Introdução`a gravação
analógica e digital
DSPs (os mais rápidos e versáteis
MECÂNICO Analógica via mesa equalizador,
Há perda de sinal na passagem de um material
análogivco
ELETRÔNICO digital MIDI
OVERDUB – controle sobre cada uma das partes gravadas
O Processamento de Sinais consiste na análise e/ou
modificação de sinais de forma a extrair informações dos mesmos e/ou torná-los
mais apropriados para alguma aplicação específica. O processamento de
sinais pode ser feito de forma analógica ou digital.. As Transformadas
Matemáticas como Fourier e Wavelets são exemplos deste tipo de processamento.
Essa variação é chamada dinâmica, e corresponde ao grau de variação do nível do
sinal. Quando
as variações são pequenas, diz-se que a dinâmica é pequena. Quando o grau de
variação é grande, temos então uma grande dinâmica. Assim como para o nível de sinal, o decibel é usado para
expressar a dinâmica. Várias dezenas de decibéis indicam uma grande dinâmica. Dinâmicas
pequenas podem ter menos de uma dezena de decibéis. O controle, seja para
reduzir, seja para exagerar, essas variações são controle da dinâmica. Para
executá-lo, temos vários processadores, como compressor, limitador, expansor,
gate e outros, que estudaremos agora. Vamos começar pelo compressor.
BIT QUALIDADE DE CADA AMOSTRA = QUANTO
MAIOR, MELHOR A QUALIDADE DA AMOSTRA E DETERMINA
A MAIOR FAIXA DINÂMICA QUE O AUDIO PODE ALCANÇAR –
melhor BIT melhor faixa dinâmica
Faixa dinâmica gama de intensidades
que ocorrem no som
BITTRADE NÚMERO DE BITS QUE PODEM SER TRANSFERIDOS POR SEGUNDO
TRANSFERADE TAXA DE TRANSFERÊNCIA = TRANSFERÊNCIA DE
quantidade de informações que é transferida por segundo. A INTERFACE TRANSMMITE MAIS OU MENOS CANAIS
PARA A CPU dependendo da largura de banda
Entra
microfone ou instrumentos ou até MIDI e sai INTERNAS PCI OU EXTERNAS
USB 12mpbs; FIRE WIRE
400mpbs; USB2 480mpbs; FIREWIRE800; USB3 (5000mpbs); PCie(v3.0) 8000mpbs; thunderbolt 10.000mbps
A DIFERÊNCA É A TAXA DE
TRANSFERÊNCIA
Sample AMOSTRA DE UMA GRAVAÇÃO DE AUDIO
SAMPLE
RATE número de amostras capturadas/segundo expressado em hertz
Quanto mais sample rate e mais BIT mais espaço no HD são necessários
CD DVD BLUE RAY
CD até 90db ouvido até 120db
Operação NATIVO BASEADA EM HOST
A CPU SE ENCARREGA DE TODOS OS PROCESSAMENTOS
DEPENDENDO DA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DO SISTEMA – componentes de qualidade
e hardware HARDWARE baseado em DSP – processamento de sinal digital
(hardware dedicado) QUANTIDADE DE CHIPS DSP dá a diferença
Configurando estúdio
ESTÚDIO
INTERMEDIÁRIO
24bits e 96kh interface usb 2.0 ou firewire
ESTUDIO
AVANÇADO
CONSOLE Acima de 26 entradas e 26 saídas; Prés
amp integrados; controle sobre a DAW com faders motorizados; encoders, jogwells;
Pacotes de
softwares
Deve-se gravar alto: de – 6 à
0dB
NA
HORA DA CONVERSÃO DEVE-SE USAR MAIS bits
Clip O som não deve passar de 0dB – (acende a
luz vermelha) sinal clipou
DURANTE A
PRODUÇÃO E A PÓS PRODUÇÃO DO AUDIO DIGITAL
UMA FREQUÊNCIA DE AMOSTRAGEM ALTA, (24BITS
POR EXEMPLO), FORNECE
maior gama dinâmica, menor distorção de quantização e
menor headroom.
LATENCIA
baixa
na hora de gravar
BITTRADE NÚMERO DE BITS QUE PODEM SER TRANSFERIDOS POR
SEGUNDO
BOUCE novo arquivo de áudio
salvo com as trilhas que foram mixadas
MIDI protocolo de controle
de dados porta bluetoff wi-fi ENTRE COMPUTADORES E INSTRUMENTOS MUSICAIS
ELETRÔNICOS
midi NÃO TRANSMITE AUDIO
ESTAÇÃO DE AUDIO DIGITAL – tratamento
técnico
·
A gravação ORIGINAL permanece intocada durante o processo, convertendo
sons analógicos em sinais digitais;
·
As ESTAÇÕES podem ser LIDAS ou EXECUTADAS imediatamente no
computador
·
As estações podem ser “lidas” ou processadas ao
MESMO TEMPO QUE CONSERVAM TODOS OS SONS ORIGINAIS EM HD
·
o vídeo pode ser visto em um monitor comum ou em uma janela da tela de
computador, juntamente com a informação MIDI.
·
O PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAL torna-se POSSÍVEL através da UNIÃO
DAS TECNOLOGIAS DE AUDIO E DA COMPUTAÇÃO, PARA SE OBTER O MELHOR RESULTADO NA
PÓS-PRODUÇÃO
Spdif entradas e saídas que já recebem sinais
digitalizados, ou seja, ligações entre sinais já digitalizados
Edição não
linear – edição aleatória dos sons
48.000hz 16
BIT OU 24BITS
Vantagem
pode ser reproduzido muitos vezes sem perda
Os
fabricantes oferecem CDS de instalação que precisam ser instalados no
computador para o correto funcionamento,
já que há
uma grande divergência no uso das cores
Menor relação sinal – ruído, maior
variação dinâmica e a flexibilidade de hardware
STILL 720 X
480 ou 180 x 580
Converte o
sinal elétrico em pixels
É a
representação de um som BIDIMENSIONAL QUE UTILIZA NÚMEROS BINÁRIOS CODIFICADOS
QUANTO MAIS
ALTO PARA A GRAVAÇÃO DIGITAL, SEM CLIPAR,
HUMM ERRO diferença entre o sinal original e o sinal obtido após o
processamento
EtherSound é o protocolo
de transferência e controle de áudio digital de escolha de muitas
aplicações modernas para som ao vivo. Que se baseia em áudio networking
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