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MIXAGEM E O CONSOLE

Insert coloca-se efeito no canal ou no aux
 
SEND envia o canal para algum outro
1 – regular o ganho DE SINAL DO MICROFONE da mesa
2 – INSERT PARA O COMPRESSOR SAI E VOLTA
3 – SEND MANDADA DO MICRO PELO SUBGRUPO
 
Thresold da voz: 3:1 à 4:1 – 10 dB Attack rápido; release rápido; regula o ganho de saída
 
Usa - 1 canal com compressão e outro sem compressão
Summimg MIX FORA DO SOFTER: conversor placa e mesa
Mix dentro do softer
 
MESA
Interface:
Entradas de microfone
Entradas P10 – linha para os subgrupos da mesa de som
Conexões digitaias adat e spdif
Saída da interface entra no compressor Ida volta
Compressor externo para comprimir a voz
  
EX SAIDA INTERFACE / ENTRADA MESA DE LINHA
CANAL 1 e 2 saída 1 e 2 da mesa
Canal 3 e 4 canal r/l REFERÊNCIA DA BANDA X PARA comparar com a gravação
Canal 5 e 6 coloca o que quiser e faz a mandada para o músico
Canal 7 METRÔNOMO/ clic
CANAL 8 – instrumento que o músico quer ouvir.
O sinal pode ser enviado para o músico pelo auxiliar da mesa 
Endereça tudo para o L/R e faz a mix

BUS dispositivo que tem a função de diminuir a diferença inicial entre os níveis elétricos das diversas entradas sonoras

SUBGRUPOS VCA e DCA para digital PODE-SE USAR INSERTS PARA TODO O CONJUNTO DE SINAIS

VCA para analógicos =  CONSOLES COM podem acrescentar vários sinais em um grupo,
Amplificador controlado por voltagem em cada canal. Substitui o fader convencional porque controla a voltagem. O sinal passa pelo VCA em vez do fader. NÃO HÁ PERDA DE SINAL E RUÍDOS QUANDO HÁ DESGASTRE
Um VCA é um dispositivo eletrônico (circuito integrado) que repassa o sinal de áudio após ter seu ganho controlado por uma voltagem DC externa. 
OS BENEFÍCIOS DE GRUPOS DE ÁUDIO E DE VCA
 


Agora que você já faz uma idéia da diferença de operação entre grupos de áudio e grupos VCA, veja alguns outros pontos a considerar na operação de uma mesa equipada com VCA: 

1)O VCA controla os níveis pósfader, mas não as mandadas pré-fader. Deste modo, as mixagens de monitor feitas a partir dos auxiliares da mesa principal (FOH) não são afetadas. 

2)Emudecer o grupo VCA aciona remotamente os comandos de mute de todos os canais associados a ele. Todas as mandadas do canal serão afetadas. Os grupos VCA atuam como grupos adicionais de mute. 

3)O grupo VCA afeta o nível do canal antes dos controles pan e routing (direcionamento), significando que basta apenas umfader para criar grupos estéreo e LCR. Criar um grupo de áudio estéreo convencional exige doisfaders, com os respectivos controles pan totalmente para a direita e para a esquerda, o que é um modo rápido de consumir os grupos disponíveis em sua mesa não-VCA, e utilizada até seu limite. Os grupos VCA não possuem nem necessitam de controles pan próprios. 

4)Quando o nível dofader de um grupo de áudio é alterado, o equilíbrio no mix dos efeitos (por exemplo, reverb) gerados pelos instrumentos/canais naquele grupo (via mandadas dos auxiliares de canal) não seguirão os movimentos dofader de grupo, a menos que o efeito seja retornado ("Volta") apenas para aquele grupo de áudio. Os problemas surgem quando uma mesma unidade de efeito é compartilhada por diferentes grupos de canais (por exemplo, reverb nos vocais de apoio e nas cordas), que voltam ao mix estéreo através de canais de entrada. Se o nível dos vocais de apoio for baixado no mix, através de uma redução de, digamos, 3 dB no nível dosfaders de grupo, o nível do efeito reverb nestes vocais (o sinal "molhado") permanecerá inalterado, ficando portanto alto demais no mix. Essa situação não acontece quando se usa um grupo VCA porque, quando of ader do grupo VCA é diminuído, as mandadas auxiliares pós-fader enviadas ao reverb pelos canais dos vocais de apoio também são reduzidas – deste modo, o equilíbrio entre os vocais "com" e "sem" efeito é mantido.

5)Os canais de entrada podem ser controlados por mais de umf ader mestre VCA (no passado, a vinculação era feita por meio de um botão giratório, portanto era impossível fazer vinculações múltiplas). Esta característica pode ser muito útil – por exemplo, diferentes seções de músicos de apoio em um show – como bateria/percussão/teclados e baixo/guitarras ritmo etc – podem ter seu próprio grupo defaders VCA. Todas estas fontes também podem ser vinculadas a um outro grupo VCA, de modo que todo o acompanhamento pode ser "afinado" para diferentes músicas, enquanto que gruposindividuais podem ser removidos e retornados ao mix conforme necessário. Este ajuste geral dos VCA’s é chamado de "Backing Master", algo como "Mestre do Acompanhamento". Um fader mestre VCA que controle todo o mix é conhecido como "Grand Master". 

