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CABOS E CONEXÕES

Cabos e conexões

ALGUNS EQUIPAMENTOS DE AUDIO PODEM TER cabos com fone, mini ou fone plugs. => cabos não balanceados e sistema alta-z.IMPEDÂNCIA
Cabos balanceados são mais bem PROTEGIDOS (ENCAPADOS) e menos suscetíveis a ruídos e interferências do que cabos não balanceados.
Cabos NÃO BALANCEADOS CONTÊM 2 FIOS: um de SINAL e um, TERRA
Pode entrar via send
A ligação de efeitos é feita saindo pelo auxiliar da mesa, entrando no efeito, saindo do efeito e entrando no da mesa
Um microfone de alta impedância não funciona em uma entrada de baixa impedância
Audio balanceado usa três cabos dois de audio e o terceiro, terra. Nunca se usa um adaptador de qualidade inferior
1 - Microfone XLR,
1 -  instrumento entra em linha,  OU MELHOR ENTRA NO DIRECT BOX COM PAD e sai balanceado, mas ATENUADO para ser ligado em mesa por XLR
1 - PERÍFERICO ESTÉREO SERVE PARA BALANCEAR 2 CANAIS IDÊNTICOS
Os periféricos não tem circuitos de pré-amplificação para sinais de microfone, somente trabalham com sinais de linha! Os conectores XLR que estão presentes nesses aparelhos são para balanceamento do sinal, o que não tem nada a ver com o nível do sinal. Mais adiante voltaremos a ver sobre balanceamento do sinal.
os pedais e pedaleiras nada mais são que periféricos, só que feitos para ficar no pé. 
Em caso de necessidade (grande distância entre músicos e a mesa de som, em geral), a solução é usar Direct Boxes
- fazem balanceamento, permitindo um som mais limpo, livre de inteferências, com grandes benefícios quando a distância entre músicos e é grande;
- permitem atenuar os sinais, promovendo um perfeito “casamento” entre o nível de sinal de origem (LINE que é atenuado para MIC) e o de destino (MIC)
- permitem um perfeito “casamento” entre as impedâncias do sistema, evitando que aconteçam prejuízos de sonoridade.
Quanto ao violão, precisamos alertar sobre os captadores eletromagnéticos passivos para violão. Eles não são profissionais, a sonoridade não é boa, estão em desuso, mas muitas igrejas ainda os tem. Apesar de terem conectores P10, eles estão em um ponto intermediário entre MIC e LINE tanto em nível de sinal quanto em impedância, então é o único tipo de situação que conhecemos em que tanto faz ligar em MIC IN quanto em LINE IN, sem risco algum, e que vai funcionar nos dois casos.
Quanto a violões com captadores ativos incorporados, alguns modelos são formados por microfones condensadores presos dentro do corpo do violão, alimentado por pilha/bateria. Apesar de ser um microfone, devemos ligar na entrada LINE IN, pois o captador já inclui um pré-amplificador de microfone embutido, que eleva o sinal para o nível de linha.
os teclados eletrônicos são sinais de linha. Mesmo trabalhando com sinal de linha são dispositivos que trabalham com impedância baixa, próximo de 1KOhm. Por causa disso, deveriam ser ligados na entrada MIC IN para não haver perdas de frequências. Entretanto, são dispositivos com saídas bem altas, na casa de alguns volts. Ou seja: Neste caso, ligar o teclado no MIC IN pode causar danos aos equipamentos.
A solução é sempre ligar em LINE IN, mesmo com o risco de prejudicar um pouco a sonoridade. Mas antes a sonoridade que danificar a mesa! Além disso, pela prática, sabemos que o prejuízo no som é mínimo. Mas quem quiser solucionar o problema pode usar o botão PAD da mesa ou Direct Boxes.
Insert de periféricos sai estéreo entra no periférico sai e
entra INSERTADO no canal desejado (balanceado)

2 MESA

3 – EQUALIZADOR – FILTRA FREQUÊNCIAS permite cortar ou levantar as respostas

4 - COMPRESSOR  - ACERTA A DINÂMICA, REDUZINDO A FAIXA DINÂMICA DE UM SINAL DE AUDIO
THRESHOLD: LIMITA O PONTO QUE VAI ATINGIR
KEY SOURCE ESTREITA AS FAIXAS DE FREQUÊNCIA

5 - - GATE LIMITA OS SONS MÍNIMOS ELIMINA RUÍDOS
GATES PROCESSAM FAIXAS INDIVIDUAIS/, AUXILIARES, FAIXAS, ETC.
RANGE força
HOLD – quanto tempo irá ficar aberto
ATTACK qual o tempo TEM HAVER COM O TRANSIENTE Pico inicial

6 – CROSS OVER distribui FREQUÊNCIAS

7 AMPLIFICADOR

8 – CAIXAS

PATCHBAY dispositivo que conecta diversas entradas e saídas por meio de cabos

Invertendo as polaridades das tomadas das caixas pode-se evitar cancelamento de fase 

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