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A mixagem e o arranjo musical

A mixagem e o arranjo musical

O arranjador pode acumular o papel de produtor musical e engenheiro de som e trabalhar na gravação das canções de um álbum ou na definição da forma que uma música terá em uma execução ao vivo

Isso consiste basicamente em reescrever o material pré-existente para que fique em forma diferente das execuções anteriores ou para tornar a música mais atraente para o público e usar técnicas de rítmica, harmonia e contraponto para reorganizar a estrutura da peça de acordo com os recursos disponíveis, tais como a instrumentação e a habilidade dos músicos.     O arranjo pode ser uma expansão, quando uma música para poucos instrumentos será executada por um grupo musical maior como uma orquestra ou grupo coral. Pode também ser uma redução, como quando uma música para orquestra é reduzida para ser tocada por um conjunto menor ou mesmo por um instrumento solista.  

“No arranjo já poderar-se-á dar amplitudes diferentes para cada instrumento, e visão panorâmica, impedindo que 2 instrumentos ocupem o mesmo lugar, omitindo notas, sem tocar em mixer, pensando no espectro”.“ a mixagem começa no arranjo”

EM FASE Os instrumentos devem estar na mesma fase, se reforçando

CANCELAMENTO DE FASE => MUDA O TIMBRE ou SOM “NÃO EXISTE”
CANCELAMENTO DE FASE EM DUAS ONDAS DE MESMA FREQUÊNCIA, QUANDO UMA ONDA ATRASA E COMEÇA NA METADE DO TEMPO DE UMA OUTRA ONDA =HÁ UM CANCELAMENTO DE FASE, OU O SOM NÃO EXISTE OU MUDA O TIMBRE
Os sons não podem ter a mesma intensidade, na mesma dinâmica de frequência.
Pode-se dividir pelo PAN, e atrasar o tempo das cenóides

 
O estúdio pode cancelar a Gravação, na saída de áudio e na DAW
Em toda DAW –                      plug in para inversão de fase
EX: GUITARRA COM 2 MICROS: 1 CONDENS E OUTRO com capsula menor para a parte mais aguda. Pode-se mexer na POSIÇÃO DOS MICROFONES PARA atrasr

RITMO, HARMONIA E CONTRAPONTO
O que eles gostam – quem mixou o original

GROOVE = SOM COM MUITO GROOVE = pegada
 
METRÔNOMO OU CLICK usado para manter o ritmo da música

GRUPOS PODEM TER A MESMA EQUALIZAÇÃO

FELLING PARA ENTENDER O CONCEITO DO AUTOR REFERÊNCIA
·        Cada instrumento tem o seu lugar, A SUA FAIXA DE FREQUÊNCIA
·         TÉCNICAS  Psico acústicA

Mascaramento de frequência mais de um instrumento na mesma região de frequência
 
COMO SABER DE ONDE VEM UMA FREQUÊNCIA SONORA?

POR CAUSA DOS HARMÔNICOS E DO ENVELOPE SONORO

ONDA Fundamental É A frequência principal, É SEMPRE A MAIS 

GRAVE que dá o nome da nota É MAIS LENTA E COM MENOS ONDULAÇÕES
 
Envelope sonoro mas também a forma como o som se inicia, se mantém e termina ao longo do tempo
Não é só a forma de onda que define que um som é produzido por determinado instrumento, mas também a forma como o som se inicia, se mantém e termina ao longo do tempo. Esta característica é chamada envelope sonoro ou envoltória sonora. Ainda que as formas de onda de dois instrumentos sejam muito parecidas, ainda poderíamos distingui-las pelo seu envelope. O envelope é composto basicamente de quatro momentos: Ataque, decaimento, sustentação e relaxamento. Este perfil, conhecido como envelope ADSR, é mostrado abaixo:
A COMBINAÇÃO ENTRE O ATTACK, DECAIMENTO. SUSTENTAÇÃO E RELAXAMENTO Permitem  reconhecer o timbre de um instrumento

TIMBRE DISTRIBUIÇÃO HARMÔNICA MAIS ALTO OU MAIS BAIXO
CORPO HARMÔNICO: FUNDAMENTAL, MAIS GRAVE, MAIS HARMÔNIOCOS
ONDA COMPLEXA = soma das ondas fundamentais com as múltiplas
ONDA Fundamental + frequências múltiplas

Flauta TEM A ONDA MAIS PRÓXIMO

A ONDA PURA cenóide
AGUDO 6k3 2OKh
MÉDIO AGUDO 1000 À 6.3k
MEDIO GRAVE 250h À 1000hz
GRAVE 20 À 250h surdo bumbo baixo
GRAVES: BAIXO E BUMBO
INSTRUMENTOS PRINCIPAIS FUNDAÇÃO:  Baixo Caixa voz e bumbo
Pode-se FILTRAR grave abaixo da fundamental de todos os outros instrumentos que não sejam os fundamentais
BASE guitarra, piano, voz violino órgão
OVER 4 PRATOS ring rate
            2 tons bate e sai Caixa

Muitas foram alcançados com pouca reverberação
Característica dos anos Depende da época
Alcançar a sonoridade imaginada e desejada para determinada situação

Tempo: 4/4 a cada 4 segundos tdos os instr. Devem mudar de nota.
1º A bateria dá o ritmo à música, depois vem o 2º contra baixo e toca a base; o solo dá para o baixista criar seus arranjos em cima;
Baixo ajuda a incrementar o ritmo da bateria
O grave do baixo tem uma sustentação maior
Click ou metrônomo PARA DAR O MESMO TEMPO CERTO OU BATIDA CERTA.

O grave demora mais tempo para morrer
 

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