A mixagem e o arranjo
musical
O arranjador pode acumular o papel de produtor musical e engenheiro de som e trabalhar na gravação das canções de um álbum ou na definição da forma que uma música terá em uma execução ao vivo
Isso consiste basicamente em reescrever o material pré-existente para
que fique em forma diferente das execuções anteriores ou para tornar a música mais atraente para o
público e usar técnicas de rítmica, harmonia e contraponto
para reorganizar a estrutura da peça de acordo com os
recursos disponíveis, tais como a instrumentação e a habilidade dos músicos. O arranjo pode ser uma expansão, quando uma
música para poucos instrumentos será executada por um grupo musical maior como
uma orquestra ou grupo coral. Pode também ser uma redução, como quando uma
música para orquestra é reduzida para ser tocada por um conjunto menor ou mesmo
por um instrumento solista.
“No arranjo
já poderar-se-á dar amplitudes diferentes para cada instrumento, e visão
panorâmica, impedindo que 2 instrumentos ocupem o mesmo lugar, omitindo notas,
sem tocar em mixer, pensando no espectro”.“ a mixagem
começa no arranjo”
EM FASE Os instrumentos devem estar na mesma fase, se
reforçando
CANCELAMENTO DE FASE => MUDA O TIMBRE ou
SOM “NÃO EXISTE”
CANCELAMENTO DE FASE EM
DUAS ONDAS DE MESMA FREQUÊNCIA, QUANDO UMA ONDA ATRASA E COMEÇA NA METADE DO
TEMPO DE UMA OUTRA ONDA =HÁ UM CANCELAMENTO DE FASE, OU O SOM NÃO EXISTE OU
MUDA O TIMBRE
Os sons não
podem ter a mesma intensidade, na mesma dinâmica de frequência.
Pode-se
dividir pelo PAN, e atrasar o tempo das cenóides
O estúdio pode
cancelar a Gravação, na saída de áudio e na DAW
EX: GUITARRA
COM 2 MICROS: 1 CONDENS E OUTRO com capsula menor para a parte mais aguda.
Pode-se mexer na POSIÇÃO DOS MICROFONES PARA atrasr
RITMO,
HARMONIA E CONTRAPONTO
O que eles
gostam – quem mixou o original
GROOVE = SOM COM MUITO GROOVE = pegada
METRÔNOMO OU CLICK usado para manter o ritmo da música
GRUPOS PODEM TER A MESMA EQUALIZAÇÃO
FELLING
PARA ENTENDER O CONCEITO DO AUTOR REFERÊNCIA
·
Cada
instrumento tem o seu lugar, A SUA FAIXA DE FREQUÊNCIA
·
TÉCNICAS Psico acústicA
Mascaramento de frequência mais de um instrumento na mesma região de
frequência
COMO SABER DE
ONDE VEM UMA FREQUÊNCIA SONORA?
POR CAUSA DOS
HARMÔNICOS E DO ENVELOPE SONORO
ONDA
Fundamental É A frequência principal, É
SEMPRE A MAIS
GRAVE que dá o nome da nota É MAIS LENTA E COM MENOS ONDULAÇÕES
Envelope
sonoro mas também a forma como o som
se inicia, se mantém e termina ao longo do tempo
Não é só a forma de onda que define que um
som é produzido por determinado instrumento, mas também a forma como o som
se inicia, se mantém e termina ao longo do tempo. Esta característica é chamada envelope sonoro ou envoltória
sonora. Ainda que as formas de onda de dois instrumentos sejam muito parecidas,
ainda poderíamos distingui-las pelo seu envelope. O envelope é composto
basicamente de quatro momentos: Ataque, decaimento, sustentação e relaxamento.
Este perfil, conhecido como envelope ADSR, é mostrado abaixo:
A COMBINAÇÃO ENTRE O ATTACK, DECAIMENTO.
SUSTENTAÇÃO E RELAXAMENTO Permitem
reconhecer o timbre de um instrumento
TIMBRE DISTRIBUIÇÃO
HARMÔNICA MAIS ALTO OU MAIS BAIXO
CORPO HARMÔNICO: FUNDAMENTAL, MAIS GRAVE,
MAIS HARMÔNIOCOS
ONDA
COMPLEXA = soma das ondas fundamentais com as múltiplas
ONDA Fundamental +
frequências múltiplas
Flauta
TEM A ONDA MAIS PRÓXIMO
A ONDA PURA cenóide
AGUDO 6k3
2OKh
MÉDIO
AGUDO 1000 À 6.3k
MEDIO
GRAVE 250h À 1000hz
GRAVE 20 À
250h surdo bumbo baixo
GRAVES: BAIXO E BUMBO
INSTRUMENTOS
PRINCIPAIS FUNDAÇÃO: Baixo Caixa voz e bumbo
Pode-se FILTRAR
grave abaixo da fundamental de todos os outros instrumentos que não sejam os
fundamentais
BASE guitarra, piano, voz violino órgão
OVER 4 PRATOS ring rate
2 tons bate e sai Caixa
Muitas foram
alcançados com pouca reverberação
Característica
dos anos Depende da época
Alcançar a
sonoridade imaginada e desejada para determinada situação
Tempo: 4/4 a
cada 4 segundos tdos os instr. Devem mudar de nota.
1º A bateria
dá o ritmo à música, depois vem o 2º contra baixo e toca a base; o solo dá para
o baixista criar seus arranjos em cima;
Baixo ajuda
a incrementar o ritmo da bateria
O grave do
baixo tem uma sustentação maior
Click ou
metrônomo PARA DAR O MESMO TEMPO CERTO OU BATIDA CERTA.
O grave
demora mais tempo para morrer
Comentários