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Concepção artística na mixagem

REFERÊNCIA
COERÊNCIA COM A PROPOSTA ESTÉTICA DO ARTISTA
Analisar a música;
Entender o conceito da música, da banda e passar sensações;
 

Jazz não tem bateria presente, Rock tem
 
ANOS 80 é uma época boa de equipamentos
POP depende de click ou metrônomo

Metrônomo BPM para treinar a batida do tempo
cada batida ceminimas, notas que valem 1 tempo
Ex: 4:4   3:4  2:4
 


Semínima
Semicolcheia: 1:4 4 notas para cada colcheia
colcheia
tercimas: 3:4 3 notas p/ cada batida
 

RITMO – GROOVE – levada de uma música




HARMONIA criadas a partir de um campo harmônico
harmonia - timbres distribuição harmônica

 

MELODIA Contraponto instrumentos interagindo entre si criando frases melódicas

RITMO, HARMONIA E MELODIA
 
Ritmo – GROOVE mais haver com a pegada, o estilo
ESTILO Rock
duração dos pulsos + pausas SILÊNCIO
 


click ou metrômetro  LEVADA BPM
ANDAMENTO DA MÚSICA – batida do ritmo
Gravar guias para testar andamentos ou velocidade da música(bpm)

 
GROOVE – som com muita pegada
Guitarra: riff BAIXO: LINHA
O TIMBRE dependente DA ASSOCIAÇÃO do espectro harmônico E da dinâmica (variação de energia.
 
HARMONIA  - tem haver com  o timbre
DUAS OU MAIS NOTAS TOCADAS EM CONJUNTO;
COMBINAÇÃO DE SONS SIMULTÂNEOS, todas juntas
sol maior: vários harmônicos juntos acordes; passagens Instrumentos harmônicos: violão, piano
harmonia - timbres distribuição harmônica
CORPO HARMÔNICO: FUNDAMENTAL, MAIS GRAVE, MAIS HARMÔNIOCOS

 
ONDA COMPLEXA = soma das ondas fundamentais com as múltiplas
 
ONDA Fundamental + frequências múltiplas
harmonia - timbres distribuição harmônica
Timbre espectro sonoro, composição de frequências
O TIMBRE dependente da ASSOCIAÇÃO DO ESPECTRO HARMÔNICO E da dinâmica (variação de energia).

 
MASCARAMENTO  instrumentos que estão conflitando na mesma frequência;
 
um sobressai; concentração de energia do sinal – nos graves harmônicos múltiplos de uma frequência.
UMA filtragem em uma nota grave de piano, deixando apenas os três primeiros harmônicos. O timbre é afetado consideravelmente, porém, a altura ou pitch (percepção de frequência fundamental) e a intensidade não se alteram. Retirando apenas a fundamental, nenhuma diferença muito aparente foi constatada. Contudo, cortando-se a fundamental de uma nota de altura média, o timbre foi gravemente alterado. E por último, repetindo o procedimento para uma nota aguda, o observado é o oitavamento da nota.


 
SONS DO TIPO PERCUSSÃO-RESSONÂNCIA têm a caracterização do timbre no momento do ataque.
JÁ NOS SONS SUSTENTADOS, o ataque tem um papel secundário na caracterização do timbre. Nestes casos, o timbre é o resultado da combinação da percepção do ataque com a percepção do restante da nota.
As regiões de início e final das notas, definidas como ataques e decaimentos, são as regiões que apresentam maior quantidade de transientes.

MELODIA – mais haver com a voz flauta
Sucessão de sons combinados
SEQUÊNCIA DAS NOTAS = UMA DE CADA VEZ
Instrumentos melódicos não conseguem tocar mais de uma nota de uma vez flauta

 
Contraponto – instrumentos interagindo entre si criando frases melódicas
tonalidades


Mais EQUALIZAÇÃO TÉCNICA, 
MENOS EQ ARTÍSTICO
4:4:4 tempos dentro do compasso
Qual figura valerá 4 tempos
 
Claves característica de cada instrumento
Sol; de fá; de dó; de percussão
De sol ₰: 2ª LINHA Instrumentos transpositores de oitava: Violão e Guitarra e baixo ou mais grave
                                                                    Piano e Flauta
CLAVE DE FÁ: CONTRABAIXO, piano tuba
 

Som NÃO DIÉGÉTICO som colocado em cena de filme não percebido pelo personagem.
Voz e narração, efeitos sonoros e trilha musical
 

Som Assíncrono Você está assistindo a uma cena  está ouvindo sons que não aparecem na tela, efeitos sonoros, diálogos, música, narração etc. Isto é são sons assíncronos, pois não correspondem ao que você está vendo. Um som assíncrono pode ser uma atmosfera gravada em um local após a filmagem e não juntamente com a filmagem da cena onde este áudio será aplicado.

 
TABLATURA – p instrumentos de corda: violão guitarra cavaco
SOM PUNCH – está na cara, alto CLARO
Logic pro x
 
Técnico transforma o timbre

LOOPS grooves eletrônicos que se somam

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