6)Um grupo VCA e canais de entrada podem ser inspecionados usando-se o recurso "escuta pós-fader" (AFL) – isto permite ao operador ouvir o equilíbrio do grupo no mix e, como as posições dos controles pan são seguidas, ouve-se a imagem estéreo do grupo. Mais incomum é o recurso dispendioso de inspecionar os canais de entrada vinculados usando "controle remoto" do PFL (escuta pré-fader) dos canais de entrada vinculados. Isto pode ser extremamente útil para verificar um grupo de microfones sem fio, por exemplo, antes que o fader de grupo seja aberto. 

7)Canais podem ser endereçados aos grupos VCA por meio de chaves físicas ou software. A vantagem deste último está nossnapshots, ou memórias para endereçamento de grupos VCA, que podem ser armazenados e chamados do processador interno da mesa ou por controladores externos via midi ou porta RS232. Canais podem ser isolados destas mudanças de cena por meio do recurso edit safe e podem ser combinados com um sistema de emudecimento via software, de modo que ossnapshots contenham as vinculações de VCA e as de mute. 

8)Um grupo VCA e um subgrupo de áudio podem ser combinados quando você necessitar tanto de controle de nível quanto de processamento inserido. Por exemplo, você pode direcionar vários canais dos cantores de apoio para um grupo de áudio para inserir um pouco de compressão. O sinal processado é retornado ao mix principal do modo habitual. Você também pode vincular aqueles canais a um grupo VCA, o que lhe dá um controle total do nível nos próprios canais. Isto manterá o equilíbrio dos efeitos e das múltiplas saídas quando você ajustar ofader do grupo VCA. Ofader do grupo de áudio não precisa ser ajustado, e deve ser deixado na posição aberta, ou "0". 

9)O caminho do sinal é curto e limpo, direto para o mix. Ofader do grupo VCA atua simplesmente como um controlador remoto das entradas. Isto fornece um controle mais lógico da estrutura de ganho da mesa, no lugar onde ele é necessário, evitando a distorção resultante de grupos de áudio com altos níveis sendo cortados porfaders ajustados em níveis baixos.

10) Um outro benefício é a possibilidade de filtragem de interferências e ruídos dosfaders, evitando assim o encurtamento da vida dosfaders convencionais de áudio. 

11) Microfones e monitores sem fio – durante um show, os artistas podem estar equipados com microfones sem fio, que são injetados no monitor. Fontes de monitoração geralmente são ajustadaspré-fader, podendo alternativamente ser ajustadas para operaçãopós-fader, para evitar que ruídos dobackstage sejam ouvidos. Quando um músico sai do palco, of ader pode ser fechado. Entretanto, se o operador da mesa estiver usado umf ader de grupo de áudio em vez defaders de canais individuais, o microfone estará silenciado no mix principal, mas não nos monitores. Grupos VCA contornam isto ao afetar corretamente também as mandadas pós-fader para os monitores.

 
SUBGRUPOS ATRIBUI-SE CANAIS A UM DELES
PODE-SE USAR INSERTS PARA TODO O CONJUNTO DE SINAIS
EX Todos os canais com um EQ + COMPRESSOR

METAIS NÃO PODE 
Subgrupos podem acrescentar vários sinais em um grupo, mas acrescentam ganho.

DAWS SONAR; SOUND FOUD, Logic Audio; Fruit Loops, Mixcraftpro abletonlive
sony acdPRO; Audio; Samplitude; Studio One Fruit, pro tools
Cubase; Nuendo; Pro100 Reapr;
CONTROLADORES MIDI SÃO SOFTWARES que auxiliam na edição de som
software multtrack pistas virtuais ilimitadas
W – cria uma “AUTOMAÇÃO GRAVA TUDO QUE FIZER - ENVELOPE
R – READ NABER
  QUANDO MODIFICA UM, O OUTRO MODIFICA
Um aparelho eletrônico também conhecido como mesa de som utilizado para combinar sons, regular volume, cortar frequências,
inserir efeitos, verificar o nível de decibéis e a quantidade e batidas por minuto cortar frequências
buses mixbus = SUBGRUPOS HÁ 2 MODOS  de colocar a dirieta e acima
escolhe-se se quer pré fader ou pos fader
ASAÍDAS AUXILIARES: p10
BUSES
Routing
Saída oscilador
Layers Banco de fader = botão que controla grupos
CONTROLA (12 SAÍDAS, por exemplo um exemplo);
Saídas
AUXILIARES matrix, MAIN L/R centro, VCA,
 
EXEMPLO Matrix 1 – MHL Matrix 2 MHR Matrix 3 LML Matrix 4 LMR Matrix 5 SWL Matrix 6 SWR
 
Linka-se todos os canais para controla-los juntos
ABAS
HOME / CONF / GATE / DYN / EQ / SENDS / MAIN /fx
Home CONFIGURA AS SAÍDAS
SET UP VER O TIPO DE INTERFACE
EQ cria filtros nas saídas para as vias de crosovers 
SENDS – enviar todos os canais para R OU L
Routinks escolher as saídas do DAW para O PA PATH
SAÍDA FIREWIRE TANTOS CANAIS 16 32
B AE550 A = PODE SER ENVIADO OU RECEBIDO ATÉ 48 SINAIS, por exemplo para outro console / elimina multicabo analógico
Num console digital, para cada canal vê-se no alto
Recursos no alto. Assim, seleciona-se o canal
Conf de pre amp. : ganho  phanton, inversão de fase, corte de agudo
GATE
DINÂMICOS
EQUALIZADOR; chelvin piken
SENDS, controle de ganhos das mandadas;
Main bus para o canal que está selecionado
compressão

UMA COR PARA CADA MIXER: Há faders para o PA DE UMA COR, saídas OUT MONITORES, pre fader; azul efeitos 

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