Pular para o conteúdo principal

ACÚSTICA E COEFICIENTES DE ABSORÇÃO

Materiais acústicos e coeficientes de absorção
EXITEM 2 MÉTODOS PARA A MEDIÇÃO DE COEFICIENTE DE ABSORÇÃO
1 – CÂMERA REVERBERANTE – MAXIMIZAM O SOM REFLETIDO gerando campo difuso. Mede-se o tempo que cai 60dB, após o desligamento da fonte.
Coeficiente de absorção sonora de sabine
αV     1       1      V = volume da câmera m³  S=área de amostragem m²
        S   T60    T¹60     t60 tempo com a amostra e
                                    t60¹ tempo de caimento 60dB sem a amostra
2 – TUBO DE IMPEDÂNCIA
Quanto mais fibroso, maior fluxo de ar e porosidade

R =      P/U              R = RESISTIVIDADE AO FLUXO DE AR =>  
p
      P = DIFERENÇA DE PRESSÃO DO AR NOS DOIS LADOS DA AMOSTRA
     U = VELOCIDADE DO AR NORMAL À SUPERFÍCIE DA MATÉRIA
POROSIDADE H= Vv/Vt   Vv VOLUME DE VAZIOS E Vt  VOLUME TOTAL DA AMOSTRA
FIBROSIDADE
@ = E energia refletida               W ENERGIA ABSORVIDA
        E energia incidente             W ENERGIA INCIDENTE
QUANTO MAIOR A Frequência, maior o coeficiente, variando CONFORME A Espessura, camada de ar; densidade; aplicação de tinta 
Cada material possui um coeficiente
MATERIAIS FIBROSOS – não são inflamáveis. A Densidade e expessura influencia – exigem proteção por suas fibras serem frageis
MANTA DE LÃ DE VIDRO
MANTA DE LÃ DE ROCHA BASALTICA PSL- 32 (resistente a água e recupera a espessura original
MATERIAIS POROSOS – EXIGEM SELAGEM POR SEREM CONTAMINÁVEIS
ESPUMA FLEXÍVEL DE POLIORETANO – POLIESTER INCOMBUSTÍVEL
ESPUMA FLEXÍVEL DE POLIORETANO – POLIESTER INCOMBUSTÍVEL COM RETARDADORES DE CHAMA
A PRESENÇA DE CHAPA PERFURADA PODE REDUZIR
A CURVA DE ABSORÇÃO EM CERTAS CURVAS DE FREQUÊNCIA




Custo, resistência, peso, volume, rigidez, fixação aparência rigidez e pintura
Deve ser escolhido em função da frequência mais baixa para cortar o 1º comprimento de onda da velocidade
Dist. do material a parede for múltiplo de ¼ do comprimento de onda
Veloc. Máxima
Maior espessura = maior absorção nas baixas frequências
PAINEIS ou MEMBRANAS VIBRANTES: MADEIRA, LAMINADOS, COMPENSADOS 4 A 6M,
EM GRANDES SUPERFÍCIES AHÁ REFLEXÃO PRIMÁRIA DOS GRAVES
A onda sonora vai de 0 a 120dB
O coeficiente de absorção varia de 0 a 1 Quanto maior o coeficiente, maior a  absorção
QUANTO MAIOR A ÁREA ABSORVENTE, MENOR É O TEMPO DE REVERBERAÇÃO REFLEXÃO
O som refletido permanece com 60dB até calar
NRC É A REDUÇÃO DE INTENSIDADE SONORA PELO ATRITO ENTRE MÓLÉCULAS DE AR DURANTE SUA PROPAGAÇÃO
Depende da frequência
@ = E energia refletida
        E energia incidente
Número que expressa a energia sonora incidente e a sonora refletada
Quanto menor O COEFICIENTE DE ABSORÇÃO, maior a absorção
Quanto maior o coeficiente de absorção , MENOR É O TEMPO DE REVERBERAÇÃO
m³ Volume da sala, Superfície total 45% DE UMIDADE


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA BARTHES SAUSSURE PIERCE

Estruturalismo BARTHES, Saussure,  Pierce SAUSSURE - LINGUÍSTICA FALA – som produzido LINGUA – signos convencionais LINGUAGEM- sistema de códigos diferenciados BARTHES 1964 PIER LÍNGUA regaras E PALAVRA formam como se usam as   regras SIGNIFICANTE aspecto percebido diante de um signo E SIGNIFICADO remete ao sentido entendido junto àquele signo; SISTEMA (elementos que compõem um determinado contexto E SINTAGMA uma forma de como estes elementos podem sugerir novas relações, um novo sentido; DENOTAÇÃO dito de forma explícita   E CONOTAÇÃO sugere de forma ímplicita. Barthes diz que a IDEOLOGIA   DOMINANTE usa PALAVRAS COTIDIANAS PARA SE EXPRESSAR   Charles Pierce O HOMEM SÓ CONHECE O MUNDO PORQUE O REPRESENTA E ESSA REPRESENTAÇÃO É INTERPRETADA POR OUTRA REPRESENTAÇÃO, INTERPRETANTE Processos de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática O signo, significação parcial do objeto SEMIOSE relação entre 3 sujeitos OBJETO, SIGNO

Importância das Redes Sociais para o Empreendedor

O Empreendedor é um gestor. Deve, portanto, ter um plano de negócio: saber pesquisar, planejar, organizar e analisar. Enfim...administrar as melhores estratégias para o seu negócio.  Em seu plano de negócio, a estratégia de marketing faz o diagnóstico da situação do empreendimento, seja marca, produto, ou serviço. Ela aponta os cenários do mercado externo e interno; conhece suas forças e fraquezas; detecta ameaças e cria oportunidades.                                               Independente do objetivo, o marketing consegue melhores resultados no meio digital, produzindo uma conexão direta, uma comunicação adequada e segmentada, para o público certo, na hora certa.   E dentro da estratégia de marketing digital, as Redes Sociais são ambientes multimídia para se comunicar com os diversos públicos, de maneira muito próxima. As Redes Sociais são os locais ideais para ações táticas, a fim de atingir os objetivos:                                                            -