Duas
maneiras de inserir um efeito num sinal de aúdio:
1 - Via
insert – série. O
som direto passa pelo processamento do REVERB e ouve-se o resultado final na
soma da mixagem. Basta inserir o plug in em uma posição de insert. O
responsável pela mixagem é o plug in. Pode
alterar o timbre DO INSTRUMENTO – em série
2 - VIA SEND MANDADA AUXILIAR “EM
PARALELO” roteados a gente escuta o
resultado e sem o efeito OUVE-SE
O SINAL PROCESSADO COM O PLUG IN E UMA CÓPIA DO SOM DIRETO
O SOM CHEGA DO REVERB ATRAVÉS DE UMA MANDADA
AUXILIAR OU SEND AUXILIAR E UMA CÓPIA SUA TAMBÉM É ENDEREÇADA A SOMA
DA MIXAGEM
Compressão
paralela
1
- Agrupar os canais NUM NOVO CANAL:
CRIA-SE UMA AUX (1e2) ou 3 e 4; ROTEIA-SE O QUE IRÁ SAIR: EX bus 1 e 2
2
- Enviar uma cópia via SEND para outro CANAL
DISTORÇÃO
= CLIPPING
AUX
RETURN endereçamento PELO QUAL CHEGA A REVERBERAÇÃO NUMA MANDADA AUXILIAR OU
SEND AUX
Reverb =
ÚLTIMO ESTÁGIO DE UMA MIX
MANDADAS OU SEND ação de enviar DE UM
CANAL PARA OUTRO PARA MA SAÍDA
BUS CANAL QUE ENVIA OU RECEBE O SINAL
Sub grupo – CRIA-SE UM SUB GRUPO
BATERIA exemplo um canal aux estéreo
FAZ-SE O ROTEAMENTO DOS
CANAIS:
DEFINI-SE AS entradas do
canal: bus 1 e 2
Mandada de efeito – O CONTROLE
DE MIX DO PLUGIN SEMPRE EM 100%
Cria-se um canal MONO para DELAY
BYPASS = desliga o plug in para ver o som
original e compara com o resultado
“Fazer A B” escutar dois tipos de equalização A e B
Sweep Q subir bem um equalizador do tipo pickn e buscar o GRAVE OU O AGUDO E o som que se quer. LEMBRAR DE FECHAR O Q
SUBTRAIR
UMA FAIXA: BUSCA-SE OU FAZ-SE O SWEEP E
DEPOIS COLOCA-O NO NEGATIVO
LIMPEZA
Remover dc
Noise ruído
sempre há
NOISE GATES EVITAR O USO EM VOZES NUM
ESTÚDIO
Porque eles tendem a cortar a 1ª sílaba
NOISE GATES em baterias, guitarras e metais
altos; back vocals
Música clássica, jazz e estilos mais leves não há
necessidade de gates
OVERDUB gravação
DE UMA NOVA FAIXA NO MESMO SINCRONISMO DE UMA JÁ GRAVADA
HUM barulho de aterramento
Pan sentido espacial cria espaço para outros
instrumentos
VOZ
E INSTRUMENTOS SOLO colocar o PAN NO MEIO
A guitarra
colocar duas pistas, mais delay
EQUALISADOR,
I - Shelving (É O DA MESA) grave médios e agudos – frequências fixas
põe e tira intensidade
II - Semi
paramétrico –frequência variável. põe e tira
3 KNOBS botôes
1 - intensidade GANHO ou
2 – escolha da frequência
III - Paramétrico
– três botões
1º BOTÃO
INTENSIDADE
2º BOTÃO A
FREQUÊNCIA ESPECÍFICA
3º Q a partir
de determinada frequência, seleciona quanto de banda de frequência que vem
junto
EQUALIZADOR
GRÁFICO
Há o
equalizador paramétrico que dá a banda a frequência, etc
ATENUA SONS aparelho de som utilizado para alterar
os parâmetros da frequência do sinal de áudio, com o objetivo de controlar sua
intensidade
O
EQUALIZADOR SERVE MAIS PARA CORREÇÃO DEPOIS MUDANÇA
EQUALIZADOR TEM BANDAS, FILTROS E
EQUALIZADORES
FILTRO DE
GRAVE LOW CUT
HIGHPASS FILTER filtro passa alta que os
graves não passem de um ponto determinado na sessão de equalização ou de ganho
de um canal 75h, 60Hz
FILTRO DE AGUDO HIGH LOWPASS FILTER CUT
filtro passa baixa não permite que passe frequência agudas passem de um ponto determinado.
Band pass permite o aumento ou diminuição de
frequência de uma determinada região
EQUALIZADORES dentro do
plug in EQ ATENUAM OU SOMAM
São parábolas
SHELVIN escolhe-se a
frequência aumenta ou diminue a
partir de certa frequência
Q sloop LARGURA DA BANDA faz a mudança da frequência mais brusca
ou mais SUAVE ou mais natural Q brusco modifica o TMBRE MESMO
de tão brusco que é
há mais
bandas agudas do que graves, portanto o problema maior é arranjar os graves
GRAVE .......
