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SONORIZAÇÃO - GRAVAÇÃO EM STÚDIOS E AO AR LIVRE

Gravação em estúdios e gravação ao ar livre;
Gravação em estúdios QUALIDADE SUPERIOR DO  MATERIAL GRAVADO
DEVE SER MENOR QUE 79dB ouvido humano 0 à 120 db
Gravação em estúdio uma a 30° à esquerda e uma à 30° à direita


Gravação ao ar livre PA AO VIVO, composto de captação, processamento, projeção, interligação acústica e operação
Mesas (semi) profissionais contam geralmente com um recurso que é a luz indicativa de clip (em geral, chamada de CLIP, PEAK ou OL – de “overload”) por canal. Essa luz é um ótimo indicativo para saber se o sinal está exagerado ou não. Ela nunca deve acender, no máximo dar umas piscadas rápidas nas partes mais fortes das músicas. Se ela estiver acendendo, primeiro devemos tentar abaixar o ganho. Se mesmo com o ganho baixo o problema continua, a solução é ir no equipamento de origem do sinal e abaixar o seu volume de saída.
O OPERADOR DEVE GRAVAR OS DIÁLOGOS OS EFEITOS DE SOM E O SOM AMBIENTE SEPARADAMENTE
Deve-se gravar alto: DE – 6 à 0dB PARA USAR MAIS bists NA HORA DA CONVERSÃO
Música clássica, jazz e estilos devem ser gravados ao vivo


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