REFERÊNCIA
COERÊNCIA
COM A PROPOSTA ESTÉTICA DO ARTISTA
Analisar a
música;
Entender o
conceito da música, da banda e passar sensações;
Jazz não tem bateria presente, Rock tem
ANOS 80 é
uma época boa de equipamentos
POP depende
de click ou metrônomo
Metrônomo BPM para treinar a batida do tempo
cada batida ceminimas, notas que valem 1 tempo
Ex: 4:4
3:4 2:4
Semínima
Semicolcheia: 1:4 4 notas para cada colcheia
colcheia
tercimas: 3:4 3 notas p/ cada batida
RITMO – GROOVE – levada de uma música
HARMONIA – criadas a partir de um campo harmônico
harmonia - timbres distribuição
harmônica
MELODIA Contraponto – instrumentos interagindo entre si criando frases melódicas
RITMO, HARMONIA
E MELODIA
Ritmo
– GROOVE mais haver com a pegada, o estilo
ESTILO
Rock
duração
dos pulsos + pausas SILÊNCIO
click ou metrômetro – LEVADA BPM
ANDAMENTO DA MÚSICA –
batida do ritmo
Gravar guias para testar andamentos ou
velocidade da música(bpm)
GROOVE – som com muita pegada
Guitarra:
riff BAIXO: LINHA
O TIMBRE dependente DA ASSOCIAÇÃO do espectro
harmônico E da dinâmica (variação de energia.
HARMONIA - tem haver com o timbre
DUAS
OU MAIS NOTAS TOCADAS EM CONJUNTO;
COMBINAÇÃO
DE SONS SIMULTÂNEOS, todas juntas
sol maior: vários harmônicos juntos
acordes; passagens Instrumentos
harmônicos: violão, piano
harmonia - timbres distribuição
harmônica
CORPO
HARMÔNICO: FUNDAMENTAL, MAIS GRAVE, MAIS HARMÔNIOCOS
ONDA
COMPLEXA = soma das
ondas fundamentais com as múltiplas
ONDA
Fundamental + frequências múltiplas
harmonia - timbres distribuição
harmônica
Timbre espectro sonoro, composição de frequências
O TIMBRE dependente da ASSOCIAÇÃO DO ESPECTRO HARMÔNICO E da
dinâmica (variação de energia).
MASCARAMENTO instrumentos que estão conflitando na
mesma frequência;
um
sobressai; concentração de energia do sinal – nos graves harmônicos múltiplos
de uma frequência.
UMA filtragem em uma nota grave de piano, deixando apenas os
três primeiros harmônicos. O
timbre é afetado consideravelmente, porém, a altura ou pitch (percepção
de frequência fundamental) e a intensidade não se alteram. Retirando apenas a
fundamental, nenhuma diferença muito aparente foi constatada. Contudo,
cortando-se a fundamental de uma nota de altura média, o timbre foi gravemente
alterado. E por último, repetindo o procedimento para uma nota aguda, o
observado é o oitavamento da nota.
SONS
DO TIPO PERCUSSÃO-RESSONÂNCIA têm a
caracterização do timbre no momento do ataque.
JÁ
NOS SONS SUSTENTADOS, o ataque tem um papel secundário na
caracterização do timbre. Nestes casos, o timbre é o resultado da combinação da
percepção do ataque com a percepção do restante da nota.
As regiões de início e final das notas, definidas como
ataques e decaimentos, são as regiões que apresentam maior quantidade de
transientes.
MELODIA – mais haver com a voz flauta
Sucessão de sons combinados
SEQUÊNCIA DAS NOTAS = UMA DE CADA VEZ
Instrumentos melódicos não conseguem
tocar mais de uma nota de uma vez flauta
Contraponto – instrumentos interagindo entre si
criando frases melódicas
tonalidades
Mais EQUALIZAÇÃO TÉCNICA,
MENOS EQ ARTÍSTICO
4:4:4 tempos dentro do compasso
Qual figura valerá 4 tempos
Claves
característica de cada instrumento
Sol;
de fá; de dó; de percussão
De
sol ₰: 2ª LINHA Instrumentos
transpositores de oitava: Violão e Guitarra e baixo ou mais grave
Piano e Flauta
CLAVE
DE FÁ: CONTRABAIXO, piano tuba
Som NÃO DIÉGÉTICO som colocado
em cena de filme não percebido pelo personagem.
Voz
e narração, efeitos sonoros e trilha musical
Som Assíncrono Você está assistindo a uma cena está ouvindo sons que não aparecem na tela, efeitos sonoros, diálogos, música, narração etc. Isto é são sons assíncronos, pois não correspondem ao que você está vendo. Um som assíncrono pode ser uma atmosfera gravada em um local após a filmagem e não juntamente com a filmagem da cena onde este áudio será aplicado.
TABLATURA – p
instrumentos de corda: violão guitarra cavaco
SOM
PUNCH – está na
cara, alto CLARO
Logic pro x
Técnico transforma o timbre
LOOPS grooves eletrônicos que
se somam
Comentários