20h À 100h 20 À 250 woofer – percurssão contra baixo
MEDIO GRAVE 100 À
250h À 1000hz
MEDIO........200K À 1K
MÉDIO AGUDO 1K À 5K 1000 À 6.300
AGUDO.. 6.3K 2OKh driver’s
HARMÔNICOS – O
corpo harmônico dá o TIMBRE
Pratos 220 hz
LA 440Hz DE AFINAÇÃO
Onda complexa: onda
fundamental + múltiplas
FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL: FREQUENCIA PRINCIPAL, MAIS GRAVE que dá o nome
da nota
HARMÔNICOS: SABE-SE DE ONDE VEM A FONTE
SONORA POR CAUSA DOS HRMÔNICOS
COMPRESSOR – LIMITA OS
SONS A UM MÍNIMO PRÉ-ESTABELECIDO OU A UM MÁXIMO CORTA OS SONS
Limita
os altos picks a
estabilidade dinâmica
Threshold = LIMIAR do
teto. O áudio não ultrapassa o ponto
limite atenuação deve-se descer. Onde o áudio começa a atuar a
compressão
Na voz 3dB
Ratio Amount a razão de
compressão quantos decibéis que podem passar e serão transformados em 1 atenua a curvatura da onda da onda
INFINITO limita 4:1.
2:1 e 3:1
são compressões moderadas. %:1 ou 10:1 são fortes demais e já ficam
1:1 o
COMPRESSOR ESTARÁ EM BY PASS
A cada 10dB,
1dB sai
Exemplo de
compressão: Se passar 8dB e o RATIO tiver em 4:1 passará 2 porque 8/4 = 2dB
2:1 plana 4:
voz alta Caixa 5:1 números mais baixos mais suave
Attack velocidade. Talvez seja a entrada. Tempo de
detecção até a atuação dele. Dá transparência
LIMITER
SERVE PARA Eliminar transientes, attack rápido
Liberar
transientes, attack lento
SE O ATTACK
DO COMPRESSOR = 0 TEMOS UM LIMITER
Release Tempo para o conversor voltar
ao normal Quando o
conversor deixará de atuar.
SE O RELEASE
FOR MUITO COMPRIDO, PODE-SE PERDER O sinal que vem após o sinal alto da próxima
RELEASE
CURTO PODE FLUTUAR O AUDIO
Para menos
usa-se release rápido
Para mais
SUSTEM usa-se release lento a duração da frequência > 250
São muito curtos para a bateria
REDUÇÃO a quantidade que o conversor está reduzindo em db
In – out quantidade na entrada e saída do conversor
OUTPUT compensar
na output (TER MAIS GANHO) o que foi eliminado no conversor
Soft Knee para a transição da onda para o Attack
ou o Release se tornar mais suave
HARD Knee compressão forte
VCA – segura com exagero de volume sub mix de bateria
FET – para voz
ATTACK MUITO RÁPIDO NÃO SERVE PARA EXAGERO DE VOLUME
OPTO – GUITARRAS, BAIXO E MASTERIZAÇÃO
GATE – LIMITA OS SONS CORTANDO ABAIXO DE UM
DETERMINADO PONTO PRÉ-ESTABELECIDO
VER SE TOCA
EM MONO
Abre e fecha
o som para tirar os ruídos
A bateria é estridente.
Pode-se querer tirar as sobras da bateria
MIDI interface digital de instrumento musical
32.000KBs
83DBL spl É O NÍVEL IDEAL PARA MIXAGEM
CADA PEÇA TEM O TIMBRE DISTINTO
EXEMPLO
DE MIXAGEM –
Sub grave: sopro, vento. 20 à 40h Deve-se cortar
Grave: imprescindível 40 à 80h, PESO
Graves 80 à 160h baixo, não botar demais,
Médio grave, 160 à 320h solo a maior parte VOZES E
GUITARRA libera o máximo de espaço
Médio grave 320 À 640h fanho da música
Médio grave 640 à 1k leva a música para frente
Médio agudo 1k à guitarra métálica
Médio agudo/agudo:2 e 5k dá brilho da mixagem
Agudo: 5k à 10k pratos da
bateria
Super agudo 10 à 20k cortar a partir de 16 à
20k
BUMBO: 50 à 100h picos variam.
2 instrumentos não poderão estar na mesma
frequência – mudar o timbre;
Corte de ressonância;
Hi hat não tem grave
Tirar 500h
Brilho 2 à
5k agudo – sensível para ouvir melhor nesta área (até o kik do bumbo), violões
Frequências rápidas têm
transientes muito alto. Caixa, vozes
Selecionar o que é importante e dar brilho, mas dividindo nas freq. 3, 4
Controlar os TRANSIENTES – CAIXA – COMPRESSÃO
MUITO LENTO OS TRANSIENTES TOMAM POSSE;
PITH muda um pingo no pith.
REVERB
ERRADO SUJA O TIMBRE – causa mais ressonância
Reverb dá mais sustentação como no reggae
ALTERA O TIMBRE, simula o timbre, cria a
ilusão de tudo ser gravado num lugar
ROTEAMENTO: configurar os canais para o BUS de um grupo, POR
EXEMPLO
Bounce =
EXPORTAR O TRABALHO
Comentários