Pular para o conteúdo principal

Principais métricas do Marketing Digital

Gerenciar sua estratégia de marketing digital é essencial para garantir seu sucesso. Além de definir táticas e objetivos da sua estratégia, você não pode esquecer de medir os resultados.

A quantidade de dados disponíveis sobre o comportamento dos usuários na Internet é maior do que podemos acompanhar.
Por isso, saber o que medir é o primeiro passo para o gerenciamento da sua estratégia.
Entender as principais métricas  do marketing digital vai te ajudar a compreender sua audiência e se colocar à frente dos seus competidores.

Engajamento

Para cada canal de marketing digital, existem dados diferentes a serem acompanhados.
Se você quer garantir que seu público está interagindo com sua marca online, precisa entender o comportamento dos usuários em cada situação.
Nas redes sociais, fique atento ao número de comentários, compartilhamentos e reações (como curtidas) nas suas postagens.
Se você estiver fazendo uma estratégia de email marketing, acompanhe as taxas de abertura e as taxas de cliques dos seus emails, pois elas indicarão se você está enviando conteúdos relevantes para sua base de contatos.
Já se estiver apostando em marketing em vídeos, o número de visualizações e tempo de visualização dos seus vídeos irá indicar se eles estão sendo efetivos ou não.
O engajamento da sua audiência também pode ser medido  no seu blog ou site.
Utilizando o Google Analytics, você pode avaliar o tempo de permanência dos usuários e quantas vezes eles retornam para o seu site.

Custo de Aquisição de Clientes

Esta métrica, também abreviada na sigla CAC, irá indicar quantos recursos você gasta para que alguém se torne seu cliente.
Ela é calculada por meio da soma de todos os gastos relacionados ao marketing digital, dividida pelo número de clientes conquistados.
Medir o custo de aquisição de clientes pode indicar não só o quanto sua estratégia de marketing digital é eficaz para conquistar clientes com poucos recursos, mas também quais canais são mais eficientes.
Desta maneira, você pode descobrir por exemplo que uma estratégia de SEO atrai mais clientes por menos investimento, ou uma estratégia de Facebook Ads tem melhores resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 CLIPPING Monitoramento e análise de notícias

CLIPPING monitoramento e análise de notícias coleção de material impress de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa, ou marca NAS CRISES O CLIPPING É utilizado para a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia. O CLIPPIN VERIFICA O DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA E IDENTIFICA A POLÍTICA EDITORIAL DOS JORNAIS DE MANEIRA A qualificar, ampliar e melhorar a cobertura Título da matéria Data da matéria Nome do veículo Estado do veículo Assunto ou tema CLASSIFICADO SEGUNDO LISTA DE PALAVRAS-CHAVES Gênero jornalístico de cada matéria (NOTÍCIA, EDITORIAL, REPORTAGEM, ENTREVISTA, ARTIGO, NOTA DE OPINIÃO, NOTA INFORMATIVA, CARTA DO LEITOR, CRÔNICA) Fonte mencionada na matéria - (DIRIGENTE CHEFE – empregados, técnica, não citada Tipo e qualidade da presença da organização na matéria   (capa,1ª pagina manchete de página, título, destaque no texto (lead), citação, rodap...

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS ESFERA PÚBLICA ESPAÇO PÚBLICO 2ª FASE DA TEORIA CRÍTICA

Teoria da ação comunicativa – HABERMAS Razão comunicativa e comunidade ideal de comunicão auxilia a reconstrução da vida social MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA: espaço público e opinião pública A esfera pública burguesa está ligada ao surgimento da imprensa no sec. XVIII A ESFERA PÚBLICA É O CONJUNTO DE ESPAÇÕES ONDE OCORREM DISCUSSÕES E DEBATES SOCIAIS, COM O FIM DE CONSENSO. HABERMAS DEFENDE A Razão comunicativa SENDO A COMUNICAÇÃO UMA AÇÃO QUE CONSTRÓI A VIDA SOCIALE FACILITA A INTERAÇÃO COMPREENSÃOE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS A comunicação deve ser utilizada de forma clara, o que garante o entendimento. DEVE-SE ABANDONAR A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA IV – A COLONIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA Uma parcela importante das conquistas e liberdades que desfrutamos hoje se deveu a formação de uma esfera pública, em que os sujeitos livres se reúnem para discutir interesses comuns. A expansão do aparelho do est...

ESCOLA DE PALO ALTO - ESTRUTURA CIRCULAR - Bateson, Hall, Goffman e Watzlawick, Norbert Wienner

ESCOLA DE PALO ALTO 1942 = CIRCULAR Modelo circular r etroativo da COMUNICAÇÃO Bateson, Hall, Goffman e Watzlawick, Norbert Wienner A comunicação como processo social permanente de forma circular. OS indivíduos estão se comunicando o tempo todo A comunicação deve ser estudada pelas ciências humanas Processos   relacionais e interacionais ·          ESCOLA DE PALO ALTO 1942 ·          Modelo circular retroativo ·          A comunicação acontece na relação como outro e por meio da relação entre ambos; ·          TODA COMUNICAÇÃO (verbal ou não verbal) tem valor, ou seja, gera possibilidade comunicativa; ·          A comunicação como processo social permanente, de forma circular; ·          O comportamentohumano é in...