Microfones, mesas de som e
amplificadores de potência
X/Y PÓSICIOAMENTO ESTÉREO ENTRE
90 E 130°
Microfones são transdutores de energia sonora que
transformam energia sonora em energia elétrica que é enviado a mesa de som pelo
cabo
Microfones Transformam vibrações sonoras em
vibrações elétricas
DINÂMICOS SM 57 58 maior amplitude. Pouca sensibilidade DINAMICOS
Duas bobinas, imãs e diafragma caixa
de bateria, bumbo e guitarra. BONS PARA AO VIVO. MAIS RESISTENTES. Alguns não
são muito balanceados
CONDENSADORES precisam de alimentação fantasma phantom power. Alimentam com 48v. Circuito ativo; alta sensibilidade
SONS MAIS GRAVES E MAIS AGUDOS; BEM
BALANCEADOS. Melhores
para estúdios condensadores PRECISAM DE PHANTOM POWER
Se o Phanton Power não for ligado, o microfone não funciona
MICROFONE DE FITA EXCELENTE
PARA CAPTAÇÃO DAS VOZES são
alterados conforme a tensão da fita
Microfones PROFISSIONAIS e baixa Z impedância
EVITE
ALTERAR + 10 FREQUÊNCIAS NO MESMO CANAL
Diagramas polares
OMINIDIRECIONAL LAPELA capta todas
as direções – entrevistas em estúdio 20 A 30CM DA FONTE
CARDIÓIDE CAPTA SÓ O SOM FRONTAL. Não captam o
eixo traseiro CARDIÓIDES
SÃO MELHORES PARA LUGARES FECHADOS NÃO HÁ CAPTAÇÃO DO SOM VINDO POR TRÁS entrevistados
e repórteres com agilidade
Não capta
atrás SM 59 57 melhores para lugares
fechados
SUPERCARDIÓIDE CAPTAM o som direto e menos o som vindo
dos lados e HÁ pouca do eixo traseiro PODE-SE AUMENTAR O SOM, SEM QUE HAJA MICROFONIA
60 OHMS em
cabos até 10m
Hipercardióide
– melhor que o super cardióide muito intensidade O SOM DIRETO E COM
MENOS O SOM VINDO DOS LADOS - HÁ pouca do eixo traseiro
boomum microfone do tipo shotgun suspenso bem próximo da cena
onde os atores estão falando é quase tão eficiente para bloquear sons externos
indesejados quando microfones de lapela localizados nos atores.
SHOT GUN – ORQUESTRA E CORAIS
direcionais PARA
DISTÂNCIAS MAIORES, ACIMA DE 1 M; ÂNGULO DE COBERTURA ESTREITO DE 60
`30° mais amplitude das frequências graves. TUBO DE 40 A 50cm de
comprimento Ranhuras laterais;
Locais abertos,REPORTAGENS, SONS EXTERNOS CINEMA E
FUTEBOL
ELIMINA SONS DAS LATERAIS E TRASEIRA
microfone shotgun e
distância do assunto captadoembora
este tipo de microfone seja próprio para gravações à distância, funciona
muito bem também para gravações próximas do local da
fonte sonora (ex. suspenso em um boom, em entrevistas externas ou em estúdio). Quando
em situações externas, é interessante recobrí-lo com uma capa felpuda própria
para este fim, para reduzir o ruído causado pelo atrito do vento com a
superfície do microfone.
