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SONORIZAÇÃO 3 Medições em equipamentos

Introdução às medições em equipamentos de áudio

Decíbelímetro pode ter indicadores de mínimo, máximo, média e atual; calibra-se; análise visual de tantos segundos
SPL – pressão sonora – ganho de volume do microfone pode não ser linear
LED ou VU medidores de nível de gravação
ajuste correto de um VU meter  medidores do tipo VU (Volume Units) são utilizados costumeiramente em equipamentos de som, para possibilitar o ajuste correto do nível (intensidade) do som gravado. Se este nível estiver abaixo de um determinado ponto considerado ótimo, ficará baixo no resultado final: se for mixado com outras fontes sonoras, estas estarão se sobressaindo. Se, por outro lado, estiver acima do ponto ótimo, o som ficará distorcido, perdendo qualidade.
Os medidores são calibrados em decibéis (dB), com indicações abaixo de zero (-3, -6, -9....) e acima de zero (+3, +6, +9...).
O problema é que o ajuste inicial é feito em tempo real, ou seja, aumenta-se ou diminui-se o botão do volume enquanto o som está sendo processado pelo aparelho. E geralmente, a maioria dos sons gravados (música, falas, etc...) não possui nível constante e sim altos e baixos. A dica é, em um teste ou ensaio, observar o medidor VU à medida em que o som é registrado pelo aparelho e, aos poucos, ir aumentando o botão de controle do volume gravado, até que o medidor atinja o valor zero. Observar o comportamento do medidor nas passagens de maior intensidade do som: nestas, o ponteiro (ou LED, conforme o modelo do medidor) poderá ultrapassar a indicação zero, avançando para a área (normalmente marcada em vermelho) de ruídos e distorções. O ideal é que na maior parte do tempo a indicação permaneça oscilando entre zero e ligeiramente abaixo dele (muito pouco, sem chegar próximo de -3). E também é normal e esperado que nas partes mais altas, haja breves incursões (pulos) do ponteiro/LED para a área vermelha. Isto não é errado, desde que por breves períodos, durante os picos da música / voz.
DECIBELÍMETRO SPL mede os níveis de pressão sonora ou a amplitude
83dB SPL É O NÍVEL IDEAL PARA MIXAGEM
OUVINTE 0 a 120db PRESSÃO SONORA
ESTÚDIO < 79dB
Mantenha o decibelímetro posicionado adequadamente em relação à fonte de som, na distância adequada com o braço esticado e longe de paredes e fronteiras da sala.
Para a maioria das medidas em sistemas de som, use o filtro ponderado A e a resposta lenta
Tenha certeza de que você está medindo dentro do alcance que você selecionou. Decibelímetros com alcances múltiplos e aqueles com display analógico, em particular, podem gerar leituras incorretas se o nível de pressão sonora está abaixo ou acima da faixa selecionada.
Antes de fazer qualquer medida, tenha certeza de que o decibelímetro já está ligado por alguns minutos e já atingiu a temperatura da sala em que se está fazendo a medida.
Ventos e correntes de ar afetam as medidas dos decibelímetros8
aveform monitor) utilizando como fonte geralmente uma imagem do tipo color bars permite identificar e corrigir problemas referentes ao brilho, cores e estabilidade da mesma. Analisa a variação de voltagem no sinal de vídeo (1V de um extremo a outro) exibindo-a graficamente. Aparelhos deste tipo geralmente são capazes de exibir diversos tipos diferentes de gráficos, propiciando a visualização e análise de vários aspectos do sinal.
No exemplo abaixo, um monitor de forma de onda exibe o sinal gerado pela imagem color bars. O tipo de gráfico selecionado exibe metade das linhas do sinal à esquerda e metade à direita (desenho repetido). No eixo vertical, a intensidade do sinal é medida em unidades I.R.E.. O pico máximo do branco (o gráfico mostra um sinal corretamente ajustado) situa-se em 100 I.R.E.. A menor intensidade do sinal (cor preta) é ajustada em 7,5 I.R.E.. O eixo horizontal mostra informações de timing do sinal. As faixas cinza claro verticais (7 em cada lado) representam a intensidade total do sinal ao longo do eixo horizontal da imagem do color bars.
Diversos usos são possíveis com o aparelho: setup e sincronização de equipamentos em estúdio, ajustes e verificação de problemas, etc...
O ajuste pode ser efetuado diretamente no equipamento a ser calibrado - conectando-se sua saída ao monitor de forma de onda - ou ser utilizada a comparação - comparar o sinal gerado pela fonte com o obtido após a gravação / reprodução em determinado equipamento. Nesta comparação, também pode ser observado que quanto melhor o formato de vídeo, mais os dois resultados se aproximarão. Alguns problemas apontados na análise podem ser corrigidos pelo TBC .

Tallk-back é um aparelho que
AUDIBILIDADE FORÇA E CARACTERÍSTICAS QUE O SOM CHEGA AO
Microfone milivolt/pascal
RMS MEDE A POTÊNCIA CONTINUA. 
HAAS – FENÔMENO DA PERCEPÇÃO SONORA EM QUE O CÉREBRO HUMANO 
CONSEGUE UNIR 2 sons se estes chegarem ao ouvido com uma diferença de 30 ou 40ms
PAD = BUS BOTÃO ATENUADOR DE SINAL DO CANAL DA MESA

FREQUÊNCIA HERTZ 20h à 2kh ou 20.000h graves médias e agudos OSCILAÇÕES POR SEGUNDO
POTÊNCIA é do SINAL WATTS RMS é a unidade de potência MÉDIA por uma corrente e tensão alternada que tem o mesmo efeito de uma corrente e tensão contínua.
PMPO: unidade de medida de pico
GANHO DE POTÊNCIA: RELAÇÃO DE ENTRADA E SAÍDA DE UM AMPLIFICADOR
Decibel AMPLITUDE E ENERGIA MEDE VARIAÇÕES RELATIVAS de intensidade do sonora; 1 BEL = 10 DECIBEIS DECIBEL unidade de BEL é dividida em 10db
0 menor variação que o ouvido humano detecta
SPL LIMIAR DE AUDIO DE 0 à 120db NÍVEL DE PRESSÃO SONORA
SBL som normal 60dcada
Impedân

Spdif entradas e saídas que já recebem sinais digitalizados, ou seja, ligações entre sinais já digitalizados







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