Pular para o conteúdo principal

Concepção artística na mixagem

REFERÊNCIA
COERÊNCIA COM A PROPOSTA ESTÉTICA DO ARTISTA
Analisar a música;
Entender o conceito da música, da banda e passar sensações;
 

Jazz não tem bateria presente, Rock tem
 
ANOS 80 é uma época boa de equipamentos
POP depende de click ou metrônomo

Metrônomo BPM para treinar a batida do tempo
cada batida ceminimas, notas que valem 1 tempo
Ex: 4:4   3:4  2:4
 


Semínima
Semicolcheia: 1:4 4 notas para cada colcheia
colcheia
tercimas: 3:4 3 notas p/ cada batida
 

RITMO – GROOVE – levada de uma música




HARMONIA criadas a partir de um campo harmônico
harmonia - timbres distribuição harmônica

 

MELODIA Contraponto instrumentos interagindo entre si criando frases melódicas

RITMO, HARMONIA E MELODIA
 
Ritmo – GROOVE mais haver com a pegada, o estilo
ESTILO Rock
duração dos pulsos + pausas SILÊNCIO
 


click ou metrômetro  LEVADA BPM
ANDAMENTO DA MÚSICA – batida do ritmo
Gravar guias para testar andamentos ou velocidade da música(bpm)

 
GROOVE – som com muita pegada
Guitarra: riff BAIXO: LINHA
O TIMBRE dependente DA ASSOCIAÇÃO do espectro harmônico E da dinâmica (variação de energia.
 
HARMONIA  - tem haver com  o timbre
DUAS OU MAIS NOTAS TOCADAS EM CONJUNTO;
COMBINAÇÃO DE SONS SIMULTÂNEOS, todas juntas
sol maior: vários harmônicos juntos acordes; passagens Instrumentos harmônicos: violão, piano
harmonia - timbres distribuição harmônica
CORPO HARMÔNICO: FUNDAMENTAL, MAIS GRAVE, MAIS HARMÔNIOCOS

 
ONDA COMPLEXA = soma das ondas fundamentais com as múltiplas
 
ONDA Fundamental + frequências múltiplas
harmonia - timbres distribuição harmônica
Timbre espectro sonoro, composição de frequências
O TIMBRE dependente da ASSOCIAÇÃO DO ESPECTRO HARMÔNICO E da dinâmica (variação de energia).

 
MASCARAMENTO  instrumentos que estão conflitando na mesma frequência;
 
um sobressai; concentração de energia do sinal – nos graves harmônicos múltiplos de uma frequência.
UMA filtragem em uma nota grave de piano, deixando apenas os três primeiros harmônicos. O timbre é afetado consideravelmente, porém, a altura ou pitch (percepção de frequência fundamental) e a intensidade não se alteram. Retirando apenas a fundamental, nenhuma diferença muito aparente foi constatada. Contudo, cortando-se a fundamental de uma nota de altura média, o timbre foi gravemente alterado. E por último, repetindo o procedimento para uma nota aguda, o observado é o oitavamento da nota.


 
SONS DO TIPO PERCUSSÃO-RESSONÂNCIA têm a caracterização do timbre no momento do ataque.
JÁ NOS SONS SUSTENTADOS, o ataque tem um papel secundário na caracterização do timbre. Nestes casos, o timbre é o resultado da combinação da percepção do ataque com a percepção do restante da nota.
As regiões de início e final das notas, definidas como ataques e decaimentos, são as regiões que apresentam maior quantidade de transientes.

MELODIA – mais haver com a voz flauta
Sucessão de sons combinados
SEQUÊNCIA DAS NOTAS = UMA DE CADA VEZ
Instrumentos melódicos não conseguem tocar mais de uma nota de uma vez flauta

 
Contraponto – instrumentos interagindo entre si criando frases melódicas
tonalidades


Mais EQUALIZAÇÃO TÉCNICA, 
MENOS EQ ARTÍSTICO
4:4:4 tempos dentro do compasso
Qual figura valerá 4 tempos
 
Claves característica de cada instrumento
Sol; de fá; de dó; de percussão
De sol ₰: 2ª LINHA Instrumentos transpositores de oitava: Violão e Guitarra e baixo ou mais grave
                                                                    Piano e Flauta
CLAVE DE FÁ: CONTRABAIXO, piano tuba
 

Som NÃO DIÉGÉTICO som colocado em cena de filme não percebido pelo personagem.
Voz e narração, efeitos sonoros e trilha musical
 

Som Assíncrono Você está assistindo a uma cena  está ouvindo sons que não aparecem na tela, efeitos sonoros, diálogos, música, narração etc. Isto é são sons assíncronos, pois não correspondem ao que você está vendo. Um som assíncrono pode ser uma atmosfera gravada em um local após a filmagem e não juntamente com a filmagem da cena onde este áudio será aplicado.

 
TABLATURA – p instrumentos de corda: violão guitarra cavaco
SOM PUNCH – está na cara, alto CLARO
Logic pro x
 
Técnico transforma o timbre

LOOPS grooves eletrônicos que se somam

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -