Crossovers eletrônicos. Caixas
Acústicas. Cabos e conexões
CROSSOVER são divisores de frequência divide em
faixas de frequência corta
eles são basicamente
divisores de frequências.
Há os ATIVOS E PASSIVO
Crossover PASSIVO Os PASSIVOS atuam APÓS A amplificação.
HÁ PERDA DE ENERGIA
Crossover ativo Os ativos dependem de alimentação externa p/ funcionar, e atuam antes da etapa de amplificação.
NÃO HÁ DISPERDÍCIO DE ENERGIA
NÃO HÁ DISPERDÍCIO DE ENERGIA
Vamos a um exemplo
prático, usando um crossover ativo:
suponha um sistema de 3 vias. A 1ª, responde de 30 Hz a 120 Hz; a 2ª, de 120 Hz
a 1800 Hz, e a 3ª, de 1800 a 16000 Hz.
Cada via dessas usa um amp. Então, no crossover, vc
Cada via dessas usa um amp. Então, no crossover, vc
Triamplificação
Deve-se evitar o cancelamento de fase
LOW PASS – passa baixa, ou CORTA A
PREQUÊNCIA ALTA QUE VAI PARA O FALANTE
HIGH PASS corta as frequências BAIXAS até
125hz PARA LEVAR AS ONDAS SONORAS AO FALANTE DE MÉDI E AGUDO – corta de fre 0 à
60hz
BAND PASS corta baixas e altas para médio
graves 125hz e depois corta 1.200hz ou 2.000 ou 2k
MAIOR INTENSIDADE, MAIS BRUSCO SERÁ
Os cortes se somam: do crosover, do
amplificador
FLAT OU FULL RANGE
BASS BOOST – reforça grave
-
Crossover ligado em "side-chain" de compressor pode servir como
de-esser;
- gate (cortar sinais abaixo de um certo determinado por VOCE nivel);
- compressor (alteracao de faixa dinamica de Sinal reproduzido conforme SEUS ajustes );
- limitador (versao extrema de compressor pode eliminar os sinais acima de niveis determindaos por VOCE)
- expander (inversao de compressor .Pode redistribuir os sinais com maior e menor intensidade com uma media que VOCE define);
- ducker (com ajuda de entrada de side-chain pode cortar o sinal cada vez quando VOCE usa o microfone principal);
- leveler (compellor) - permita ajustar o nivel medio de sinal que VOCE deseja;
- compressor (alteracao de faixa dinamica de Sinal reproduzido conforme SEUS ajustes );
- limitador (versao extrema de compressor pode eliminar os sinais acima de niveis determindaos por VOCE)
- expander (inversao de compressor .Pode redistribuir os sinais com maior e menor intensidade com uma media que VOCE define);
- ducker (com ajuda de entrada de side-chain pode cortar o sinal cada vez quando VOCE usa o microfone principal);
- leveler (compellor) - permita ajustar o nivel medio de sinal que VOCE deseja;
- de-esser (com side-chain e equalisador/crossover pode diminuir ou até retirar excesso de CHHHHH,XXXX,SSSSS,SHHHHH )
- dominador (limitador de picos em funcao de freuqncia pode controlar algumas frequências no sinal sem afetar SEU mix);
CAIXAS
drivers (entenda tanto alto-falantes "comuns" quanto os de
alta frequência) só conseguem reproduzir uma certa faixa de frequências. Ainda
não foi inventado o alto-falante perfeito, que reproduza todas as frequências,
e com qualidade aceitável.
VIAS A MAIORIA USA 3
SUB GRAVES 15 à 21”
MÉDIO GRAVES 6 À 12”
MÉDIO AGUDO CORNETA DE
TITÂNEO
AGUDO
Drivers transformam
sinais elétricos em ondas sonoras
MONITORAÇÃO DE PALCAO as frequências graves podem ser obtidas
posicionando as caixas acústicas nos cantos, em posição diagonal
Caixas acústicas posicionadas no chão
potencializam a produção de graves
A reprodução
de graves SE altera SE A DISTÃNCIA ENTRE AS CAIXAS FOR MODIFICADA
WOOFER alto falantes usado para reproduzir os
sons graves ou de baixa frequência
SUB 18” OU 21” TEM CONES PESADOS
Full range ou flat ALTO FALANTE QUE ABRANGE TODA A BANDA DE AUDIO um pouco de cada
Tweeter driver pequeno e leve para frequências altas agudo acima de 2k ou
2.000m
CONES LEVES
Satélite tem resposta limitada de graves
Altofalante O altofalante, mecAnicamente, não difere muito do
microfone. Uma bobina ao receber corrente elétrica faz vibrar uma membrana que produz som. É um transdutor eletroacústico. Ao contrário
dos microfones, podem ser associados em série ou paralelo e posicionados
fisicamente
Speakcon plug para ligações específicas para
áudio de potência entre amplificadores e caixas de som que suporta correntes
elétricas muito grandes
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e woofers devem
deslocar seus diafragmas ao mesmo tempo para evitar dispersão em fase e obter
um alinhamento acústico.
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