientes

Esta métrica, também abreviada na sigla CAC, irá indicar quantos recursos você gasta para que alguém se torne seu cliente.
Ela é calculada por meio da soma de todos os gastos relacionados ao marketing digital, dividida pelo número de clientes conquistados.
Medir o custo de aquisição de clientes pode indicar não só o quanto sua estratégia de marketing digital é eficaz para conquistar clientes com poucos recursos, mas também quais canais são mais eficientes.
Desta maneira, você pode descobrir por exemplo que uma estratégia de SEO atrai mais clientes por menos investimento, ou uma estratégia de Facebook Ads tem melhores resultados.

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