ILUMINAÇÃO
É necessário USAR FILTROS DE CORREÇÃO ao utilizar diferentes tipos de luz ao mesmo tempo; cor minoritária (luz do dia) em relação a majoritária (artificial)
CROMINÂNCIA – GAMA MATIZ – COR energia
VALOR / LUMINÂNCIA grau de luminosidade ou obscuridade. Leva informações de brilho Preto branco
30 tons de cinza intermediário
SATURAÇÃO Intensidade Quantidade de branco diluído na cor /Pureza da cor
Luz dura – uma luz Key light
Luz Preenchimento Fill light. Difusa; feita por refletores; que ilumina o fundo do cenário; reduzindo as sombras criadas pela luz principal PANELÃO (talvez esteja errado)
Contra Luz – Backlight destaca luz dura atrás do objeto, abaixo, no eixo da câmera – silhueta
Luz de fundo – recorta nos cantos atrás da cena recorta, textura. Luz posterior
Lâmpadas
INCANDESCENTES Tungstênio e Halogênio SÃO PREDOMINANTES EM ESTÚDIO DE TV o espectro é contínuo e a temperatura é 3200k
HMI 56000k para gravações externas para fortalecer a luz natural
Luz Par Para grandes áreas semelhante a farol de carros. Formato parabólica
BRUT – luz geral ou de enchimento para grandes áreas
O FRESNEL DIRECIONA O FOCO DA LUZ: lente aproxima ora difusa, soft, ora intensa FRESNEL 100 150 5000 10000w As sombras não são duras
ELIPSOIDAL – para luz DIRECIONADA alta intensidade projetor. Controla o formato da luz
SPOT/LIGHTS LUZ DURA / FORTE E DIRECIONADA projetor; RECEBEM COLORAÇÃO ATRAVÉS DE GELATINAS
LUZ PAN luz suave
SCOOP – panelão REDUZ CONTRASTES BOA PARA TV parabólicos
SOFT/ FLOOD – LUZ FORTE E INCISIVA projetor
LENTES DIOPTERS E SLITTERS permitem focalizar 2 objetos perfeitamente
STRIP – FORMATO DE BARRA ilumina e colore pés de cenário e PROJETORES DE CICLORAMA 6 A 8 Lâmpadas
Projetor de ciclorama LUZ DIFUSA, POUCO CONCENTRADA E GERA SOMBRAS SUAVES não possui MECANISMOS ÓPTICOS lentes.
|
Lâmpadas fluorescentes NÃO TÊM INTENSIDADE SUFICIENTE. Gera efeitos indesejáveis na pele. Produzem calor?
Filtros DENSIDADE n – NEUTRA => LUZ=> < proximidade de campo
Difusor Suavizar a incidência da luz
Comentários