Tratamento acústico da
sala técnica;
A PRESENÇA DO SOM É COMPOSTA DE ELEMENTOS DE AUDIO COMO :
ONDAS SONORAS DIRETAS incidentes, E
INDIRETAS refletidas, TIPO DE MICROFONE, ACÚSTICA E VOLUME
Não é conveniente que o estúdio
possua cantos com ângulos. Cantos redondos são essenciais
·
EVITE
PÉ DIREITO ALTO OU BAIXO PAREDES REFLEXIVAS
·
CARPETE,
TAPEDE E CORTINA
Sweets spots – ponto doce MIXADOR DEVE ASSENTAR – não deveria haver reflexões
Quanto maior
o ambiente, maior a absorção 15 x 21
Não
aproximar as caixas
Acomplamento
acústicos – soma de graves nos cantos
Cxs Altura do
ouvido na metade da distância entre o ouvido e o woofer
EVITAR PAREDES PARALELAS
o ângulo de incisão é o de
relexão
NUNCA
COLOCAR ESPELHOS OU materiais reflexivos
Reverberação é diretamente
proporcional ao volume do ambiente e inversamente proporcional às áreas
absorventes
ERROS COMUNS
EM AUDITÓRIOS O SOM SE CONCENTRA NA BORDA DAS SALAS, O MATERIAL ABSORVEDOR NÃO
PODE ESTAR SOBRE A PLATEA
ABSORSORES diminuem o tempo de absorção acentuadamente
REFLÉXÕES NA FRENTE
REFLÉXÕES EM CIMA painéis absorsores
REFLÉXÕES EMBAIXO: desarranjo, manta de feltro 20mm, manta de vidro 50mm TAPETE
REFLEXÕES
TRASEIRAS: painéis difusores absolver menos atrás do mixador e de frente para a
caixas de som; reflete pedacinhos OBJETOSA OVAIS, ABSOLVE AOS POUCOS
REFLEXÕES LATERIAS: paineis acusticos refletentes,
absorvedores de freq.. médias e altas – lã
BASS TRAPS NOS CANTOS – ABSORVEDORES DE GRAVES
Caixa de
ovos não; lâ de vidro sim
Evitar piso
frio Mantas espumas
As reflexões primárias voltam ao ouvido
quase que imediatamente causando o fenômeno do “cancelamento”
Comentários