Controle do ruído NOISE
EM INSTRUMENTOS AGUDOS, TUDO ANTES DA FUNDAMENTAL
ou à
esquerda ou é VAZAMENTO
ou É RUÍDO de sistema
Deve-se eliminar a “sujeira dos graves” À DIREITA
DA FUNDAMENTAL
Noise gate: usado por
guitarristas e baixistas
Balanceamento DIMINUEM RUÍDOS
ELETROMAGNÉTICOS
X NOISES da Waves
A onda
sonora vai de 0 a 120dB
QUANTO MAIOR A ÁREA ABSORVENTE, MENOR É O TEMPO DE REVERBERAÇÃO REFLEXÃO
O som refletido permanece com 60dB
até calar
Painéis ASORSORES reflexores
eliminam a reflexão do som
Mantas anti vibratórias e lãs de
vidro
REFLÉXÕES NA FRENTE
REFLÉXÕES EM CIMA painéis absorsores
REFLÉXÕES EMBAIXO: desarranjo, manta de feltro 20mm, manta de vidro 50mm TAPETE
REFLEXÕES TRASEIRAS: painéis
difusores absolver menos atrás do mixador e de frente para a caixas de som;
reflete pedacinhos OBJETOSA OVAIS, ABSOLVE AOS POUCOS
REFLEXÕES LATERIAS: paineis
acusticos refletentes, absorvedores de freq..
médias e altas – lã ESPUMAS
DIFUSORES atrás evitam reverberação
Bass traps
O USO DE GATES para inibir ruídos externos
Hum ATERRAMENTO
PUF entre 80 e 100Hbdf fechado
Cabos balanceados
Noise sempre há
associado à percepção acústica, por exemplo de um "chiado"
Superposição
aleatória de vibrações com amplitudes e frequências diversas, não harmônicas entre si
CLIPPING ou ceifamento, é a saturação de um sinal por excesso de ganho da amplificação.
Assim, por exemplo um sinal senoidal tem suas pontas ceifadas na amplificação
e o sinal resultante se aproxima de uma onda quadrada.
Esta distorção é a principal causa de queima de bobinas de alto-falantes.
NEM AMARELO NEM
VERMELHO - DISTORÇÃO
Blimp serve para isolar o microfone do vento e suavizar um pouco os ruídos
externos
Tons altos
perturbam mais que baixos
O ruído rosa 3db caracteriza-se por
manter a potência (energia) igual entre todas as oitavas sonoras (e também em qualquer outra escala logarítmica).
O ruído marrom, ruído vermelho ou ruído browniano, . 6db
é o ruído produzido pelo movimento Browniano.mais energia nas baixas frequencias que o ruído rosa
o ruído branco Por conter sons de todas as frequências, é frequentemente empregado para mascarar
outros sons (imagine o seguinte exemplo: numa conversação entre duas
pessoas, seu cérebro consegue captar claramente a voz do interlocutor e
compreendê-la. Mesmo com três ou quatro interlocutores isso ainda é possível.
Entretanto, se 1000 pessoas falam simultaneamente, não há como seu cérebro
captar uma voz isoladamente. O efeito de 1000 pessoas falando simultaneamente,
assim como o de um ventilador que é ligado em seu quarto para mascarar a
conversa entre duas pessoas no quarto ao lado, ajuda a ilustrar algumas das
aplicações do ruído branco). Acredita-se ainda que o ruído branco quando ouvido
em volume baixo seja relaxante e por isso ele costuma ser utilizado em consultórios
dentários e clínicas de psicologia para acalmar os pacientes. Pode ser usado também
para acalmar bebês recém-nascidos.
Esse tipo de
ruído também é utilizado na síntese sonora, pois pode ser usado como raiz para produzir, por
filtragem, formas de ondas complexas.
Som que persiste na ausência de fontes sonoras no ambiente
EDIÇÃO,
GUITARRA E
BAIXO GERAM MAIS RUÍDOS
LIMPA OS
ESPAÇOS; OU PLUGIN DE GATE; se tirar muito rúido pode afetar no timbre
Comentários