Cabos e conexões
ALGUNS EQUIPAMENTOS DE AUDIO PODEM TER
cabos com fone, mini ou fone plugs. => cabos não balanceados
e sistema alta-z.IMPEDÂNCIA
Cabos balanceados são mais bem PROTEGIDOS
(ENCAPADOS) e menos suscetíveis a ruídos e interferências do que cabos não
balanceados.
Cabos NÃO BALANCEADOS CONTÊM 2 FIOS:
um de SINAL e um, TERRA
Pode entrar
via send
A ligação de
efeitos é feita saindo pelo auxiliar da mesa, entrando no efeito, saindo do
efeito e entrando no da mesa
Um microfone
de alta impedância não funciona em uma entrada de baixa impedância
Audio
balanceado usa três cabos dois de audio e o terceiro, terra. Nunca se usa um
adaptador de qualidade inferior
1 - Microfone XLR,
1 - instrumento entra
em linha, OU MELHOR ENTRA NO DIRECT BOX
COM PAD e sai balanceado, mas ATENUADO para ser ligado em mesa por XLR
1 - PERÍFERICO ESTÉREO SERVE PARA BALANCEAR 2 CANAIS
IDÊNTICOS
Os periféricos não tem
circuitos de pré-amplificação para sinais de microfone, somente trabalham com
sinais de linha! Os conectores XLR que estão presentes nesses aparelhos são
para balanceamento do sinal, o que não tem nada a ver com o nível
do sinal. Mais adiante
voltaremos a ver sobre balanceamento do sinal.
os pedais e pedaleiras
nada mais são que periféricos, só que feitos para ficar no pé.
Em
caso de necessidade (grande distância entre músicos e a mesa de som, em geral),
a solução é usar Direct Boxes
-
fazem balanceamento, permitindo um som mais limpo, livre de inteferências, com
grandes benefícios quando a distância entre músicos e é grande;
- permitem atenuar os sinais, promovendo um perfeito “casamento” entre o nível de sinal de origem (LINE que é atenuado para MIC) e o de destino (MIC)
- permitem um perfeito “casamento” entre as impedâncias do sistema, evitando que aconteçam prejuízos de sonoridade.
- permitem atenuar os sinais, promovendo um perfeito “casamento” entre o nível de sinal de origem (LINE que é atenuado para MIC) e o de destino (MIC)
- permitem um perfeito “casamento” entre as impedâncias do sistema, evitando que aconteçam prejuízos de sonoridade.
Quanto ao violão, precisamos
alertar sobre os captadores
eletromagnéticos passivos para violão. Eles não são profissionais, a
sonoridade não é boa, estão em desuso, mas muitas igrejas ainda os tem. Apesar
de terem conectores P10, eles estão em um ponto intermediário entre MIC e LINE
tanto em nível de sinal quanto em impedância, então é o único tipo de situação
que conhecemos em que tanto faz ligar em MIC IN quanto em LINE IN, sem risco
algum, e que vai funcionar nos dois casos.
Quanto a violões
com captadores ativos incorporados, alguns modelos são formados por
microfones condensadores presos dentro
do corpo do violão, alimentado por pilha/bateria. Apesar de ser um
microfone, devemos ligar na entrada LINE
IN, pois o captador já inclui um
pré-amplificador de microfone embutido, que eleva o sinal para o nível de
linha.
os teclados eletrônicos são sinais de linha.
Mesmo trabalhando com sinal de linha são dispositivos que trabalham com impedância baixa, próximo
de 1KOhm. Por causa disso, deveriam ser ligados na entrada MIC IN para não haver
perdas de frequências. Entretanto, são dispositivos com saídas bem altas, na casa de alguns volts. Ou seja: Neste
caso, ligar o teclado no MIC IN pode causar danos aos equipamentos.
A solução é sempre ligar em LINE IN,
mesmo com o risco de prejudicar um pouco a sonoridade. Mas antes a sonoridade que
danificar a mesa! Além disso, pela prática, sabemos que o prejuízo no som é
mínimo. Mas quem
quiser solucionar o problema pode usar o botão PAD da mesa ou Direct Boxes.
Insert de periféricos sai estéreo
entra no periférico sai e
entra INSERTADO no canal desejado (balanceado)
2 MESA
3 – EQUALIZADOR
– FILTRA FREQUÊNCIAS permite cortar ou levantar as respostas
4 - COMPRESSOR
- ACERTA A DINÂMICA, REDUZINDO A FAIXA
DINÂMICA DE UM SINAL DE AUDIO
THRESHOLD: LIMITA O PONTO QUE VAI ATINGIR
KEY SOURCE ESTREITA AS FAIXAS DE FREQUÊNCIA
5 - - GATE LIMITA OS SONS
MÍNIMOS ELIMINA RUÍDOS
GATES PROCESSAM FAIXAS INDIVIDUAIS/, AUXILIARES, FAIXAS,
ETC.
RANGE força
HOLD – quanto tempo irá ficar aberto
ATTACK qual o tempo TEM HAVER COM O TRANSIENTE Pico inicial
6 – CROSS OVER distribui
FREQUÊNCIAS
7 AMPLIFICADOR
8 – CAIXAS
PATCHBAY dispositivo que conecta
diversas entradas e saídas por meio de cabos
Invertendo as polaridades das tomadas das caixas pode-se evitar
cancelamento de fase
Comentários