FIGURA 8
BIDIRECIONAIS capta com a mesma intensidade o som vindo dos dois lados; rejeita
as laterais capsula 180° frente e atrás bons para duetos
QUANTO maior
mais alcance e menor a captação das laterias
BOOM Vara
1M OU MENOS
DA FONTE
OBJETOS DE
ESPUMA PROTEGEM DE VENTO E DOS DESLOCAMENTOS
Fhanton power na mesa O GANHO TEM QUE
ESTAR NO ZERO
MESAS elevam o sinal
CORRIGE O
SINAL DE ENTRADA - pré amplificam e dão
um timbre a ele grave médio agudo processando-os
Mesa de
esúdio tem um fader para monitorar a gravação que está sendo feita
PAD
ATENUADOR PARA REDUZIR O NÍVEL DE SINAL
1 vol
de entrada
2 compressor
3 agudo
4 medio
5 paramédio
6 Grave
7 Vol auxiliar
8 Processador de efeito
9 PAN posiciona os instrumento e vozes BALANÇO
Acertam a intensidade sonora de cada voz
AUMENTAR O Ganho de SINAL de Mic chega entr 0 e
76
SAÍDAS ENCAMINHA OS SINAIS COMBINADOS
PARA UM ENDEREÇO ESPECÍFICO, APÓS A REALIZAÇÃO DA MIXAGEM E DOS CONTROLES DE
QUALIDADE
SAÍDA
AES/EBU - DIGITAL
SEÇÃO
CENTRAL Faders controla as saídas
MASTERS
BUS FORMAR SUB GRUPOS
AUX SEND másters
PARA EFEITOS
PARA
OS RETORNOS, PALCO
Podem
controlar os daws
DEVE-SE GRAVAR
SOM AMBIENTE ROOM TONE 1 OU 2 MINUTOS COM
MICROFONES OMNI DIRECIONAIS
Um daw pode
saí para um pa
AMPLIFICADOR
Respostas
planas de frequência de 20h à 2kh = 0 a -3dB com apenas 1dB de variação
Potência de
saída em RMS EM WATTS SEM QUE A–
TDH DISTORSÃO HARMÔNICA TOTAL
POTÊNCIA DE SAÍDA É A POTÊNCIA QUE O AMPLIFICADOR PODE FORNECER
CONTINUAMENTE SEM QUE A TDH SEJA MAIOR QUE DE 1%. OU 0,1
Nos VALVULADOS,
a DISTORÇÃO SOBE MAIS GRADUALMENTE
QUANTO MAIS POTÊNCIA, MAIS VOLUME SONORO; MAS A
EFICIÊNCIA ELETROACÚSTICA DOS
AUTO-FALANTES INFLUÊNCIA.
APOTÊNCIA DE SAÍDA É
DEFINIDA PELA FONTE DE ALIMENTAÇÃO
Quando muito solicitado, a tensão cai 5%,
estabelecendo a potência máxima RMS;
Se for usado a potências médias, a tensão da
fonte não sofre queda, e por períodos curtos o amplificador consegue fornecer
potência mais alta – que a máxima RMS
POTÊNCIA
MUSICAL – 10% POTÊNCIA MAIS ALTA DO QUE A RMS
Acontece que a música, em sua grande
maioria, possui um nível médio
(o que puxa pela fonte de alimentação) bem mais baixo que o nível dos picos
ocasionais, de modo que uma elevada
potência musical permite uma reprodução transparente desses picos e transientes (fenômenos de curta dura-ção e grande amplitude) sem precisar dispor de toda
essa potência em regime constante. Há, no mercado, amplificadores de marcas
altamente respeitadas, com potências musicais muito maiores que suas potências
RMS. Usando essa característica, podem-se empregar amplificadores menores que
os habituais para reproduzir música: ao invés de superdimensionar a potência
RMS em 6dB, por exemplo, basta utilizar amplificadores com essa proporção entre
a potência musical e a RMS.
Distorção harmônica total (THD)
É a soma RMS das tensões de todos os harmônicos do sinal senoidal original, após passar pelo amplificador, dividida pela tensão total de saída. É geralmente expressa em porcentagem.
É a soma RMS das tensões de todos os harmônicos do sinal senoidal original, após passar pelo amplificador, dividida pela tensão total de saída. É geralmente expressa em porcentagem.
CLICK PICK
OL overload sinal distorcido
Variedade de
frequências gerando distorção ou não; resposta de frequências
AMPLIFICADORES
DE POTÊNCIA
Resposta plana
entre 0 e -3dB
amplifica sinais compreendidos entre as
frequências de 20 Hertz 20.000 hertz,
AMPLIFICADORES DE POTÊNCIA tem a função de gerar potência watts.
O sinal de entrada a um amplificador
pode ser de apenas alguns micro-watts a sua saída pode ser dez, cem ou milhares
dos watts.
Evita-se distorções e ruídos indesejáveis
Não deve produzir distorções ou alterar formas de
ondas originais
Também trata os sinais mais fracos dando a eles
os parâmetros ideais para reprodução.
Aumenta tensão; corrente ou ambos
Potência = corrente .tensão
Amplificador
valvulado- loop valvulado
Amplificador
transistorizado solo state melhor LOOP solo state
Uns tem knob par a LEVEL NÍVEL
CHAVES PARA SÉRIE/PARALELO
ON/OFF BY PASS
LOOP ATIVO (sistema que interliga-se um efeito
entre o PRÉ e o POWER, sendo que este ATIVO recupera o sinal deteriorado
ao passar por um efeito ou como pedal
LOOP PASSIVO não recupera um sinal deteriorado ao passar por um efeito ou um
equi como pedal
Loop SS – transistorizado solo
state
6,3 secundário
do filamento 9 ou 12v
LOOP Valvulado – NÃO
RETIFICA FILAMENTO E NADA
TENSÃO MENOR
NÃO CONTROLA O RUÍDO
Loop
transistorizado dentro de um valvulado pode gerar ruído
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